Red Bull cita “certas cláusulas” e vê futuro com Verstappen: “Damos carro vencedor”

Helmut Marko, consultor do grupo taurino, acredita que tricampeão só vai pensar em mudar de equipe quando desempenho da Red Bull não for bom

Max Verstappen fora da Red Bull é um cenário que parece pouco provável na Fórmula 1, assim como poucos esperavam que Lewis Hamilton deixasse a Mercedes e migrasse para a Ferrari, o que vai acontecer em 2025, mas é uma possibilidade que Helmut Marko encara com franqueza. O consultor, contudo, acredita que a força está no equipamento que os taurinos serão capazes de fornecer ao tricampeão.

Verstappen está na equipe principal da Red Bull desde 2016, após estrear na elite do automobilismo mundial com apenas 17 anos. Já em sua primeira corrida defendendo as cores da marca dos energéticos, na Espanha, venceu, estabelecendo um dos tantos recordes que bateria ao longo dos anos seguintes.

Desde a última mudança de regulamento passada pela F1, em 2022, Verstappen subiu ao degrau mais alto do pódio 34 vezes, assumindo o terceiro lugar no ranking histórico da categoria e consolidando um dos casamentos mais laureados da F1. Mesmo assim, a equipe austríaca sabe que o vínculo pode não ser eterno.

Em entrevista à Servus TV, Marko revelou que existem cláusulas para Verstappen deixar a Red Bull antes do fim de seu contrato, que vai até o final 2028.

MAX VERSTAPPEN; HELMUT MARKO; RED BULL; F1;
Helmut Marko abraça Max Verstappen: dirigente destaca que carro competitivo vai ser fundamental para mantê-lo na equipe (Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)

“Em todo contrato de Fórmula 1 existem certas cláusulas. Isso se aplica ao acordo do Max também”, disse. “Não acho que uma quantia astronômica de dinheiro é um tema. Nós damos um carro vencedor a ele. Claro, Max está interessado em ser um piloto bem sucedido, não é mais um jovem”, completou.

Na visão do dirigente, a performance vai ser fundamental na permanência de Verstappen na Red Bull. “Se Max não vê uma luz no horizonte da Red Bull e os critérios de desempenho começarem a não o atender, é claro que ele vai olhar ao redor”, finalizou.

Fórmula 1 abre a temporada 2024 no próximo fim de semana, entre os dias 29 de fevereiro e 2 de março, com o GP do Bahrein. O GRANDE PRÊMIO transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após cada dia de atividade.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

GUIA F1 2024: Tudo que é preciso saber da TEMPORADA que começa no BAHREIN
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.