Toyota apresenta hipercarro para temporada 2021 do Mundial de Endurance

O GR010 Hybrid foi desenvolvido ao longo dos últimos 18 meses por engenheiros em Colônia, na Alemanha, e em Higashi-Fuji, no Japão

A Toyota apresentou nesta sexta-feira (15) o GR010 Hybrid, o hipercarro para a temporada 2021 do Mundial de Endurance. Sucessor do TS050 Hybrid LMP1, que venceu três vezes as 24 Horas de Le Mans, o carro conta com um motor V6 twin-turbo de 3.5 litros.

O novo hipercarro foi desenvolvido ao longo de 18 meses em duas frentes: uma em Higashi-Fuji, no Japão, e outra em Colônia, na Alemanha. O motor está limitado a 680cv e a potência máxima é de 1000 HP.

De acordo com a montadora, o novo GR010 conta com um pacote eletrônico sofisticado que “equilibra o motor com a MGU para garantir que o carro nunca ultrapasse a potência máxima exigida”.

Toyota GR010 Hybrid vai estrear no WEC em 2021 (Foto: Toyota)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

“Este é um monento fascinante para as corridas de endurance, com a nova categoria Le Mans Hypercar, e também para a Toyota Gazoo Racing, com o lançamento do GR010 Hybrid”, disse Hisatake Murata, presidente da equipe. “Este carro representa nossa próxima geração de carros de corrida híbridos. Durante nossa era na LMP1, desde 2012, trabalhamos incansavelmente para melhorar e fortalecer nossa tecnologia hibrida para as corridas. Traçamos um novo parâmetro com o TS050 Hybrid e o nosso primeiro ciclo de desenvolvimento de híbridos de corrida está completo. Esta tecnologia estará disponível para nossos clientes em breve”, avisou.

“Agora começa o Segundo estágio. Por meio da nossa participação no WEC, vamos refinar nosso trem de força hibrido de corrida no GR010 Hybrid, aprimorar nossa compreensão da tecnologia de hipercarros e desenvolver continuamente o nosso staff”, apontou. “Fazemos isso com uma meta clara: entregar mais carros esportivos empolgantes para nossos clientes no futuro. O GR010 é uma prévia dos nossos carros de rua e o que aprendemos nas pistas do WEC vai beneficiar diretamente nossos clientes. Por isso, estamos encantados em receber novos competidores na categoria máxima do WEC. Uma luta dura na pista vai nos inspirar a continuar melhorando e forçando os limites para melhor”, sublinhou.

Em 2021, a Toyota terá Mike Conway, Kamui Kobayashi e José Maria López no carro #7 e Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima e Brendon Hartley no #8.

“O novo regulamento foi feito para mostrar tecnologia relevante para as ruas no WEC enquanto entregamos também um espetáculo atrativo e de alto nível”, comentou Pascal Vasselon. “Estamos ansiosos para recebermos novos competidores e fazermos parte de um futuro empolgante do endurance com o nosso GR010 Hybrid. O novo regulamento Le Mans Hypercar faz com que o GR010 Hybrid seja um carro completamente novo, projetado com uma filosofia diferente. A maior diferença está na arquitetura do sistema hibrido. Teremos um sistema de recuperação de energia cinética e freios by-wire no eixo dianteiro. Com isso, tivemos de instalar o motor de arranque e freios traseiros totalmente hidráulicos pela primeira vez no nosso projeto do WEC”, explicou.

“Seguindo os regulamentos, nosso carro terá uma especificação de carroceria para todos os circuitos, então precisamos de uma janela de funcionamento maior para este carro. Estes são apenas exemplos. Tivemos muitas diferenças e desafios para trabalhar durante o desenvolvimento, então foi um desafio interessante de engenharia. Agora estamos ansiosos para continuar com nosso programa de testes e finalmente ver o nosso carro competir. Acho que a espera vai valer a pena”, completou.

A temporada 2021 do Mundial de Endurance está prevista para começar em 19 de março, com 1000 Milhas de Sebring, nos Estados Unidos.

Ouça os programas do GRANDE PRÊMIO no formato de podcast:
Anchor | Apple | Spotify | Google | Pocket Cast | Radio Public | Breaker

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube