Gatting sofre lesão no pé e fica fora das 24H de Le Mans. Iron Dames escala Bovy
Michelle Gatting sofreu fraturas no pé durante uma troca de pilotas nos testes de Le Mans, no último domingo (8). Por isso, vai perder a grande prova do endurance mundial
A Iron Dames anunciou nesta segunda-feira (9) que Michelle Gatting não vai participar das 24 Horas de Le Mans, que será disputada neste sábado (14). Durante uma troca de pilotos no dia de testes no Circuito de La Sarthe, no último domingo (8), a pilota acabou sofrendo fraturas no pé e não estará apta a correr na tradicional prova do endurance.
Dinamarquesa de 31 anos, Gatting estava prestes a fazer sua sétima participação nas 24 Horas de Le Mans. A primeira veio em 2019, pela Kessel Racing, e o melhor resultado aconteceu no ano passado, quando ajudou a Iron Dames a conquistar um quinto lugar na classe LMGT3.
Para o lugar de Gatting, a experiente Sarah Bovy foi escalada e completará o trio ao lado de Rahel Frey e Célia Martin no Porsche #85.
“Iron Dames e Manthey lamentam anunciar que Michelle Gatting não participará das 24 Horas de Le Mans deste ano após sofrer fraturas no pé durante uma troca de pilotos nos boxes na sessão de testes de ontem. Isso é profundamente decepcionante para Michelle e para toda a equipe, mas ela está de bom humor e agora focada em sua recuperação, com total apoio de todos da Iron Dames e da Manthey”, disse a nota oficial divulgada pela equipe.

“Sarah Bovy assumirá a vaga e se juntará a Rahel Frey e Célia Martin na formação da Iron Dames. Com quatro participações anteriores em Le Mans e um histórico sólido, sua experiência e determinação serão fundamentais enquanto a equipe enfrenta o desafio deste ano”, concluiu a nota.
Gatting levou sua frustração às redes sociais e lamentou a ausência das 24 Horas de Le Mans, lembrando as participações anteriores, a parceria recente com a Porsche e também a importância da prova para todos.
“Nem sei por onde começar. Essa é a corrida para a qual todos nós nos preparamos, é o ponto alto do ano, é a corrida de todas. As 24 Horas de Le Mans, que tive o prazer de disputar seis vezes como uma Iron Dame. Este ano seria a minha sétima, ainda como uma Iron Dame, mas também como pilota da Porsche. Trabalhei muito duro para estar pronta desde o início do ano. Estava com uma nova motivação por ter sido contratada como pilota da Porsche e também por ter a chance de correr com uma das melhores equipes da Porsche — senão a melhor —, a Manthey”, lamentou Gatting.
“Eu me sentia pronta, em forma, mais leve do que nunca, mas não era para ser. Ontem, durante uma parada nos boxes de rotina — algo que já fiz tantas vezes na minha carreira — houve um incidente que resultou em duas fraturas no meu pé direito. A dor naquele momento foi a pior que já senti, e eu sabia que aquilo marcava o fim da minha jornada em Le Mans este ano. Estou de coração partido, porque Le Mans é algo muito próximo ao meu coração — tão próximo que tenho tatuado no meu braço para me lembrar da minha jornada até lá pela primeira vez, em 2019”, seguiu.

“Estou motivada e determinada a voltar ainda mais forte, mas, por agora, o foco total é na recuperação para que isso seja possível. Passo o meu lugar para minha querida companheira de equipe e grande amiga Sarah, e tenho certeza de que ela fará um trabalho incrível ao lado de Rahel e Célia, que este ano eu estarei apoiando de fora Obrigada a todos pelo apoio nesse momento tão difícil da minha carreira”, concluiu.
Os carros do WEC voltam a acelerar entre os dias 11 e 15 de junho para a principal corrida do ano, as 24 Horas de Le Mans, quarta etapa da temporada. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2025 do Mundial de Endurance e transmite todas as etapas AO VIVO e COM IMAGENS no canal do YouTube e na GPTV.
As atividades de pista começam para valer na quarta-feira (11), às 9h (de Brasília, GMT-3), com o TL1. Depois, às 13h45, acontece a primeira parte da classificação, e o dia encerra às 17h, com o TL2.
Na quinta-feira (12), o TL3 será às 9h45, enquanto a definição da pole-position começa a partir das 15h. Em seguida, às 18h, o TL4 fecha o dia. Por fim, no sábado (14), os pilotos realizam o warm-up às 7h, e a largada está programada para as 11h.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
📩 NEWSLETTER GP
Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!