No Velopark, Moraes aproveita punição imposta a Robe e Cozzi e fatura primeira vitória no Brasileiro de Turismo

Na pista, Gabriel Robe venceu de novo neste fim de semana no Velopark. Mas o gaúcho acabou sendo um dos pilotos punidos pelo não-cumprimento dos 50s de tempo mínimo na parada obrigatória estabelecida pelo regulamento, tendo o acréscimo de 20s. Assim, Lukas Moraes, que havia terminado em terceiro, confirmou sua primeira vitória na categoria

A segunda corrida da rodada dupla do Velopark pelo Campeonato Brasileiro de Turismo teve de tudo: ultrapassagens, contato, safety-car, ação, estratégias bem distintas e um resultado definido por punições. Na pista, Gabriel Robe tirou proveito da melhor tática de pit-stop neste domingo (10) e pulou para primeiro, superando Marco Cozzi e Lukas Moraes. Contudo, assim como o conterrâneo Cozzi, Robe acabou por infringir o regulamento por não cumprir com o tempo mínimo estabelecido para a parada obrigatória para troca de pneus, que é de 50s. 
 
Assim, a vitória acabou sendo herdada por Moraes, que só soube do seu triunfo quando havia chegado ao pódio no Velopark. Foi a primeira vitória do jovem piloto da RR, que faz em 2016 seu segundo ano no Brasileiro de Turismo. Gustavo Frigotto, que largou na frente e sofreu com uma perda de rendimento no fim da corrida, terminando em sétimo, foi um dos mais beneficiados e subiu para segundo. 
 
Gabriel Robe, por sua vez, ainda garantiu um lugar no pódio, mas se mostrou muito frustrado em ter de subir no degrau mais baixo no rol dos três primeiros no Velopark.
Lukas Moraes durante a corrida 2 do Brasileiro de Turismo no Velopark (Foto: Duda Bairros/Vicar)
Saiba como foi a corrida 2 do Brasileiro de Turismo no Velopark
 
Pole-position graças à regra do grid invertido, Gustavo Frigotto manteve a liderança na largada, seguido por Lukas Moraes, que pulou de terceiro para segundo e pressionava muito o ponteiro. Quem ficava para trás era Edson Coelho ao rodar numa disputa com Mauri Zacarelli.
 
Lá atrás, a luta de Dennis Dirani e Marcio Campos, que se envolveram num toque quando lutavam pela vitória no sábado no Velopark, era pela recuperação e por uma nova briga pelo topo do pódio em Nova Santa Rita. Na terceira volta, Dirani já era o oitavo depois de ter largado em 13º e penúltimo, enquanto Campos não conseguia se desvencilhar dos adversários.
Largada da corrida 2 do Brasileiro de Turismo no Velopark (Foto: Duda Bairros/Vicar)
Mas na quarta volta, Dirani se envolveu em um novo toque, desta vez com Zacarelli, que começou desde o S após a reta dos boxes. Mauri levou a pior e, após um novo contato com Dennis, rodou e bateu na barreira de pneus, abandonando a prova.
 
Na frente, Frigotto lutava bravamente pela vitória, mas tinha contra si um aguerrido Lukas Moraes, em busca do seu primeiro triunfo no Brasileiro de Turismo, e logo atrás estava também o experiente Marco Cozzi, que não deixava a jovem dupla respirar. Tudo indicava que a luta pela vitória ficaria entre os três mesmo após apenas seis voltas de uma feroz disputa.
 
Enquanto a briga pelo triunfo ficava mais acirrada, Marcio Campos rodava quando era o décimo colocado. Ao mesmo tempo, Dirani também abandonava a peleja, fazendo com que a direção de prova acionasse o safety-car para remover o carro #128 da pista, além de colocar uma pimenta a mais na disputa, aproximando os três ponteiros.
 
Mesmo ficando fora da corrida, Dirani acabou sendo punido pela direção de prova com a exclusão em razão do incidente perante Zacarelli. Não foi mesmo o fim de semana esperado para o multicampeão kartista e vice-campeão do Brasileiro de Turismo na temporada do ano passado.
Punições ajudaram Lukas Moraes a vencer a primeira no Brasileiro de Turismo (Foto: Duda Bairros/Vicar)
A relargada foi dada na décima volta, com Frigotto sustentando a liderança, seguido por Moraes e Cozzi, com Myasava vindo logo atrás, em quarto, querendo fazer parte da briga pela taça no Velopark.
 
