Endurance

Toyota #7 mantém ponta com 20 horas em Le Mans. Negrão e Fraga também lideram

Restando apenas quatro horas para o desfecho da 87ª edição das 24 Horas de Le Mans, a tripulação do Toyota TS050 Hybrid #7 caminha rumo à vitória depois dos problemas de equilíbrio do #8 enfrentados ao longo da noite. Os brasileiros seguem fazendo bonito com o trio de André Negrão na frente na LMP2 e Felipe Fraga acelerando na ponta da LMGTE-Am. Pastor Maldonado bateu e provocou a entrada do safety-car

Grande Prêmio / FERNANDO SILVA, de Sumaré
A 87ª edição das 24 Horas de Le Mans caminha para seu desfecho com nova dobradinha da Toyota praticamente garantida e com dois brasileiros muito perto da vitória em suas respectivas classes. Líder durante a maior parte da corrida, o trio formado por Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María ‘Pechito’ López manteve a liderança obtida na madrugada e ainda ampliou a vantagem para o TS050 Hybrid #8, de Fernando Alonso, Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima, com 1min58s à frente. O #8 enfrentou problemas de equilíbrio na traseira do carro. A equipe ainda teve de fazer a troca de uma das portas do protótipo.

Na LMP2, a liderança é da Signatech Alpine, que tem como pilotos o campineiro André Negrão e os franceses Pierre Thiriet e Nicolas Lapierre. E Felipe Fraga segue brilhando na sua estreia e caminha rumo à vitória na LMGTE-Am ao lado de Ben Keating e Jeroen Bleekemolen a bordo do Ford GT da Keating Motorsports.
 
São cinco os LMP1 na pista após 20 horas de corrida em Le Mans. A SMP Racing continua no top-3 com a tripulação do protótipo #11, formada por Vitaly Petrov, Mikhail Aleshin e Stoffel Vandoorne, que guiou nas últimas horas antes de dar lugar novamente a Petrov. 
 
Já o Rebellion #1, de Bruno Senna, Neel Jani e André Lotterer conseguiu recuperar terreno depois de um começo de corrida bastante complicado e ocupa a quarta colocação, à frente do outro carro da equipe suíça, tripulado por Nathanaël Berthon, Thomas Laurent e Gustavo Menezes.
A Toyota está muito perto de vencer novamente em Le Mans (Foto: Toyota Gazoo Racing)
Nas outras três classes em disputa, os pilotos brasileiros seguem fazendo bonito. Na LMP2, André Negrão está muito próximo de conquistar o título mundial ao lado de Pierre Thiriet e Nicolas Lapierre, seus companheiros de equipe na Signatech Alpine. O trio andou na segunda posição durante praticamente toda a noite, mas contou com um problema no Oreca 07 Gibson da G-Drive Racing quando Roman Rusinov teve de recolher para os boxes. 
 
Assim, a equipe francesa assumiu a liderança e tem agora uma volta de vantagem para o conjunto #38 da Jackie Chan DC Racing, formado por Ho-Pin Tung, Stéphane Richelmi e Gabriel Aubry.
 
Ainda na classe LMP2, Pastor Maldonado foi protagonista de um forte acidente no início da manhã ao bater de frente, na barreira de proteção, o protótipo #10 da DragonSpeed. O venezuelano deixou o carro normalmente, mas a dianteira do Oreca 07 ficou destruída. A batida levou a direção de prova a acionar o safety-car.

A batalha pela vitória segue muito intensa e imprevisível na LMGTE-PRO. Um dos grandes destaques da prova, Daniel Serra manteve a Ferrari 488 #51 da AF Corse por um bom tempo na liderança da classe. O conjunto da equipe italiana se revezou na frente, durante as janelas de pit-stop, com o Corvette #63 tripulado por Antonio García, Jan Magnussen e Mike Rockenfeller 
 
Ao fim da 20ª hora de corrida, García fechou na frente com o Corvette, com 16s de vantagem para o experiente Alessandro Pier Guidi, companheiro de equipe de Serra e James Calado na AF Corse. Outros quatro carros figuravam na mesma volta do líder: os Porsche #91 e #93 e os Ford GT #68 e #67 da equipe de Chip Ganassi.
 
