CEO da McLaren diz que vitória é ‘virada de chave’ para Norris: “Vai evoluir muito”

Zak Brown, CEO da McLaren, indicou que Lando Norris vai alcançar o próximo nível na Fórmula 1 após, enfim, vencer pela primeira vez na Fórmula 1

Zak Brown indicou que a vitória de Lando Norris no GP de Miami, realizado no último domingo (5), vai representar um marco para o britânico na Fórmula 1. O CEO da McLaren destacou que o triunfo vai aumentar a autoconfiança do piloto e isso significará a evolução que o colocará no “próximo nível”.

O piloto do carro #4 recém havia conquistado um recorde negativo na categoria: o competidor com mais pódios sem vencer uma corrida — 15, alcançados no GP da China, realizado no mês de abril. Além de bater na trave muitas vezes, Norris vinha sendo questionado se poderia ser capaz de liderar uma equipe na Fórmula 1 e até mesmo que não fazia muito esforço para defender a posição quando o duelo era com Max Verstappen.

A vitória em Miami veio para afastar as críticas, ainda mais pelo forte ritmo que Norris imprimiu a partir da segunda metade da prova, sem dar chances aos adversários — entre eles, o próprio Verstappen, que cruzou em segundo com 7s612 de desvantagem.

“Está apenas começando a ser cada vez melhor. É muito calmo durante as corridas, não comete erros. Vai evoluir muito agora, pois se tornou um vencedor na Fórmula 1. Em geral, a autoconfiança cresce quando você ganha uma corrida e Lando vai alcançar o próximo nível. Vamos ver isso”, declarou Brown.

McLaren com placa em homenagem a Gil de Ferran, morto em dezembro do ano passado (Foto: reprodução/@RobChinchero)

Após dedicar a vitória a Gil de Ferran, consultor da McLaren que morreu em dezembro do ano passado, o dirigente indicou que pode repetir o que fez após o GP da Itália de 2021, quando Daniel Ricciardo, ainda pela equipe de Woking, venceu aquela corrida: uma tatuagem. Na ocasião, Brown tatuou o traçado do circuito de Monza e sugeriu que deve fazer o desenho do circuito de rua da Flórida.

“Essa [tatuagem] vai doer. Podia ser uma pista mais curta ou com menos curvas, como Monza. Miami tem 19 curvas, vou sofrer um bocado”, brincou.

Por fim, o dirigente fez questão de destacar Oscar Piastri no GP de Miami. O australiano largou em sexto e assumiu a segunda colocação na volta 5, quando ultrapassou Charles Leclerc. Prejudicado pelo safety-car que auxiliou a vitória de Norris, o australiano estava em quarto na reta final de prova, mas recebeu um toque de Carlos Sainz, que o obrigou a fazer novo pit-stop e condicionou o resultado — Piastri terminou em 13º, enquanto o espanhol recebeu 5s de punição e caiu do quarto para o quinto posto.

“Senti muito pelo Oscar, mas ele pilotou muito, fez uma grande corrida e o safety-car veio na hora errada. Depois teve aquele enrosco e foi uma pena que não teve o resultado do nível da pilotagem que apresentou. Vai ter a vez dele”, finalizou.

Fórmula 1 retorna de 17 a 19 de maio com o GP da Emília-Romanha, no circuito de Ímola.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.