Contudo, o jogo começou a virar a partir da volta 12, quando Frigotto começou a perder rendimento e deu espaço para Moraes assumir a liderança da prova, com Cozzi escoltando o jovem piloto da RR. Enquanto isso, Frigotto perdia mais espaço e despencava para nono lugar. 
 
Assim, a batalha era entre a juventude de Moraes contra a experiência de Cozzi ao mesmo tempo em que, na volta 14, os boxes estavam abertos para o pit-stop obrigatório, uma das novas regras do Brasileiro de Turismo para 2016. Mas Cozzi não arredava o pé e queria passar Moraes antes de fazer sua parada, porém, sem êxito.
 
Desta forma, Cozzi foi o primeiro a levar seu carro para os boxes para fazer a troca de pneus e reabastecimento, dando folga para Moraes na liderança. Assim, Gabriel Robe, vencedor de forma surpreendente no sábado, assumia momentaneamente o segundo posto.
 
No fim da volta 15, finalmente Lukas entrou nos boxes para fazer seu pit-stop, deixando a pista livre para Robe e Pietro Rimbano, momentaneamente primeiro e segundo. Quando voltou dos boxes, porém, Moraes voltou atrás justamente de Cozzi, que tinha as chaves da porta da vitória no Velopark quando restavam dez minutos para o fim da peleja. Mas ninguém contava com o grande trabalho da equipe Motortech com Gabriel Robe, que aproveitou a melhor estratégia, ficou mais tempo na pista e fez sua parada em tempo de voltar à ponta.
Gabriel Robe, mesmo com a punição, somou pontos o bastante para assumir a liderança do campeonato (Foto: Duda Bairros/Vicar)
Assim, Robe seguia na liderança, com Cozzi vindo logo atrás e Moraes em terceiro, sem que um estivesse verdadeiramente colado no outro. E Robe vinha muito bem, com ritmo e fazendo a melhor volta da corrida ao anotar 58s687, abrindo 1s2 de frente para Cozzi.
 
No fim da prova, a direção de prova acionou o safety-car em razão de um incidente envolvendo Raphael Reis, que rodou após um contato e ficou parado em posição perigosa. Assim, o carro de segurança acabou por juntar novamente os competidores e deu uma dose de suspense quando o fim da corrida já se aproximava. 
 
Contudo, a mesma direção de prova optou por encerrar a prova, visto que não havia tempo hábil para remover o carro de Reis e garantir mais tempo de corrida aos pilotos, decretando assim o triunfo de Robe. Tudo parecia mesmo definido, até que, já com o fim da disputa, todos foram surpreendidos com uma notícia: muitos pilotos, incluindo Robe e Marco Cozzi, foram punidos pelo não-cumprimento do tempo mínimo de pit-stop, estabelecido em 50s. 
 
A irregularidade custou 20s a mais no tempo de prova, de modo que Moraes, de terceiro, pulou para primeiro e garantiu sua primeira vitória no Brasileiro de Turismo, com Frigotto, que havia terminado em sétimo no geral, subindo para segundo. Robe ainda conseguiu um lugar no pódio, em terceiro, mas certamente com o gosto do champanhe bem mais amargo por não ter comemorado uma vitória que parecia certa.

Classificação do campeonato

Após duas rodadas duplas na temporada, Robe soma 53 pontos, um a mais que Edson Coelho e Marco Cozzi e dois à frente de Lukas Moraes, indicando um campeonato pra lá de acirrado no Brasileiro de Turismo. Gustavo Myasava tem 43, enquanto Gabriel Casagrande, que não disputou a rodada dupla do Velopark, tem 40. Márcio Campos aparece em sétimo com 39, cinco a mais que o jovem Pietro Rimbano, enquanto Raphael Reis tem o mesmo número de tentos. Gustavo Frigotto fecha o top-10, com 30.

A próxima etapa do Brasileiro de Turismo já tem data marcada: 22 de maio, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia.

 
PADDOCK GP #23, FALA SOBRE FITTIPALDI E FIM DE SEMANA MOVIMENTADO NO ESPORTE

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.