Pipo Derani e Augusto Farfus continuam na prova. Derani, que corre com uma Ferrari 488 da Risi Competizione ao lado de Jules Gounon e Oliver Jarvis, está em nono na LMGTE-PRO, uma posição à frente de Farfus, que acelera na despedida da BMW do Mundial de Endurance ao lado de António Félix da Costa e Jesse Krohn com a M8 GTE.
Felipe Fraga a bordo do Ford GT nas 24 Horas de Le Mans (Foto: Ford Performance)
Por fim, na classe LMGTE-AM, Felipe Fraga segue brilhando na sua estreia em Le Mans. O mais jovem campeão da história da Stock Car está muito perto de escrever um novo capítulo dourado na sua carreira ao se aproximar da vitória em La Sarthe. A bordo do Ford GT da equipe Keating Motorsports, Fraga, que corre ao lado de Ben Keating e Jeroen Bleekemolen, lidera com uma volta de vantagem para o segundo colocado, o Porsche 911 da equipe Project 1, formada por Egidio Perfetti, Patrick Lindsey e Egidio Perfetti.
 
Em terceiro, outro brasileiro vem fazendo bonito na estreia em Le Mans. Rodrigo Baptista caminha firme para conquistar um lugar no pódio da LMGTE-AM ao lado de Wei Lu e Jeff Segal com a Ferrari 488 GTE da equipe JMW Motorsport.

Mundial de Endurance 2018/19, 24 Horas de Le Mans, classificação após 20 horas:

1 7 MIKE CONWAY
KAMUI KOBAYASHI
JOSÉ MARÍA LÓPEZ
GBR
JAP
ARG
P1 TOYOTA GAZOO RACING
TS050
Híbrido
319 voltas  
 
 
2 8 SÉBASTIEN BUEMI
KAZUKI NAKAJIMA
FERNANDO ALONSO
SUI
JAP
ESP
P1 TOYOTA GAZOO RACING
TS050
Híbrido
+1:59.701  
 
 
3 11 VITALY PETROV
MIKHAIL ALESHIN
STOFFEL VANDOORNE
RUS
RUS
BEL
P1 SMP RACING
BR ENGINEERING-AER
+5 voltas  
 
 
4 1 ANDRE LOTTERER
NEEL JANI
BRUNO SENNA
ALE
SUI
BRA
P1 REBELLION RACING
Rebellion R13 - Gibson
+9 voltas  
 
 
5 36 NICOLAS LAPIERRE
ANDRÉ NEGRÃO
PIERRE THIRIET
FRA
BRA
FRA
P2 SIGNATECH ALPINE MATMUT
ALPINE 470 - Gibson
+14 voltas  
 
 
6 3 THOMAS LAURENT
NATHANAËL BERTHON
GUSTAVO MENEZES
FRA
FRA
EUA
P1 REBELLION RACING
Rebellion R13 - Gibson
+14 voltas  
 
