Consultor diz que Red Bull “reagiu muito bem” e espera solução rápida para ‘Caso Horner’

Consultor da Red Bull, Helmut Marko se manifestou pela primeira vez sobre investigação envolvendo Christian Horner e elogiou postura de sua equipe em relação ao caso

Em meio às apresentações dos novos carros para a temporada 2024 da Fórmula 1, Christian Horner viu seu nome estampado nas principais manchetes dos veículos de notícias. O chefe da Red Bull virou alvo de uma investigação interna por “comportamento inapropriado” com uma funcionária. Helmut Marko, consultor do time de Milton Keynes, ainda não havia se manifestado sobre o caso, mas agora disse que espera um veredito o “mais cedo possível” e elogiou a forma como os taurinos lidaram com o problema.

Além da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e da própria categoria, a Ford — que será parceira da Red Bull a partir de 2026 — também divulgou um comunicado comentando o assunto. Após a audiência realizada no último dia 9 de fevereiro, Horner esteve presente na apresentação do RB20 e também embarcou para o Bahrein, onde os testes coletivos de pré-temporada começam na próxima quarta-feira (21). O britânico garantiu que permanecerá no cargo.

Quando questionado anteriormente sobre o assunto, Marko apenas disse que estava torcendo para a Red Bull “controlar a agitação” o quanto antes. Agora, no entanto, o austríaco de 80 anos decidiu comentar mais sobre o caso.

“Como vocês sabem, esta é uma investigação interna”, afirmou Helmut à emissora austríaca Servus TV. “Quanto mais cedo o resultado estiver disponível, melhor, porque é claro que rumores e outras histórias irão surgir devido à longa duração”, acrescentou.

Marko espera que veredito do ‘Caso Horner’ seja divulgado “o mais cedo” possível (Foto: Red Bull Content Pool)

De fato, na última sexta-feira (16), o jornal neerlandês De Telegraaf revelou que a acusação contra Horner se tratava de assédio sexual e que o mesmo tentou chegar a um acordo com a funcionária, oferecendo o valor de £650 mil (aproximadamente R$ 4 milhões). O valor foi recusado pela denunciante.

Marko ainda elogiou a maneira como sua equipe tem lidado com a situação. “Acho que a Red Bull reagiu muito bem a este assunto. A longa duração dessa investigação não é culpa deles”, garantiu o consultor. “Eles estão se esforçando para [ter] uma investigação justa e, então, reagirem de acordo”, finalizou.

A Fórmula 1 retorna às pistas de 21 a 23 de fevereiro, com os testes coletivos de pré-temporada no Bahrein, no circuito de Sakhir.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.