WEC e IMSA oficializam especificação conjunta dos hipercarros após luz verde da FIA

Após longa negociação, a FIA, o WEC e o IMSA chegaram um acordo para que os hipercarros possam competir na categoria de endurance norte-americana a partir de 2023

A Peugeot apresentou seu novo hipercarro: eis o 9X8, que nasce sem asa traseira (Vídeo: Peugeot)

Após “uma reunião técnica de alto nível”, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo), o Automobile Club de l’Ouest (responsável pelo Mundial de Endurance) e a IMSA firmaram um acordo que permitirá a participação dos hipercarros de Le Mans (LHM) no campeonato norte-americano a partir de 2023, após as partes oficializarem uma especificação conjunta, chancelada pela entidade máxima do esporte a motor.

“As partes chegaram a um acordo que visa equilibrar o desempenho desses diferentes tipos de carro, mais notavelmente o trem de força e a configuração de tração, para que os carros LMH possam competir no IMSA. As especificações de quatro elementos técnicos principais – pneu, perfil de aceleração, capacidade de frenagem e aerodinâmica – foram reunidas e acordadas pela ACO, FIA e IMSA antes de serem aprovadas pelo Conselho Mundial”, disse a nota emitida pela ACO, nesta sexta-feira (9).

Os envolvidos na negociação comemoraram o acordo, que representa um “momento significativo na história do automobilismo”. “Este grande anúncio visa nossa ambição de trilhar um futuro em comum para o endurance. Estamos todos trabalhando em conjunto para atingir esse objetivo e gostaria de agradecer a todos. É uma ótima notícia para as equipes e os fãs. As fábricas sonham em ser capazes de participar nas principais corridas de endurance do mundo com o mesmo modelo de carro: agora é realidade”, disse o presidente do Automobile Club de l’Ouest, Pierre Fillion.

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Hipercarros de Le Mans estarão aptos a correrem no IMSA a partir de 2023 (Foto: LCR)

“A FIA, a ACO e a IMSA tem trabalhado com um futuro comum para as equipes que competem na LMH e na LMDh conseguirem correr nos dois lados do Atlântico. Hoje somos capazes ver a convergência de ideias, em um passo que nos aproxima de torná-las realidade, o que é uma ótima notícia para todos envolvidos no endurance. Os princípios foram aceitos por todas partes. O sonho dos times e das fábricas poderem competir em todas as principais corridas de endurance como o mesmo carro está, agora, em nossas mãos. Isso representa um momento significativo na história do automobilismo”, comentou Richard Mille, presidente da comissão de endurance da FIA.

“O que atingimos como grupo, há algumas semanas em Paris, tem o potencial de revolucionar os protótipos de corrida em todo o mundo. Tudo aponta para uma categoria muito competitiva, englobando as principais fabricantes automotivas, apresentando tecnologia relevante, nas principais corridas de endurance. Coletivamente, temos a oportunidade de elevar ao mais alto nível nosso esporte, com a nova geração de carros. Não poderia estar mais orgulhoso do espírito colaborativo entre a nossa equipe do IMSA e os amigos da ACO e da FIA, e todos os parceiros automotivos”, analisou John Doonan, presidente do IMSA.

Na esteira do acordo, foi anunciado que a elegibilidade do LMH no IMSA dependerá da adesão dos fabricantes aos termos comerciais do campeonato norte-americano.

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