 
7 38 HO-PIN TUNG
STÉPHANE RICHELMI
GABRIEL AUBRY
CHN
MCO
FRA
P2 JACKIE CHAN DC RACING
ORECA 07 - Gibson
+16 voltas  
 
 
8 28 FRANÇOIS PERRODO
MATTHIEU VAXIVIÈRE
LOÏC DUVAL
FRA
FRA
FRA
P2 TDS RACING
ORECA 07 - Gibson
+16 voltas  
 
 
9 30 ROMAIN DUMAS
NICO JAMIN
PIERRE RAGUES
FRA
FRA
FRA
P2 DUQUEINE ENGINEERING
ORECA 07 - Gibson
+17 voltas  
 
 
10 22 PHILIP HANSON
FILIPE ALBUQUERQUE
PAUL DI RESTA
GBR
POR
GBR
P2 UNITED AUTOSPORTS
LIGIER JSP217 - Gibson
+18 voltas  
 
 
11 48 PAUL LAFARGUE
PAUL LOUP CHATIN
MEMO ROJAS
FRA
FRA
MEX
P2 IDEC SPORT
ORECA 07 - Gibson
+18 voltas  
 
 
12 26 ROMAN RUSINOV
JOB VAN UITERT
JEAN-ÉRIC VERGNE
RUS
BEL
FRA
P2 G-DRIVE RACING
ORECA 07 - Gibson
+19 voltas  
 
 
13 23 RENÉ BINDER
JULIEN CANAL
WILL STEVENS
AUT
FRA
GBR
P2 PANIS BARTHEZ COMPÉTITION
LIGIER JSP217 - Gibson
+20 voltas  
 
 
14 39 VINCENT CAPILLAIRE
JONATHAN HIRSCHI
TRISTAN GOMMENDY
FRA
SUI
FRA
P2 GRAFF-SO24
ORECA 07 - Gibson
+20 voltas  
 
 
15 29 FRITS VAN EERD
GIEDO VAN DER GARDE
NYCK DE VRIES
HOL
HOL
HOL
P2 RACING TEAM NEDERLAND
DALLARA P217 - Gibson
+24 voltas  
 
 
16 25 JOHN FALB
ANDREA PIZZITOLA
DAVID ZOLLINGER
EUA
FRA
FRA
P2 ALGARVE PRO RACING
ORECA 07 - Gibson
+25 voltas  
 
 
17 20 DENNIS ANDERSEN
MATHIAS BECHE
ANDERS FJORDBACH
DIN
SUI
DIN
P2 HIGH CLASS RACING
ORECA 07 - Gibson
+25 voltas  
 
 
18 50 ERWIN CREED
ROMANO RICCI
NICHOLAS BOULIE
FRA
FRA
EUA
P2 LARBRE COMPÉTITION
LIGIER JSP217 - Gibson
+26 voltas  
 
 
19 43 JOHN FARANO
ARJUN MAINI
NORMAN NATO
CAN
IND
FRA
P2 RLR M-SPORT/TOWER EVENTS
ORECA 07 - Gibson
+27 voltas  
 
 
20 47 ROBERTO LACORTE
GIORGIO SERNAGIOTTO
ANDREA BELICCHI
ITA
ITA
ITA
P2 CETILAR VILLORBA CORSE
LIGIER JSP217 - Gibson
+28 voltas  
 
 
21 34 NIGEL MOORE
JAKUB SMIECHOWSKI
JAMES WINSLOW
ING
POL
ING
P2 INTER EUROPOL COMPETITION
LIGIER JSP217 - Gibson
+31 voltas  
 
 
22 32 ALEX BRUNDLE
RYAN CULLEN
WILL OWEN
ING
IRL
EUA
P2 UNITED AUTOSPORTS
LIGIER JSP217 - Gibson
+33 voltas  
 
 
23 63 JAN MAGNUSSEN
ANTONIO GARCÍA
MIKE ROCKENFELLER
DIN
ESP
ALE
GTE-PRO CORVETTE RACING - GM
CHEVROLET CORVETTE C7.R
+36 voltas  
 
