FIA prega “compromisso com integridade”, mas rejeita comentar investigação de Horner

Com base em artigo do Código Desportivo Internacional, entidade poderia intervir no episódio se tivesse evidências de possível quebra de padrão

A FIA emitiu um comunicado nesta segunda-feira (19) para se posicionar na investigação conduzida pela Red Bull acerca do “comportamento inadequado” de Christian Horner. A entidade, no entanto, optou por não fazer comentários sobre o caso, apenas pregando “compromisso com a integridade”.

O episódio é apontado pelo jornal holandês De Telegraaf, que revelou as primeiras informações do caso, como assédio sexual e que o advogado do dirigente teria proposto um acordo com uma funcionária da equipe taurina.

Após quase duas semanas em que a investigação veio à tona, a entidade máxima do automobilismo não menciona o caso especificamente, mas pede integridade e justiça, deixando claro que não comentará sobre o episódio.

“Em relação à investigação independente realizada pela Red Bull neste momento, a FIA reitera que, até a conclusão da apuração, quando seu resultado for conhecido, não faremos comentários sobre o caso”, escreveu a entidade em nota.

“A FIA se mantém comprometida na busca dos mais altos padrões de integridade, justiça e inclusão dentro do esporte”, continuou o comunicado.

Mohammed Ben Sulayem é presidente da FIA desde o final de 2021 (Foto: Red Bull Content Pool)

De acordo com o Código Desportivo Internacional, que regula o automobilismo ao redor do planeta, a FIA pode interceder em qualquer caso em que as evidências mostram uma quebra de padrão exigidos pela entidade, como aponta o artigo 12.2.1f.

No documento, se considera como potencial ofensa “quaisquer palavras, atos ou escritos que tenham causado danos morais ou perdas à FIA, aos seus órgãos, membros ou dirigentes executivos e, de maneira mais geral, no interesse do automobilismo e nos valores defendidos pela FIA.”

Neste domingo (18), a Fórmula 1 também se pronunciou sobre o caso e pediu um processo “justo e rápido”.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.