Nasr e Derani vencem corrida classificatória e garantem pole para 24 Horas de Daytona

A dupla brasileira garantiu a vitória em uma corrida marcada pela pista molhada em Daytona e cravou a pole para uma das corridas mais importantes do calendário do automobilismo. Kevin Magnussen, em sua primeira corrida no IMSA SportsCar, chegou a liderar a corrida de classificação com o Cadillac da Ganassi

Se o sábado trouxe um sabor agridoce com a conquista da pole da corrida de classificação para as 24 Horas de Daytona e a perda da posição de honra da disputa logo depois em razão de uma punição, o domingo (25) foi de completa alegria para a tripulação do Cadillac DPi #31 da equipe Action Express. O conjunto formado pelos brasileiros Felipe Nasr e Pipo Derani, que vai ser completado no próximo fim de semana também por Mike Conway e Chase Elliott, venceu a prova que definiu o grid de largada das 24 Horas de Daytona e, consequentemente, assegurou a pole-position de uma das principais corridas do calendário do endurance e do esporte a motor em 2021.

A corrida, com duração de 1h40min, foi disputada inicialmente com pista molhada, o que proporcionou um desafio a mais para as 47 duplas que largaram. O novo regulamento para a definição do grid para Daytona diz que somente dois pilotos, dos três ou quatro que cada tripulação tem na sua escalação para a corrida principal, com largada no próximo sábado, puderam ser escalados para a corrida de classificação.

RODRIGO MATTAR: Seis brasileiros garantidos nas 24h de Daytona

PIPO DERANI; FELIPE NASR; MIKE CONWAY; CHASE ELLIOTT;
Festa para a Action Express, pole das 24 Horas de Daytona 2021 (Foto: IMSA SportsCar)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Oliver Jarvis, com o Mazda DPi, largou na pole-position da prova, mas logo depois da largada perdeu a liderança para Kevin Magnussen, que fez sua estreia no IMSA SportsCar como piloto da Ganassi. Nasr, responsável por largar com o Cadillac #31, pulou de sexto no grid de largada para quarto, fazendo valer a enorme experiência a bordo do protótipo em Daytona.

Em uma prova bastante movimentada em todas as classes, Nasr e Derani foram os protagonistas, crescendo ao longo da corrida e ganhando muitas posições. A dupla brasileira assumiu de vez a liderança após ultrapassar o Cadillac #5 da JDC-Miller, pilotado por Tristan Vautier. Pipo Derani completou o trabalho da tripulação da Action Express e cruzou a linha de chegada com 3s664 de frente para Harry Tincknell, companheiro de equipe no Mazda #55 de Oliver Jarvis na corrida de classificação.

Ao site oficial do IMSA, Nasr e Derani falaram sobre a jornada vencedora deste sábado. “Regras são regras, mas não deixamos a frustração nos abater. Foi tudo sobre manter nossas mentes focadas. Quando vimos que o tempo estava mudando, sabíamos que uma oportunidade estava por vir. Isso é automobilismo. Tiramos proveito do que veio e abrimos nosso caminho na pista. Foi incrível”, definiu Felipe.

“Encaramos isso como uma corrida normal”, afirmou Pipo. “Para nós, é muito importante tentar tudo o que nós podemos para chegarmos aqui na semana que vem entendendo tudo o que nós precisamos fazer para ter uma boa corrida. Uma vitória em corrida é uma vitória em corrida, seja valendo 35 pontos ou 350 pontos. É assim que nós competimos. Vamos sempre tentar nosso melhor”, destacou o brasileiro.

Na classe DPi, a tripulação francesa formada por Vautier, Loïc Duval e Sébastien Bourdais vai largar em terceiro, à frente do conjunto #51 composto por Dane Cameron, Olivier Pla, Juan Pablo Montoya e AJ Allmendinger com o Acura da equipe Meyer Shank. Já o outro Acura, este da equipe Wayne Taylor Racing, guiado por Ricky Taylor, Filipe Albuquerque, Alexander Rossi e Helio Castroneves, vai sair em quinto, à frente do Cadillac #48 da Action Express tripulado por Jimmie Johnson, Kamui Kobayashi, Simon Pagenaud e Mike Rockenfeller.

Já o Cadillac #01 da Ganassi, pilotado por Magnussen, Renger Van der Zande, Scott Dixon e Marcus Ericsson, ficou na sétima posição do grid em Daytona.

Na classe LMP2, quem vai largar na frente é o conjunto do Oreca 07 #52 da PR1 Mathiasen, formado por Ben Keating, Mikkel Mac Jensen e Scott Huffaker, que superaram a tripulação europeia da High Class Racing, que teve na corrida de classificação Dennis Andersen e Ferdinand Habsburg e vai ter na prova principal também Anders Fjordbach e o ex-F1 Robert Kubica.

Os protótipos da nova classe LMP3 ficaram atrás dos GTs na corrida de classificação. Nicky Tandy e Alexander Sims triunfaram na disputa e lideraram a dobradinha da Corvette, com Jordan Taylor e Nick Catsburg em segundo lugar. Na GTD, quem deu as cartas foi a BMW, com vitória do veterano Bill Auberlen e do também norte-americano Robby Foley. O melhor LMP3 da prova foi o Duqueine 08 #6 da equipe Muehlner, pilotado por Moritz Kranz e Hoerr Laurents.

A programação oficial para as 24 Horas de Daytona definiu o horário da largada, no próximo sábado, para 17h40 (de Brasília).

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.