 
24 51 ALESSANDRO PIER GUIDI
JAMES CALADO
DANIEL SERRA
ITA
GBR
BRA
GTE-PRO AF CORSE
FERRARI 488 GTE EVO
+36 voltas  
 
 
25 91 RICHARD LIETZ
GIANMARIA BRUNI
FRÉDÉRIC MAKOWIECKI
AUT
ITA
FRA
GTE-PRO PORSCHE GT TEAM
PORSCHE 911 RSR
+36 voltas  
 
 
26 93 PATRICK PILET
NICK TANDY
EARL BAMBER
FRA
GBR
NZL
GTE-PRO PORSCHE GT TEAM
PORSCHE 911 RSR
+36 voltas  
 
 
27 68 JOEY HAND
DIRK MÜLLER
SÉBASTIEN BOURDAIS
EUA
ALE
FRA
GTE-PRO FORD CHIP GANASSI TEAM USA
FORD GT
+36 voltas  
 
 
28 67 ANDY PRIAULX
HARRY TINCKNELL
JONATHAN BOMARITO
GBR
GBR
EUA
GTE-PRO FORD CHIP GANASSI TEAM UK
FORD GT
+37 voltas  
 
 
29 69 RYAN BRISCOE
RICHARD WESTBROOK
SCOTT DIXON
AUS
GBR
NZL
GTE-PRO FORD CHIP GANASSI TEAM USA
FORD GT
+37 voltas  
 
 
30 66 STEFAN MÜCKE
OLIVIER PLA
BILLY JOHNSON
ALE
FRA
EUA
GTE-PRO FORD CHIP GANASSI TEAM UK
FORD GT
+38 voltas  
 
 
31 89 PIPO DERANI
JULES GOUNON
OLIVER JARVIS
BRA
FRA
ING
GTE-PRO RISI COMPETIZIONE
FERRARI 488 GTE EVO
+38 voltas  
 
 
32 82 AUGUSTO FARFUS
ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA
JESSE KROHN
BRA
POR
FIN
GTE-PRO BMW TEAM MTEK
BMW M8 GTE
+39 voltas  
 
 
33 94 MATHIEU JAMINET
SVEN MÜLLER
DENNIS OLSEN
FRA
ALE
NOR
GTE-PRO PORSCHE GT TEAM
PORSCHE 911 RSR
+39 voltas  
 
 
34 92 MICHAEL CHRISTENSEN
KEVIN ESTRE
LAURENS VANTHOOR
DIN
FRA
BEL
GTE-PRO PORSCHE GT TEAM
PORSCHE 911 RSR
+41 voltas  
 
 
35 81 MARTIN TOMCZYK
NICKY CATSBURG
PHILIPP ENG
ALE
HOL
AUT
GTE-PRO BMW TEAM MTEK
BMW M8 GTE
+42 voltas  
 
 
36 85 JEROEN BLEEKEMOLEN
FELIPE FRAGA
BEN KEATING
HOL
BRA
EUA
GTE AM KEATING MOTORSPORTS
FORD GT
+43 voltas  
 
 
37 56 JÖRG BERGMEISTER
PATRICK LINDSEY
EGIDIO PERFETTI
ALE
EUA
NOR
GTE AM TEAM PROJECT 1
PORSCHE 911 RSR
+43 voltas  
 
 
38 84 RODRIGO BAPTISTA
WEI LU
JEFF SEGAL
BRA
CAN
EUA
GTE AM JMW MOTORSPORT
FERRARI 488 GTE
+44 voltas  
 
 
39 61 LUIS PÉREZ COMPANC
MATTHEW GRIFFIN
MATTEO CRESSONI
ARG
IRL
ITA
GTE AM CLEARWATER RACING
FERRARI 488 GTE
+44 voltas  
 
 
40 77 MATT CAMPBELL
CHRISTIAN RIED
JULIEN ANDLAUER
AUS
ALE
FRA
GTE AM DEMPSEY-PROTON RACING
PORSCHE 911 RSR
+44 voltas  
 
 
41 62 COOPER MacNEIL
ROBERT SMITH
TONI VILANDER
ING
ING
FIN
GTE AM WEATHER TECH RACING
FERRARI 488 GTE
+45 voltas  
 
 
42 57 KEI COZZOLINO
TAKESHI KIMURA
CÔME LEDOGAR
JAP
JAP
FRA
GTE AM CAR GUY RACING
FERRARI 488 GTE
+45 voltas  
 
 
43 78 VINCENT ABRIL
LOUIS PRETTE
PHILIPPE PRETTE
MON
MON
MON
GTE AM PROTON RACING
PORSCHE 911 RSR
+45 voltas  
 
 
44 54 THOMAS FLOHR
FRANCESCO CASTELLACCI
GIANCARLO FISICHELLA
SUI
ITA
ITA
GTE AM SPIRIT OF RACE
FERRARI 488 GTE
+46 voltas  
 
