Hamilton põe F1 em alerta e lidera 1-2 da Mercedes no TL2 do Bahrein. Verstappen é 6º

Só deu Mercedes no segundo treino livre para o GP do Bahrein de Fórmula 1. Lewis Hamilton sobrou durante toda a hora e terminou na frente, com George Russell em segundo

O segundo treino livre do GP do Bahrein de Fórmula 1, realizado no começo da tarde desta quinta-feira (29, teve um dono: Lewis Hamilton. O heptacampeão mundial esteve na frente durante praticamente a totalidade dos 60 minutos de atividade. É um começo, assim, que anima a Mercedes para a temporada que apenas nasce.

Mas não apenas por conta de Hamilton. Se o #44 anotou 1min30s374 e ponteou, George Russell foi 0s206 mais lento, suficiente para a segunda colocação. Ao menos para o primeiro dia de temporada, dá para dizer que ninguém mostrou o ritmo de classificação das Flechas Prateadas.

E Max Verstappen? Bem como no TL1 de horas antes, o tricampeão vigente reclamou no rádio, agora do ar que entrava no capacete, e não conseguiu emplacar bom ritmo de classificação. O de corrida, nas simulações mais longas, era bastante forte, mas o de voltas lançadas deixava a desejar. Foi quase 0s5 mais lento que Hamilton e terminou no sexto lugar.

Fernando Alonso foi o mais veloz fora da Mercedes e ficou com a terceira colocação, enquanto Carlos Sainz e Oscar Piastri ainda apareceram na frente de Verstappen. Nico Hülkenberg, Lance Stroll, Charles Leclerc e Sergio Pérez finalizaram o top-10. Lando Norris errou na única volta de pneus macios e ficou na última colocação.

ESCONDEU O JOGO? HAMILTON surpreende e puxa 1-2 da MERCEDES na F1 no BAHREIN | Briefing

Um dos destaques do treino foi Valtteri Bottas, multado por um lance que executou nos primeiros segundos da atividade: um teste de largada realizado depois da linha de saída do pit-lane.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Bahrein de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após cada dia de atividade. Na sexta-feira, o TL3 abre o dia às 9h30 (de Brasília, GMT-3), com a classificação a partir das 13h. A largada está marcada para as 12h do sábado.

Confira como foi o TL2:

Após um TL1 sob o sol barenita, o segundo treino livre chegava às 18h locais (12h de Brasília, GMT-3). A noite já havia caído e as condições eram mais representativas àquelas esperadas para classificação e corrida. A temperatura beirava os 17°C, com 22°C no asfalto, e os ventos seguiam fortes, ainda que não tanto quanto de manhã. Mesmo assim, a expectativa é que rajadas mais fortes ainda podiam se aproximar a 50 km/h.

Lewis Hamilton foi muito rápido no TL2 (Foto: Mercedes)

Se na primeira sessão apenas três equipes decidiram lançar mão dos pneus macios, estava claro que apareceriam bastante mais no TL2. Assim como mais cedo, Valtteri Bottas foi quem saiu na frente. Alguns minutos depois, seria avisado de que estava sob investigação. O motivo foi fazer um treino de largada depois da linha que marca a saída do pit-lane.

Logo de cara, os pneus macios estava na pista. O primeiro a montar tempo de ponta foi Lewis Hamilton, com 1min30s751, mas bastante gente estava em modo parecido. Fernando Alonso passava em segundo, ainda que 0s3 atrás do heptacampeão. Max Verstappen sairia após dez minutos e, ao menos na tentativa inicial, ficava em quarto.

Charles Leclerc, enquanto isso, passou por cima da zebra na curva final de Sakhir e temeu por danos. Pediu, inclusive, que a Ferrari avaliasse se algo de mais grave aconteceu com o assoalho repaginado que os italianos trouxeram para 2024. Alonso também quase perderia o carro um pouco mais tarde, na curva quatro.

