Os treinos livres da F1 na Emília-Romanha
Tudo que você precisa saber sobre o GP da Emília-Romanha 2024
Os últimos vencedores da F1 em Ímola
Estatísticas da Fórmula E após eP de Berlim
Endurance

De saída do grid da Fórmula 1, Alfa Romeo estuda entrada no WEC já em 2025

Alfa Romeo estuda fazer uma parceria ou até mesmo substituir a Peugeot no grid do Mundial de Endurance a partir de 2025. Anúncio oficial pode ser feito já em junho

Com saída iminente da Fórmula 1, Alfa Romeo pode concentrar os seus esforços no WEC para se manter no esporte a motor (Foto: Alfa Romeo)

Com saída iminente da Fórmula 1, Alfa Romeo pode concentrar os seus esforços no WEC para se manter no esporte a motor (Foto: Alfa Romeo)

 

A Alfa Romeo está com data marcada para deixar a Fórmula 1 e, com isso, a possibilidade é de que a equipe passe a integrar o grid do Mundial de Endurance a partir de 2025. A informação foi publicada nesta quarta-feira (26) pela versão italiana do portal Motorsport.com, que ainda sustenta um provável anúncio oficial – ou a divulgação de maiores detalhes – no Le Mans Classic, evento bienal de carros esportivos das 24 Horas de Le Mans, em junho.

A provável ida do time de Hinwil para o WEC se deve à proximidade do CEO da Alfa Romeo, Jean-Philippe Imparato, e do diretor-executivo da Stellantis (grupo proprietário da marca Alfa Romeo), Carlos Tavares, com a categoria de endurance. O empresário português, inclusive, esteve presente nas 6 Horas de Portimão, realizadas no último dia 16, acompanhando as atividades da Peugeot – que competiu com os carros #93 e #94.

A estreita relação com a escuderia francesa tem como objetivo a vaga no Mundial de Endurance em 2025. Há dois caminhos em vista para Tavares: ambas as equipes (Alfa Romeo e Peugeot) podem se juntar em um protótipo qualificado para o WEC ou a Alfa Romeo pode substituir a Peugeot na categoria, mas herdando o legado – como o projeto do carro – da escuderia francesa.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Equipe tradicional na história da Fórmula 1, Alfa Romeo deve ir para o WEC após fim da parceria com a Sauber (Foto: Alfa Romeo)

A equipe sediada na comuna de Vélizy-Villacoublay, na França, tem mostrado deficiências no conceito aerodinâmico nesta temporada. Isso fica ainda mais evidente nos resultados conquistados por seus pilotos no Mundial. Nico Müller, Gustavo Menezes e Loïc Duval não completaram a prova em Sebring e terminaram na quinta posição em Portimão. Já Jean-Éric Vergne, Paul di Resta e Mikkel Jensen fecharam em nono e sétimo nas duas primeiras etapas.

Não há expectativa de que a Peugeot consiga resolver os problemas aerodinâmicos do 9X8, o que deve favorecer, ainda mais, o acordo de parceria com a Alfa Romeo, que viria para otimizar o pacote técnico do protótipo antes de colocá-lo à prova no WEC – e por isso a estreia aconteceria apenas em 2025 e não no ano que vem.

A possibilidade da Alfa Romeo compor o grid do WEC surgiu após o anúncio do fim da parceria com a Sauber na F1, em agosto de 2022. O acordo terminará nesta temporada, com a Sauber virando Audi em 2026. Diante deste cenário, o time de Hinwil teria de buscar alternativas para se manter na categoria, o que é improvável que aconteça. A ida para o Endurance é vista como uma alternativa para a equipe suíça se manter no esporte a motor.