 
45 86 MICHAEL WAINWRIGHT
BENJAMIN BARKER
THOMAS PREINING
GBR
GBR
AUS
GTE AM GULF RACING
PORSCHE 911 RSR
+46 voltas  
 
 
46 83 RAHEL FREY
MICHELLE GATTING
MANUELA GOSTNER
SUI
DIN
ITA
GTE AM KESSEL RACING
FERRARI 488 GTE
+47 voltas  
 
 
47 70 MOTOAKI ISHIKAWA
OLIVIER BERETTA
EDDIE CHEEVER III
JAP
MCO
ITA
GTE AM MR RACING
FERRARI 488 GTE
+49 voltas  
 
 
48 90 SALIH YOLUC
EUAN HANKEY
CHARLES EASTWOOD
TUR
GBR
GBR
GTE AM TF SPORT
ASTON MARTIN VANTAGE
+50 voltas  
 
 
49 60 CLAUDIO SCHIAVONI
SERGIO PIANEZZOLA
ANDREA PICCINI
ITA
ITA
ITA
GTE AM KESSEL RACING
FERRARI 488 GTE
+52 voltas  
 
 
50 97 ALEX LYNN
MAXIME MARTIN
JONATHAM ADAM
DIN
DIN
GBR
GTE-PRO ASTON MARTIN RACING
ASTON MARTIN VANTAGE AMR
+52 voltas  
 
 
51 31 ROBERTO GONZÁLEZ
PASTOR MALDONADO
ANTHONY DAVIDSON
MEX
VEN
ING
P2 DRAGONSPEED
ORECA 07 - Gibson
+74 voltas  
 
 
52 37 DAVID HEINEMEIER HANSSON
JORDAN KING
RICKY TAYLOR
DIN
ING
EUA
P2 JACKIE CHAN DC RACING
ORECA 07 - Gibson
+120 voltas  
 
 
53 17 STHÉPNAHE SARRAZIN
EGOR ORUDZHEV
SERGEY SIROTKIN
FRA
RUS
RUS
P1 SMP RACING
BR ENGINEERING-AER
+156 voltas  
 
 
54 4 OLIVER WEBB
PAOLO RUBERTI
TOM DILLMANN
GBR
ITA
FRA
P1 BY KOLLES RACING TEAM
ENSO CLM P1/01 - Nismo
+156 voltas  
 
 
55 49 HENNING ENQVIST
MIRO KONÔPKA
KONSTANTIN TERESCHENKO
SUE
ESL
RUS
P2 ARC BRATISLAVA
ORECA 07 - Gibson
+159 voltas  
 
 
56 71 DAVIDE RIGON
SAM BIRD
MIGUEL MOLINA
ITA
GBR
ESP
GTE-PRO AF CORSE
FERRARI 488 GTE EVO
+179 voltas  
 
 
57 95 MARCO SØRENSEN
NICKI THIIM
DARREN TURNER
DIN
DIN
GBR
GTE-PRO ASTON MARTIN RACING
ASTON MARTIN VANTAGE AMR
+187 voltas  
 
 
58 98 PAUL DALLA LANA
PEDRO LAMY
MATHIAS LAUDA
CAN
POR
AUT
GTE AM ASTON MARTIN RACING
ASTON MARTIN VANTAGE
+232 voltas  
 
 
59 64 OLIVER GAVIN
TOMMY MILNER
MARCEL FÄSSLER
GBR
EUA
SUI
GTE-PRO CORVETTE RACING - GM
CHEVROLET CORVETTE C7.R
+237 voltas  
 
 
60 88 MATTEO CAIROLI
SATOSHI HOSHINO
GIORGIO RODA
ITA
JAP
ITA
GTE AM DEMPSEY-PROTON RACING
PORSCHE 911 RSR
+240 voltas  
 
 
61 10 HENRIK HEDMAN
BEN HANLEY
RENGER VAN DER ZANDE
SUE
GBR
HOL
P1
DRAGONSPEED
BR ENGINEERING BR1-Gibson
+243 voltas  
 
 


 

Paddockast #22
O que torna uma corrida de qualquer categoria legal? E chata?




Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.