Mundial de Endurance divulga calendário da temporada 2023 com volta de Portugal

A FIA aprovou o calendário 2023 do Mundial de Endurance, com destaque para a volta de Portugal depois de ficar de fora esse ano e as 24 Horas de Le Mans, que celebrará no ano que vem o seu centenário

O Mundial de Endurance divulgou, nesta quinta-feira (29), o calendário oficial para a temporada 2023 com sete etapas. A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) ainda aprovou o retorno de Portugal, que ficou de fora do Mundial deste ano. A prova das 6 Horas de Portimão está prevista para acontecer em 16 de abril.

A temporada começa com um prólogo em Sebring, nos Estados Unidos, nos dias 11 e 12 de março. Na semana seguinte, dia 17, acontecerá a primeira prova do ano, as 100 Milhas de Sebring, que vai coincidir com o fim de semana do GP da Arábia Saudita de Fórmula 1.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Le Mans_2022
A tradicional prova das 24 Horas de Le Mans vai comemorar seu centenário em 2023 (Foto: Reprodução/24 Horas de Le Mans)

Portugal, que estreou no Mundial de Endurance em 2021, vem na sequência, retornando ao calendário. Depois, em 29 de abril, acontecerá as 6 Horas de Spa-Francorchamps, prova que este ano foi realizada em maio.

As tradicionais 24 Horas de Le Mans vêm na sequência, com data prevista para 10 e 11 de junho. 2023, aliás, será um ano especial, já que a corrida que faz parte da tríplice coroa do automobilismo (junto com o GP de Mônaco de F1 e as 500 Milhas de Indianápolis) vai celebrar o seu centenário.

Como já tem sido, a FIA mais uma vez teve o cuidado de não colocar Le Mans coincidindo com um fim de semana da F1. A prova, portanto, vai acontecer uma semana antes do GP do Canadá.

As 6 Horas de Monza vêm em seguida, em 9 de julho. Depois, os pilotos vão para o Japão em setembro disputar as 9 Horas de Fuji, prova marcada para o dia 10. A temporada 2023 vai terminar no dia 4 de novembro, com as 8 Horas do Bahrein — mesmo fim de semana do GP de São Paulo de F1.

O presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, se disse “muito satisfeito por ver o Mundial de Endurance crescendo com força”. Já o presidente da Comissão de Endurance, Richard Mille, destacou que “o cronograma de sete rodadas é uma evolução natural do calendário e fornecerá às montadoras envolvidas um estágio para mostrar seus carros dos sonhos em uma variedade de circuitos mundiais e nos principais mercados globais”.

Mille ainda chamou a atenção para o centenário de Le Mans, agradecendo à FIA por ter “levado em consideração” o marco ao organizar o calendário da F1 2023.

Por fim, o CEO do WEC, Frédéric Lequien, destacou o retorno de Portimão, dizendo que a etapa “mostrou seu potencial em 2021, por isso é fantástico voltar lá no próximo ano”. “Trabalhamos em estreita colaboração com nossos parceiros para produzir um cronograma que funcione bem para os competidores e fãs. 2023 deve oferecer uma temporada fantástica, e mal podemos esperar para começar”, concluiu.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.