carregando
12h de Sebring

Di Grassi e Jarvis se tocam em disputa pela liderança. Briga pela vitória segue aberta a 5h do fim

No fim da sétima hora, a liderança está nas mãos de Benoît Tréluyer, que tem 8s de vantagem para Tom Kristensen. Bruno Senna cumpriu seu turno no carro da Aston Martin

Warm Up, de Sebring / RENAN DO COUTO, de Sebring

Sete horas se passaram, mas ainda é impossível apontar qual dos dois carros da Audi sairá vitorioso das 12 Horas de Sebring de 2013. Restando cinco horas de disputa, ambos os carros já tiveram problemas, se tocaram e trocaram ultrapassagens. Após 200 voltas, apenas 11s separam Benoît Tréluyer, o líder de momento, de Tom Kristensen, o segundo.

Esse equilíbrio entre os dois protótipos alemães resultou em uma emocionante briga pela liderança da corrida, que atingiu seu ápice quando Oliver Jarvis e Lucas Di Grassi estavam na pista. Os dois inclusive chegaram a se tocar, o que, certamente, assustou todo o Team Joest.

Tom Kristensen chegou a ser a caça, mas, no momento, é o caçador (Foto: Facebook/Audi)

“Nós dois estávamos lado a lado, mas eu não o vi, por isso fechei a porta daquele jeito. Mas o importante é que os carros continuaram inteiros e isso não trouxe problemas”, explicou Jarvis ao Grande Prêmio.

Di Grassi pilotou por duas horas antes de entregar o carro para Kristensen, que passou a dividir a pista com o Tréluyer. Neste período, a Audi aproveitou uma parada nos boxes do #1 para fazer reparos em seu assoalho. Ambos os trios entraram nove vezes nos boxes, com uma diferença: o #2 fez apenas oito pit-stops e cumpriu um stop-and-hold de 60 segundos.

Nesse último intervalo de três horas, Bruno Senna enfim entrou na pista no carro da Aston Martin. O brasileiro pilotou por pouco menos de duas horas na tentativa de fazer seu time recuperar terreno, mas a corrida ficou comprometida logo no início por conta de um problema no radiador. O trio, que no momento é representado por Darren Turner, ocupa a nona posição na classificação da categoria GT. O primeiro lugar é do Corvette de Richard Westbrook.

 

Bruno Senna entrou na pista nesta tarde em Sebring (Foto: Facebook/Aston Martin)

Antes bem na fita da LMPC, a RSR de Bruno Junqueira caiu bastante após um problema mecânico que deixou o time com dois pit-stops a mais que seus concorrentes. Duncan Ende, terceiro piloto a entrar em cena no carro #13, está em quinto lugar na categoria, uma volta atrás do líder Kyle Marcelli.

Parciais: 
Largada: Tréluyer mantém liderança, e Delta Wing para nos boxes
Hora 1: Equipe de Senna troca radiador. Tréluyer lidera
Hora 4: Após punição de McNish, Di Grassi assume carro em 2º lugar

As imagens das 12 Horas de Sebring

Na LMP2, o duelo pela vitória envolve dois protótipos da Level 5, sendo que Marino Franchitti é o melhor após sete horas. Scott Tucker é o segundo colocado. Eles têm três voltas de vantagem para Éric Lux.

Por fim, a GTC, que está vendo muitas mudanças na primeira posição, tem no momento Jon Fogarty como o mais bem classificado. Ele fez um pit-stop a menos que o segundo, Alexandre Imperatori.

ALMS, 12 Horas de Sebring, parcial, sétima hora:

 

1
Marcel FÄSSLER
Benoît TRÉLUYER
Oliver JARVIS
P1
Audi Sport Team Joest
Audi R18 e-tron quattro híbrido
211 voltas
 
 
 
2
Lucas DI GRASSI
Tom KRISTENSEN
Allan McNISH
P1
Audi Sport Team Joest
Audi R18 e-tron quattro híbrido
+11.3
 
 
 
3
Nicolas PROST
Nick HEIDFELD
Neel JANI
P1
Rebellion
Lola B12/60 Toyota
+3 voltas
 
 
 
4
Klaus GRAF
Lucas LUHR
Romain DUMAS
P1
Pickett
HPD ARX-03c Honda
+3 voltas
 
 
 
5
Mathias BECHE
Congfu "Frankie" CHENG
Andrea BELICCHI
P1
Rebellion
Lola B12/60 Toyota
+5 voltas
 
 
 
6
Scott TUCKER
Marino FRANCHITTI
Ryan BRISCOE
P2
Level 5
HPD ARX-03b Honda
+10 voltas
 
 
 
7
Scott TUCKER
Ryan HUNTER-REAY
Simon PAGENAUD
P2
Level 5
HPD ARX-03b Honda
+11 voltas
 
 
 
8
Tom KIMBER-SMITH
Christian ZUGEL
Eric LUX
P2
Greaves
Zytek Z11SN Nissan
+14 voltas
 
 
 
9
Kyle MARCELLI
Chris CUMMING
Stefan JOHANSSON
PC
BAR1
Oreca FLM09 Oreca
+16 voltas
 
 
 
10
David CHENG
Mike GUASCH
David OSTELLA
PC
PR1 Mathiasen
Oreca FLM09 Oreca
+17 voltas
 
 
 
11
Tristan NUNEZ
Charlie SHEARS
David HEINEMEIER HANSSON
PC
Performance Tech
Oreca FLM09 Oreca
+17 voltas
 
 
 
