5 coisas que aprendemos na quinta-feira do GP do Bahrein da Fórmula 1 2024

Em um dia absolutamente confuso na tabela de tempos no Bahrein, a Red Bull apareceu discreta, mas firme em ritmo de corrida. E a Mercedes uivou alto no TL2

O primeiro dia de atividades da Fórmula 1 2024 no Bahrein foi de caos total na ordem de forças. Nesta quinta-feira (29), o TL1 viu a maior parte dos times apenas com pneus médios e uma liderança improvável de Daniel Ricciardo, com a RB. No TL2, com os pneus macios em ação, as Mercedes foram ao topo, com Lewis Hamilton na frente de George Russell.

Fernando Alonso fechou a tarde em terceiro, depois de ter sido o piloto mais rápido de pneus médios pela manhã. Atrás, Carlos Sainz, Oscar Piastri e, então, Max Verstappen, que focou mais em uma muito competente simulação de corrida com a Red Bull.

Nico Hülkenberg surpreendeu e foi sétimo com a Haas, na frente de Lance Stroll, Charles Leclerc e Sergio Pérez. Lando Norris foi lanterna do TL2.

O GRANDE PRÊMIO separou cinco coisas que aprendemos na quinta-feira de treinos livres do GP do Bahrein da Fórmula 1 2024:

George Russell andou bem junto com Lewis Hamilton no TL2 do Bahrein (Foto: Mercedes)

Mercedes acerta mão de cara e está preparada para aprontar

Tudo bem que o W15 sempre pareceu promissor, mas a ponto de liderar o TL2 da primeira etapa do ano com 1-2? É bem verdade que o ritmo de corrida, ainda que decente, não foi espetacular, mas em classificação os sinais foram excelentes. Deve ser pole? Provavelmente, não, mas a performance foi animadora de verdade. Há muita vida na Mercedes e no W15.

Não se engane com a Red Bull: ritmo de corrida assusta

Sabemos que ver a Red Bull longe da dianteira nos dois treinos livres empolga muita gente, mas recomendamos aquela olhadinha na tabela dos tempos na simulação de ritmo de corrida. Em geral, os austríacos foram entre 0s2 e 0s4 mais rápidos em stints longos que McLaren e Ferrari, as mais próximas no quesito. A Mercedes e a Aston Martin vieram ainda mais atrás. Assim, cautela, os caras ainda são favoritos, sim. Mesmo que possam perder a pole.

Ferrari começa firme e deve incomodar o fim de semana todo

Olho na Ferrari! A equipe, que deu tantos sinais positivos em stints longos na pré-temporada, voltou a andar forte no quesito, mas não decepcionou pensando em classificação. A tendência é ver os vermelhos no grupo da frente no grid e também na bandeirada final. Não tem nada de espetacular ali, mas há competitividade real.

McLaren engana também com lanterna. Ritmo de corrida é muito promissor

O último lugar de Norris no TL2 pode soar como caos total, mas a McLaren merece atenção. O ritmo em volta única não é tenebroso e Piastri provou isso, só que é no ritmo de corrida que reside a grande força do time, o que passou mais perto da Red Bull, inclusive. Vale ficar de olho.

Fernando Alonso andou bem na quinta-feira do Bahrein (Foto: Pirelli)

Quietinha, Aston Martin surge no topo o dia todo. Será?

Alonso pode até falar que a Aston Martin não está tão forte quanto em 2023. Talvez seja verdade, inclusive. Mas isso não quer dizer que o time esteja realmente mal. Longe disso. Os verdinhos estão rápidos, especialmente em volta rápida. Foram bem com pneus médios, bem também de macios. Em ritmo de corrida, sofrem com a concorrência do G4, mas nada também que seja humilhante.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Bahrein de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após cada dia de atividade. Na sexta-feira, o TL3 abre o dia às 9h30 (de Brasília, GMT-3), com a classificação a partir das 13h. A largada está marcada para as 12h do sábado.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
 Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.