Hülkenberg elogia conhecimento técnico de novo chefe na F1: “Não dá para sacaneá-lo”

Nico Hülkenberg e Kevin Magnussen elogiaram a maneira de trabalhar do novo chefe da Haas, Ayao Komatsu, e destacaram conhecimento do japonês em todas as áreas que envolvem uma equipe de F1

Esperando um início difícil na temporada de 2024 da Fórmula 1, a Haas vai iniciar uma nova fase a partir deste ano, sem a presença do ex-chefe Guenther Steiner, demitido e substituído pelo engenheiro Ayao Komatsu. As diferenças entre a maneira de trabalhar dos dois dirigentes já ficou clara para os membros da equipe, e Nico Hülkenberg afirmou que é impossível “sacanear” o japonês devido a seu entendimento técnico sobre todas as áreas.

“Ele [Komatsu] é um cara totalmente diferente, uma pessoa diferente. Isso é bem óbvio”, disse Hülkenberg. “É um engenheiro, tem uma história diferente, com muita experiência e know-how. Ninguém consegue sacaneá-lo, porque ele sabe o que está acontecendo. Vê muito as coisas pelo lado técnico”, explicou.

“O que ele tem feito até aqui, reestruturando o departamento técnico, parece bom. Está obviamente tentando otimizar bastante as estruturas e maximizar o que temos atualmente. E este é o seu trabalho”, apontou.

A reestruturação interna da Haas não passou apenas pelo chefe, mas também pela saída do diretor-técnico Simone Resta — que estava emprestado pela Ferrari e retornou ao time italiano para trabalhar nos carros de GT. Assim, a equipe americana promoveu Andrea De Zordo ao posto.

Ayao Komatsu foi promovido após comandar setor de engenharia (Foto: Haas)

Questionado sobre a fala de Hülkenberg, Kevin Magnussen preferiu elogiar a trajetória de Komatsu e explicou o trabalho que o japonês tem feito para tentar otimizar a equipe em diversas áreas. Segundo ele, os funcionários da Haas se sentem mais confiantes em lidar com alguém que vê as coisas puramente pelo lado técnico.

“Acho que ninguém estava tentando sacanear ninguém no ano passado, acho que apenas temos alguém muito técnico e com profundo entendimento da engenharia de um carro de Fórmula 1 em todas as áreas. Ele vem direto da liderança do grupo de engenharia, e sou parte desse grupo. Então, estamos trabalhando com as áreas de aerodinâmica, sistemas, design, envolvendo todos os departamentos”, explicou Magnussen.

“Ele estava liderando esse grupo, e agora está no comando. Então, todos sentem que podem falar com alguém que vai entendê-los. Como líder, para ser compreendido, você precisa compreender. Para Ayao, dada sua experiência, essa compreensão é mais fácil”, finalizou.

Fórmula 1 abre a temporada 2024 no próximo fim de semana, entre os dias 29 de fevereiro e 2 de março, com o GP do Bahrein. O GRANDE PRÊMIO transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após cada dia de atividade.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.