Di Grassi conquista primeiro pódio da Lola no cenário internacional desde F3000 em 1988
Pouco mais de 36 anos depois do último pódio em uma categoria internacional, a Lola fez história ao conquistar o segundo lugar do eP de Miami da Fórmula E com o brasileiro Lucas Di Grassi
O surpreendente segundo lugar de Lucas Di Grassi no eP de Miami da Fórmula E representou a quebra de uma marca enorme para a Lola Yamaha no automobilismo. Foi o primeiro pódio da equipe em uma corrida internacional desde que Mark Blundell foi segundo na etapa de Zolder da F3000 International, em outubro de 1988. Pouco mais de 36 anos se passaram até o top-3 do brasileiro em Homestead.
Dono da Lola e comandante do projeto de retorno ao automobilismo de ponta, Till Bechtolsheimer não escondeu a felicidade com o resultado e admitiu que a sensação foi como a de uma vitória. Com a trajetória da equipe ainda nos estágios iniciais, o dirigente ressaltou a importância de obter um resultado de tamanho destaque para a confiança no futuro.
“É uma marca enorme. Estou um pouco sem palavras, para ser honesto. Obviamente, não esperávamos [o pódio]. Essa foi a primeira corrida em que entramos com o desempenho em mente. Até agora, todas as corridas foram sobre sanar problemas, confiabilidade, entender os pontos básicos”, explicou ao “FE Notebook”.
“Ainda estamos muito no início, tentando extrair performance do conjunto que temos. E aqui estamos, no pódio. Então, é realmente encorajador e um grande impulso para toda a equipe”, finalizou Bechtolsheimer.

O feito de Blundell, que hoje atua como agente de Jake Hughes — titular da Fórmula E pela Maserati —, foi registrado na penúltima etapa da temporada 1988 da F3000 International. Na ocasião, o britânico perdeu o triunfo por míseros 0s2, distância entre ele e o vencedor Olivier Grouillard em Zolder.
O título da competição ficou com o brasileiro Roberto Moreno, maior vencedor da temporada. O piloto da Bromley chegou em primeiro em quatro das 11 etapas: Pau, Silverstone, Monza e Birmingham.
O primeiro pódio da Lola como equipe depois disso só veio no eP de Miami, disputado no dia 12 de abril de 2025. Em grande apresentação, Di Grassi consumou a ótima sétima posição no grid de largada em um segundo lugar espetacular, marcando o primeiro pódio da Lola Yamaha na Fórmula E. Pascal Wehrlein venceu a corrida e António Félix da Costa completou o top-3.
A Fórmula E volta a acelerar entre os dias 3 e 4 de maio, com a rodada dupla do eP de Mônaco. O GRANDE PRÊMIO faz cobertura completa do evento e transmite todas as atividades AO VIVO e COM IMAGENS pelo YouTube.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
📩 NEWSLETTER GP
Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!