Ferrari assume erros em desclassificações de Leclerc e Hamilton no GP da China de F1
A Ferrari admitiu que errou e explicou os motivos de cada uma das punições que desclassificaram Charles Leclerc e Lewis Hamilton da etapa chinesa da F1 2025, que aconteceu neste domingo (23)
A Ferrari admitiu que cometeu erros que culminaram nas desclassificações de Charles Leclerc e Lewis Hamilton após o GP da China de Fórmula 1, neste domingo (23), em Xangai.
Leclerc foi excluído da prova após a inspeção da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) constatar que o carro do monegasco estava 1 kg abaixo do permitido pelo regulamento. Já Hamilton foi desclassificado porque o bólido do #44 estava com desgaste excessivo na prancha do assoalho.
“Charles estava usando uma estratégia de uma parada hoje e isso significava que o desgaste dos pneus estava muito alto, fazendo com que o carro estivesse abaixo do peso. Com relação ao desgaste excessivo da prancha do assoalho de Lewis, avaliamos mal o consumo por uma pequena margem”, admitiu a equipe de Maranello, em comunicado oficial publicado após a prova.
Com a exclusão, a equipe despencou na classificação geral e, agora, ocupa a quinta posição no Mundial de Construtores, com 17 tentos somados, atrás da Williams no desempate. No Mundial de Pilotos, Hamilton caiu para nono e Leclerc para a décima posição, com nove e oito pontos, respectivamente.
“Não havia intenção de obter qualquer vantagem. Vamos aprender com o que aconteceu hoje e nos certificarmos de que não cometeremos os mesmos erros novamente”, completou a Ferrari.

A equipe lamentou a desclassificação da dupla e agradeceu o apoio “inabalável” dos fãs em Xangai. “Claramente, não era assim que queríamos terminar o fim de semana do GP da China, nem para nós mesmos, nem para nossos fãs, cujo apoio a nós foi inabalável”, finalizou o comunicado da equipe italiana.
A Fórmula 1 volta de 4 a 6 de abril em Suzuka, palco do GP do Japão, terceira etapa da temporada 2025.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
📩 NEWSLETTER GP
Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!