Com Norris, McLaren já tem o que é preciso para enfrentar Mercedes e Red Bull

Lando Norris foi ao pódio no GP da Áustria, depois de um ritmo sólido ao longo das 71 voltas no Red Bull Ring. O desempenho chamou a atenção de Lewis Hamilton, que elogiou o compatriota. Após a corrida, Norris falou em “boa sensação” e percebeu que já dá para pensar mais alto em 2021. E quer saber? Ele tem razão

Pode não parecer, mas Red Bull e McLaren dividem o mesmo caminho de evolução em 2021. Tanto que é possível afirmar que ambas entregaram até agora tudo aquilo que prometeram antes do início da temporada. E indo além, também é correto diz que Lando Norris vive um campeonato tão forte e regular quanto o de Max Verstappen, resguardando, claro, a posição que cada um ocupa frente ao Mundial. Diante disso, é bom dizer que a esquadra inglesa seguiu uma linha de desenvolvimento ajustada aos métodos precisos de Andreas Seidl e encontrou em Lando Norris um ótimo guia para levar o time a um ponto de competitividade que o grupo não via desde o início da década passada.

O fato é que a McLaren foi a equipe que mais precisou alterar seu projeto de 2020 para 2021, dentro de um regulamento que mudou pouquíssimo. O MCL35M é um carro bem diferente do seu antecessor, muito em função da troca da unidade de potência. A chegada da Mercedes forçou uma enorme modificação, mas os ingleses acertaram a mão, especialmente ao equilibrar o corte do downforce. O modelo ganhou velocidade de reta e um grande rendimento em curvas de alta e trechos mais rápidos, ajudado pelo entre eixos mais longo. A única limitação foi a performance em seções mais seletivas e de baixa velocidade. Mas isso acabou sendo minimizado por meio de uma evolução gradativa ao longo dessas primeiras nove etapas do campeonato, principalmente entre as corridas de Portugal e Mônaco.

A McLaren não poupa esforços no que diz respeito às atualizações e frequentemente usa as sextas-feiras de treinos livres para aperfeiçoar os elementos como difusor, asas e o próprio assolhado, que viu uma nova versão chegar a tempo da segunda corrida austríaca. Foram progressos importantes e que sanaram as grandes dificuldades. A esquadra parece caminhar firme para se distanciar cada vez mais da Ferrari – que até esboçou alguma reação nas pistas de rua, mas ainda enfrenta problemas com um carro que ou sofre com classificação ou pena em ritmo de corrida.

LEIA TAMBÉM
+São Paulo inclui F1 em lista de 30 eventos com público ainda em 2021
+Mercedes aperta Red Bull extra pista e McLaren mais perto da F1 ‘A’
+Dos mares para F1: quem é Alan Adler, o promotor do GP de São Paulo

ANDREAS SEIDL; MCLAREN; F1;
Andreas Seidl é um dos pilares da fase de reconstrução da McLaren na F1 (Foto: McLaren)

E o segredo do sucesso dos britânicos também está neste excelente Norris. A renovação de contrato é prova da confiança que o time tem nele e em como o vê liderando a esquadra no futuro. A verdade é que, mesmo tão jovem e ainda em crescimento, Lando atingiu um nível de maturidade e entendimento do esporte muito alto. A experiência de duas temporadas fortes ao lado de Carlos Sainz coloca o inglês de 21 anos em outro patamar técnico.

A corrida do último domingo na Áustria trouxe alguns números que comprovam isso também. Ao cravar o segundo tempo da classificação, a 0s048 de Verstappen, Norris foi capaz de garantir uma primeira fila que a McLaren não tinha desde 2012. E a volta do Q3 foi assombrosa. Ainda, foi o quarto pódio da carreira, o terceiro da temporada e o segundo no Red Bull Ring. Norris também ultrapassou os 100 pontos pela primeira vez em sua trajetória na F1 e está 4 pontos à frente de toda a soma das 17 corridas do ano passado. E somente a 3 de Sergio Pérez, o atual terceiro colocado no Mundial de Pilotos.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Daí, não foi exatamente um choque ouvir de Lewis Hamilton o elogiou contundente durante a primeira parte da corrida austríaca. “Que grande piloto”. De fato, Norris apresentou um ritmo consistente à frente do heptacampeão e teria sido uma dor de cabeça maior para a Mercedes, se o jovem não tivesse recebido uma punição pelo incidente com Pérez. Mas o enorme desempenho de Lando e a McLaren na pista da Red Bull também serviu para deixar claro que o time de Woking está na direção certa para retomar o rumo das vitórias.

“Durante todo o primeiro período, acho que os dois Mercedes foram mais rápidos do que eu, o que não foi uma surpresa, algo que eu esperava, mas segurá-los tão bem como fizemos foi uma pequena surpresa”, admitiu o jovem inglês.

Lando Norris foi um dos grandes nomes da corrida e terminou no pódio (Foto: McLaren)

A McLaren estabeleceu um ritmo muito mais forte na segunda corrida na Áustria. A explicação está nas atualizações, na velocidade de reta e na ótima tração em saídas de curva. A verdade é que o time britânico foi capaz de executar um acerto perfeito e conseguiu algo que nem mesmo a Mercedes foi capaz de fazer. Por isso, Norris não hesitou em colocar a equipe em um nível acima do que vinha acontecendo.

“Não foi como se não fosse possível competir com eles. Você meio que chega lá e, quando tem o carro com um bom desempenho, você percebe que tem uma chance contra eles. Mas é difícil dizer isso até que você esteja realmente competindo contra eles, enfrentando um confronto direto.”

“Então, estar nesse pelotão e dizer que estamos lutando por um pódio porque nosso ritmo é tão bom, foi uma sensação muito legal”, completou.

Neste momento, Norris tem razão em dizer que a esquadra inglesa está mais perto desse grupo com a Mercedes e até com a Red Bull – ao menos uma delas. É claro que fatores como pista e acerto impulsionaram a equipe, mas há um salto de qualidade que não se pode negar. Talvez apenas Daniel Ricciardo siga sendo única incerteza, mas a forma de Lando, tal como Verstappen e Hamilton, ofusca o companheiro. De qualquer jeito, a McLaren já tem o que é preciso para sair do pelotão da F1 ‘B’.

Verstappen aplica novo domínio e vence: os melhores momentos do GP da Áustria (GRANDE PRÊMIO com Reuters)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.