WEC anuncia novo calendário provisório e marca retomada com 6H de Spa para agosto

A organização do Mundial de Endurance definiu as datas das três últimas etapas da super temporada 2019/20: além das 24 Horas de Le Mans, que já haviam sido anunciadas para 19 e 20 de setembro, o WEC anunciou as realizações das 6H de Spa em 15 de agosto e das 8H do Bahrein para 21 de novembro

Ainda que não haja a menor previsão de quando (e se) o mundo do esporte a motor vai voltar ao normal na esteira da pandemia do novo coronavírus, a organização do Mundial de Endurance anunciou, nesta sexta-feira (3), o calendário revisado para as etapas restantes da super temporada 2019/20. Além das 24 Horas de Le Mans, já remarcadas para os dias 19 e 20 de setembro, o WEC definiu as 6 Horas de Spa como retomada do campeonato para 15 de agosto e as 8 Horas do Bahrein, agora a etapa final, em 21 de novembro.
 
Desta forma, o WEC vai contar, na melhor das hipóteses, com oito etapas previstas. As 1.000 Milhas de Sebring, etapa que estava marcada para março, foram cancelada em razão das restrições de viagem impostas pelo governo norte-americano, em virtude do avanço da pandemia. As 8 Horas do Bahrein voltam ao calendário para substituir justamente a prova cancelada na Flórida.
 
O comunicado da categoria também diz que a nona temporada do WEC, que originalmente teria início em setembro de 2020, não vai começar antes de março de 2021.
As 6 Horas de Spa têm nova data no calendário provisório do WEC (Foto: Toyota)
Gérard Neveu, CEO do Mundial de Endurance, ressaltou que, mesmo com a publicação do calendário revisado, é impossível prever o que vai acontecer nos próximos meses. “A evolução dessa crise global de saúde nos deixou com poucas opções. Hoje é impossível considerar a organização de um evento internacional de automobilismo antes do verão e, por isso, reorganizamos o calendário de acordo com o mesmo número de eventos no cronograma”.
 
“No entanto, precisamos estar preparados para grandes mudanças para a próxima temporada, porque teremos de incorporar muitos parâmetros, começando pelas inevitáveis dificuldades econômicas que estão por vir. Por enquanto, a nossa principal preocupação é com a boa saúde de todos, e esperamos que todos cuidem de si mesmos e dos seus entes queridos nas próximas semanas”, alertou.
 
Pierre Fillon, presidente do Automóvel Clube do Oeste, responsável pela organização do campeonato, explicou as mudanças no calendário para as provas restantes da super temporada.
 
“Uma decisão excepcional para uma situação excepcional. No contexto do que estamos passando agora, a reprogramação do calendário da 8ª temporada do WEC exigiu certos ajustes em conjunto com nossos diferentes parceiros, competidores e circuitos. No entanto, para garantir a qualidade e a equidade deste campeonato, este ano é necessário deixar de ter as 24 Horas de Le Mans, programadas para 19 e 20 de setembro, como a etapa final da supertemporada 2019/20 do WEC”, explicou.
 
“Esta modificação foi estabelecida com total transparência e com o entendimento de todos os envolvidos. Mais uma vez, a prioridade é garantir o bom desempenho dos nossos campeonatos, limitando, tanto quanto possível, os efeitos dessa crise. Além disso, a largada das 24 Horas de Le Mans vai ser às 14h30 (horário local, 9h30 de Brasília) de 19 de setembro. Este horário foi decidido com nossos parceiros, especialmente com a televisão e com nossos competidores”, concluiu.
Paddockast #55
Um bate-papo com… RUBENS BARRICHELLO

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

COMO SE PREVENIR DO CORONAVÍRUS:
 

☞ Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.
☞ Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.
☞ Evite aglomerações se estiver doente.
☞ Mantenha os ambientes bem ventilados.
☞ Não compartilhe objetos pessoais.

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.