Iron Dames faz história no Bahrein e se torna 1ª equipe feminina a vencer etapa do WEC

O trio feminino formado por Michelle Gatting, Sarah Bovy e Rahel Frey venceu as 8 Horas do Bahrein pela GTE-Am e, de quebra, ainda fechou a temporada 2023 do WEC com o vice-campeonato

O encerramento da temporada 2023 do Mundial de Endurance foi histórico para a única equipe 100% feminina do grid, a Iron Dames. O trio formato por Michelle Gatting, Sarah Bovy e Rahel Frey venceu as 8 Horas do Bahrein pela GTE-Am e tornou-se o primeiro time formado por pilotas a subir ao degrau mais alto do pódio em qualquer uma das classes do WEC. De quebra, ainda fechou o ano com o vice-campeonato.

A bordo do Porsche 911 #85, as pilotas resistiram à pressão do Aston Martin Vantage GT3 guiado por Tomonobu Fujii, Casper Stevenson e Liam Talbot e receberam a bandeirada em primeiro com uma vantagem de 5s548.

Foi uma vitória simbólica, ainda. A partir de 2024, a atual classe GTE Am deixará de existir e dará lugar a uma nova categoria para carros GT3. Após o feito, Gatting disse que o resultado da corrida do último sábado (4) provou que o trio compete em alto nível e de igual para igual contra os pilotos em corridas de GT.

“Curti a última corrida desse carro. Foi um prazer absoluto ter a chance de guiar o Porsche este ano e enfim vencer. É algo que queríamos alcançar há muito tempo e finalmente conseguimos na última corrida, algo muito emocionante para todas nós”, frisou a dinamarquesa, que foi a responsável por conduzir o carro rosa no trecho final das 8 Horas do Bahrein.

Iron Dames celebra vitória nas 8 Horas do Bahrein (Foto: Iron Dames)

“A certa altura, vi que o Aston estava muito perto, então pensei ‘ok, talvez seja preciso forçar o ritmo um pouco mais’. Mas é uma questão de encontrar o equilíbrio para não acabar com os pneus em determinado momento”, salientou

Para Bovy, o gerenciamento de pneus foi fundamental para a primeira vitória. “Acho que conseguimos isso muito bem. Antecipamos as condições de corrida. Na minha vez [ao volante], e também na largada, era como se não soubéssemos o que realmente esperar nessas temperaturas, mas o ritmo estava lá ao final, e acho que a equipe fez um bom trabalho”, completou.

Pilota mais experiente do trio, Frey destacou o trabalho do projeto Iron Dames e chamou atenção para as mais novas ‘damas de ferro’ que estão surgindo. “Também nos concentramos nisso para o futuro. Isso me deixa muito orgulhosa. Mas ainda sou uma pilota e adoro seguir mais um pouco por aqui e continuar lutando por vitórias”, finalizou.

O título da classe GTE-Am ficou com o Corvette, do trio Nicky CatsburgBen Keating e Nicolás Varrone. Na classe principal, Hipercarros, o Toyota #8 comandado por Sebastien BuemiBrendon Hartley Rio Hirakawa venceu o Mundial de Endurance 2023.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.