A Williams era mais uma equipe a andar de pneus macios, e só aquelas que usaram o composto no TL1, RB, Sauber e McLaren, relutavam um pouco mais. Verstappen, dos lados da Red Bull, ainda estava incomodado e reclamava de que havia muito ar entrando no capacete. Estava incomodado, certamente.

Nico Hülkenberg finalmente colocou a Haas entre os primeiros (Foto: Haas F1 Team)

Pelos lados da McLaren, Lando Norris foi convocado para trocar o volante. Após 25 minutos, ele e Oscar Piastri eram os dois últimos colocados. Afinal, RB e Sauber já haviam entrado na festa dos pneus macios. Assim que colocaram, porém, melhoraram o tempo de volta. Piastri foi ao terceiro posto, atrás somente de Hamilton e Carlos Sainz, que voou até a segunda colocação.

A maior surpresa não era essa, mas Nico Hülkenberg finalmente mostrando alguma intenção da Haas de despejar potência após testes e TL1 apenas com ritmo de corrida em mente. Após metade da atividade, Hamilton mantinha a liderança, agora com o tempo de 1min30s374, renovado minutos antes. Sainz, Piastri, Verstappen, Hülkenberg, Alonso, Sergio Pérez, Leclerc, Lance Stroll e Alexander Albon fechavam o top-10.

Entre reclamações aqui e acolá, Verstappen melhorava o tempo, mas não se aproximava mais das primeiras posições. Continuava quase 0s5 atrás de Hamilton. Alonso, porém, seguia melhorando e renovando o lugar da Aston Martin entre os cinco primeiros.

Com 40 minutos, Norris continuava na última colocação e sem esboçar grande reação. De acordo com a equipe, o único motivo tinha sido um erro na solitária volta de classificação que a equipe tentou no TL2. Portanto, apesar último lugar, nada que preocupasse a equipe. Piastri continuava entre os primeiros.

Max Verstappen foi sexto colocado no TL2 (Foto: Red Bull Content Pool)

Enquanto isso, Alpine e Sauber se revezavam nas últimas posições. A Sauber, como McLaren e RB, liberou os pilotos somente para uma volta lançada, enquanto as demais equipes fizeram mais.

A pista encheu com menos de 15 minutos para o final, mas a animação por uma possível happy hour logo deu lugar à noção de que só havia gente em simulação de corrida. Dava para notar, por exemplo, que Verstappen e Pérez impunham ritmo bem veloz nesta configuração, ainda que não nas voltas lançadas. Nos instantes derradeiros, Max reclamou de novo: agora da troca para marchas maiores. E foi isso, no fim das contas. Hamilton na dianteira.

F1 2024, GP do Bahrein, Sakhir, TL2:

1L HAMILTONMercedes1:30.374 24
2G RUSSELLMercedes1:30.580+0,20622
3F ALONSOAston Martin Mercedes1:30.660+0,28621
4C SAINZ JRFerrari1:30.769+0,39524
5O PIASTRIMcLaren Mercedes1:30.784+0,41026
6M VERSTAPPENRed Bull Honda1:30.851+0,47724
7N HÜLKENBERGHaas Ferrari1:30.884+0,51022
8L STROLLAston Martin Mercedes1:30.891+0,51725
9C LECLERCFerrari1:31.113+0,73925
10S PÉREZRed Bull Honda1:31.115+0,74125
11A ALBONWilliams Mercedes1:31.333+0,95925
12D RICCIARDORB Honda1:31.516+1,14225
13L SARGEANTWilliams Mercedes1:31.715+1,34126
14K MAGNUSSENHaas Ferrari1:31.764+1,39026
15Y TSUNODARB Honda1:31.881+1,50728
16P GASLYAlpine1:31.951+1,57724
17V BOTTASSauber Ferrari1:32.001+1,62723
18E OCONAlpine1:32.027+1,65324
19G ZHOUSauber Ferrari1:32.048+1,67427
20L NORRISMcLaren Mercedes1:32.608+2,23424

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A abertura das transmissões da F1 2024 (Vídeo: F1 TV)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.