Mugello deixa Marc Márquez ainda maior e escancara céu e inferno dentro da Ducati
Domínio de Marc Márquez em Mugello e queda em ritmo de Francesco Bagnaia no fim da corrida principal consolidam comando do catalão e aumentam ainda mais pressão sobre italiano na MotoGP 2025
Francesco Bagnaia foi direto no início do fim de semana ao comentar sobre a necessidade de reagir na temporada 2025 da MotoGP — especialmente em Mugello, etapa vencida por ele em 2022, 2023 e 2024 com a Ducati: “Se não for competitivo aqui, existe um problema”.
O #63 não deixou de ser competitivo, tanto na corrida sprint quanto na prova principal, quando largou muito bem e chegou a superar Álex e Marc Márquez nos giros iniciais. Contudo, a queda acentuada de ritmo na segunda metade da corrida e a perda do pódio para Fabio Di Giannantonio a duas voltas do fim deixaram uma mensagem clara: há, sim, um ou mais problemas.
Por outro lado, Marc Márquez foi mais uma vez cerebral e paciente ao reagir aos ataques de Álex e Pecco para garantir a vitória de número 93 no Mundial de Motovelocidade — o mesmo número que estampa seu equipamento há anos na classe rainha. Depois de cravar a pole e vencer a sprint, na corrida principal o catalão precisou de dez voltas para entender o ritmo e recuperar a ponta, abrindo a tradicional vantagem que controlaria até a bandeirada.
A verdade nua e crua é que Marc Márquez elevou o nível do grid a um patamar que os rivais ainda não conseguem alcançar. O piloto entendeu a GP25 como ninguém e tem imprimido um ritmo absolutamente intenso, com uma agressividade praticamente impossível de ser neutralizada. Hoje, na casa de Bagnaia e da própria Ducati, Márquez mostrou que seu desempenho independe da pista. Ele será forte em todas.

Vaiado em alguns momentos pelos apaixonados por Valentino Rossi, o #93 reagiu fincando a bandeira da equipe de Bolonha em Mugello e acenando para os torcedores — um gesto que parecia dizer: “Estamos do mesmo lado”. E Marc não deixa de ter razão.
Ainda que, como uma gangorra, o sucesso de Marc Márquez represente, de certa forma, o insucesso de Bagnaia, negar a resiliência e a força do catalão — ao voltar a ser o mais rápido do grid após a lesão e tantos momentos de dificuldade — seria ignorar o que há de mais bonito neste esporte. O provável título mundial caminha para coroar essa trajetória que, como ele mesmo disse, já é uma vitória — com ou sem a taça.
A MotoGP volta a acelerar entre os dias 27 e 29 junho, com o GP dos Países Baixos, em Assen, 10ª etapa da temporada 2025. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
📩 NEWSLETTER GP
Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!