12
Jonathan BENNETT
Colin BRAUN
Mike WILKINS
PC
CORE
Oreca FLM09 Oreca
+17 voltas
 
 
 
13
Oliver GAVIN
Tommy MILNER
Richard WESTBROOK
GT
Corvette
Chevrolet Corvette C6 ZR1
+17 voltas
 
 
 
14
Ryan DALZIEL
Dominik FARNBACHER
Marc GROSSENS
GT
SRT
SRT Viper GTS-R
+17 voltas
 
 
 
15
Gianmaria BRUNI
Olivier BERETTA
Matteo MALUCELLI
GT
Risi
Ferrari F458 Italia
+17 voltas
 
 
 
16
Bill AUBERLEN
Maxime MARTIN
Jörg MÜLLER
GT
BMW Team RLL
BMW Z4 GTE
+17 voltas
 
 
 
17
Bruno JUNQUEIRA
Alex POPOW
Duncan ENDE
PC
RSR
Oreca FLM09 Oreca
+17 voltas
 
 
 
18
Dirk MÜLLER
Joey HAND
John EDWARDS
GT
BMW Team RLL
BMW Z4 GTE
+18 voltas
 
 
 
19
Wolf HENZLER
Bryan SELLERS
Nick TANDY
GT
Falken Tire
Porsche 911 GT3 RSR
+18 voltas
 
 
 
20
Ed BROWN
Johannes van OVERBEEK
Anthony LAZZARO
P2
Extreme Speed
HPD ARX-03b Honda
+19 voltas
 
 
 
21
Bryce MILLER
Marco HOLZER
Richard LIETZ
GT
Paul Miller
Porsche 911 GT3 RSR
+20 voltas
 
 
 
22
Tomy DRISSY
Rusty MITCHELL
Chapman DUCOTE
PC
BAR1
Oreca FLM09 Oreca
+20 voltas
 
 
 
23
Bill SWEEDLER
Townsend BELL
Leh KEEN
GT
West/AJR
Ferrari F458 Italia
+21 voltas
 
 
 
24
Mike HEDLUND
Jan HEYLEN
Jon FOGARTY
GTC
JDX
Porsche 911 GT3 Cup
+28 voltas
 
 
 
25
Pierre EHRET
Alexander IMPERATORI
Brett SANDBERG
GTC
Flying Lizard
Porsche 911 GT3 Cup
+29 voltas
 
 
 
26
Henrique CISNEROS
Marco SEEFRIED
Sean EDWARDS
GTC
NGT
Porsche 911 GT3 Cup
+29 voltas
 
 
 
27
Bem KEATING
Damien FAULKNER
Craig STANTON
GTC
TRG
Porsche 911 GT3 Cup
+29 voltas
 
 
 
28
Nelson CANACHE JR.
Spencer PUMPELLY
Brian WONG
GTC
Flying Lizard
Porsche 911 GT3 Cup
+29 voltas
 
 
 
29
Al CARTER
Kevin ESTRE
Carlos DE QUESADA
GTC
TRG
Porsche 911 GT3 Cup
+29 voltas
 
 
 
30
Carlos GOMEZ
Mario FARNBACHER
Kuba GIERMAZIAK
GTC
NGT
Porsche 911 GT3 Cup
+29 voltas
 
 
 
31
Cooper MACNEIL
Jeroen BLEEKEMOLEN
Dion von MOLTKE
GTC
Alex Job
Porsche 911 GT3 Cup
+29 voltas
 
 
 
32
Michael AVENATTI
Andrew DAVIS
Bob FAIETA
GTC
Dempsey Del Piero
Porsche 911 GT3 Cup
+30 voltas
 
 
 
33
Patrick DEMPSEY
Andy LALLY
Joe FOSTER
GTC
Dempsey Del Piero
Porsche 911 GT3 Cup
+30 voltas
 
 
 
34
David CALVERT-JONES
Eric CURRAN
Lawson ASCHENBACH
GTC
Competition
Porsche 911 GT3 Cup
+32 voltas
 
 
 
35
Paul DALLA LANA
Billy JOHNSON
Pedro LAMY
GT
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
+34 voltas
 
 
 
35
Darren TURNER
Stefan MÜCKE
Bruno SENNA
GT
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
+41 voltas
 
 
 
37
Jan MAGNUSSEN
Antonio GARCIA
Jordan TAYLOR
GT
Corvette
Chevrolet Corvette C6 ZR1
+44 voltas
 
 
 
38
Jonathan BOMARITO
Tommy KENDALL
Kuno WITTMAR
GT
SRT
SRT Viper GTS-R
+46 voltas
 
 
 
39
Mirco SCHULTIS
Patrick SIMON
Pierre KAFFER
PC
DragonSpeed
Oreca FLM09 Oreca
+51 voltas
 
 
 
40
Scott SHARP
Guy COSMO
David BRABHAM
P2
Extreme Speed
HPD ARX-03b Honda
+52 voltas
 
 
 
41
Chris DYSON
Guy SMITH
Butch LEITZINGER
P1
Dyson
Lola B12/60 Mazda
Abandonou
 
 
 
42
Andy MEYRICK
Olivier PLA
P1
Delta Wing
Delta Wing LM12 Elan
Abandonou
 
 
 

O Grande Prêmio cobre ‘in loco’ as 12 Horas de Sebring, etapa da American Le Mans Series, com o repórter Renan do Couto