Tsunoda celebra “consistência” após pontos em Miami: “Coisa mais importante para mim”

Depois de pontuar mais uma vez na Fórmula 1 no GP de Miami, Yuki Tsunoda destacou que o maior progresso que conseguiu fazer foi se tornar um piloto consistente o suficiente para terminar à frente de carros mais fortes

A RB [Visa Cash App RB] conseguiu fazer um fim de semana forte em termos de pontuação no GP de Miami, disputado pela Fórmula 1 no último domingo (5), e abriu uma diferença ainda maior em relação à Haas na briga pelo sexto lugar do Mundial de Construtores. Ainda que Daniel Ricciardo tenha feito uma boa corrida sprint, no quarto lugar, muito disso se deve a Yuki Tsunoda, que foi aos pontos nas duas provas e ultrapassou Lance Stroll, da Aston Martin, na décima posição do Mundial de Pilotos.

Oitavo na corrida sprint e sétimo na prova principal, Tsunoda terminou a etapa de domingo à frente da Mercedes de George Russell e foi ao top-10 pela terceira vez na últimas quatro rodadas da F1. O japonês admitiu que saiu feliz com o desempenho em Miami e agradeceu pelo trabalho da equipe nas atualizações levadas aos Estados Unidos.

“Estou muito feliz”, admitiu Tsunoda. “A quantidade de pontos que conseguimos nesse fim de semana foi muito boa para nós. Mostra o quanto as pessoas da fábrica estão trabalhando. É incrível, estamos felizes por poder somar pontos mais uma vez. Tivemos algumas atualizações, e acho que isso ajudou bastante”, celebrou.

“Me senti confortável imediatamente no TL1. E, você sabe, sábado conseguimos um quarto lugar [com Ricciardo], e na corrida ficamos em sétimo. Fomos, provavelmente, mais rápidos que uma das Mercedes. O tamanho do progresso que fizemos é maluco”, pontuou.

Regularidade de Tsunoda tem sido vital para RB no campeonato (Foto: Red Bull Content Pool)

Tsunoda também opinou sobre a primeira corrida sprint realizada em Miami, local que só havia recebido etapas simples da Fórmula 1 até então. O japonês admitiu ter sido um fim de semana “agradável”, mas reconheceu que a resposta seria diferente se a RB não tivesse conseguido desempenhar na pista.

“Marcamos muitos pontos, então, não podemos reclamar. Estamos felizes com isso. Obviamente, se não tivéssemos esse ritmo e sofrêssemos para marcar pontos, seria uma etapa difícil para nós. Não seria tão agradável como é agora”, reconheceu.

O piloto destacou que sai satisfeito com o progresso que tem feito na Fórmula 1, principalmente em termos de entregar desempenhos fortes de maneira consistente. Tsunoda, que já sofreu com a irregularidade em anos anteriores, ressaltou o fato de ter conseguido terminar à frente de carros mais fortes em alguns momentos da temporada.

O japonês sai de Miami, com sete pontos: um na sprint e seis na corrida principal (Foto: Red Bull Content Pool)

“É bom poder mostrar o progresso que estou conseguindo fazer em cada corrida desde o ano passado. Além disso, a equipe também deu muitos passos à frente desde a segunda metade da última temporada. Diria que a consistência é a coisa mais importante para mim, e acho que é o maior progresso que consegui fazer”, analisou.

“Acho que, até agora, pude ser melhor do que várias das equipes mais fortes. Então, sim, estou muito feliz”, repetiu Tsunoda.

O ritmo forte em Miami veio depois do primeiro grande momento negativo da temporada para Tsunoda, na China, quando não conseguiu acompanhar o ritmo de Ricciardo e acabou abandonando após ser acertado por Kevin Magnussen. O japonês destacou que as dificuldades de Xangai foram absorvidas pela RB e usadas para trazer evolução em Miami, missão que a equipe conseguiu concluir com sucesso.

A RB vai conseguindo aumentar a vantagem para a Haas neste início de temporada (Foto: AFP)

“Já esqueci o que aconteceu na China, para ser honesto. Quero dizer, esse tipo de corrida acontece em algum momento do ano. Mas o mais importante é que voltamos mais fortes na etapa seguinte. Analisamos o que aconteceu lá e aprendemos algumas coisas. Usamos essa experiência para essa corrida [em Miami]”, comentou.

“Então, mesmo nos momentos em que sofremos, coletamos dados importantes para nós”, afirmou. “Acho que nossa força é não continuar fazendo a mesma coisa. Então, isso é o mais importante”, finalizou Tsunoda.

Os sete pontos de Tsunoda levaram o japonês ao décimo lugar do Mundial de Pilotos da F1, com cinco a mais que Stroll, da Aston Martin. No Mundial de Construtores, a RB passa a ter 19 tentos, contra sete da Haas e um da Alpine. Williams e Sauber ainda não pontuaram.

Fórmula 1 retorna de 17 a 19 de maio com o GP da Emília-Romanha, no circuito de Ímola.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.