5 coisas que aprendemos na sexta-feira do GP da Cidade do México da Fórmula 1 2023

Max Verstappen liderou as duas sessões de treinos livres do GP da Cidade do México, mas o TL2 deu a sensação de que a McLaren, principalmente, pode brigar. E o pelotão tende a andar bem próximo

Numa sexta-feira (27) marcada por muitos novatos na pista, garoa, tráfego intenso e equilíbrio grande entre várias equipes, Max Verstappen liderou, de novo, as duas sessões de treinos livres do GP da Cidade do México.

Mas esteve lá, de novo, Lando Norris na perseguição. Se o TL2 teve absurdos 16 carros andando no mesmo segundo de Max, foi o piloto da McLaren quem acompanhou mais de perto, um pouco além de 0s1 acima da marca do holandês da Red Bull.

A Ferrari teve desempenho mais tímido, mas ainda cercou a McLaren com Charles Leclerc, enquanto a Mercedes já começa com aquela história de que até chegar no Q3 será duro na Cidade do México. Aí surgem várias candidatas a zebra: Williams, Alfa Romeo e até AlphaTauri, enquanto a Alpine não deslancha e a Aston Martin flerta com nova tragédia.

Diante deste cenário, o GRANDE PRÊMIO aponta cinco coisas que aprendemos na sexta-feira da 19ª etapa da temporada da F1 2023, na Cidade do México:

Max Verstappen liderou o dia de treinos, mas sem a folga habitual (Foto: Red Bull Content Pool)

Verstappen lidera com Red Bull favorita e Pérez discreto até em casa

O líder dos dois treinos livres foi Verstappen, nada de novo aí, convenhamos. Só que os austríacos não parecem tão disparados assim, há uma briga desenhada, um pelotão compacto. Voltando ao que não é inédito: está lá Sergio Pérez, mesmo correndo em casa, enfiado no meio do grid. Mais para frente, sim, mas atrás de carros inesperados, como Valtteri Bottas nesta sexta-feira. Difícil imaginar que o rapaz bata de frente com Max, né?

McLaren cerca firme com Norris e dá todos os sinais de que pode aprontar

Se Verstappen ditou o ritmo sem parecer fazer tanta força, Norris foi segundo da mesma forma. Não fez nenhum esforço absurdo e seguiu o rival com classe, colocando a McLaren apenas 0s1 atrás da Red Bull. Missão difícil bater Max no México? Muito. Impossível? Talvez não seja. E os laranjinhas são, certamente, as principais ameaças ao tricampeão.

Ferrari parece mais longe da briga por pole no México

Por mais que Charles Leclerc tenha se colocado ali na terceira posição e que, na prática, não esteja tão longe assim, a Ferrari parece mais ameaçar a McLaren do que a Red Bull. Ainda assim, é um cenário aceitável, visto que a principal briga dos italianos, hoje, é com a Mercedes. E nisso os vermelhos abriram o fim de semana em vantagem.

Mercedes teme ficar fora do Q3: exagero ou fato?

A Mercedes já está com aquela pegada de “oh, meu Deus, assim nem vamos ao Q3”. Um pouco de exagero, sabemos bem que os alemães evoluem em praticamente todos os finais de semana. E é coisa meio drástica, de sexta-feira para sábado e de sábado para domingo. Então, provavelmente veremos, sim, Lewis Hamilton e George Russell na parte que decide a pole na classificação, mas bem longe da posição de honra, sim.

Valtteri Bottas (Foto: Alfa Romeo)
Valtteri Bottas surpreendeu na sexta-feira do México (Foto: Alfa Romeo)

Williams? Alfa Romeo? AlphaTauri? México desenha pelotão grudado e zebras no jogo

Com 16 carros andando no mesmo segundo que Verstappen, o cheirinho de zebra subiu legal no México. É que a etapa costuma dar brechas para novidades, a altitude colabora, os motores limitados, refrigeração preocupa, enfim, é uma realidade bem diferente. E a sexta-feira viu surgirem fortes, em diferentes momentos, Williams, Alfa Romeo e até a lanterna AlphaTauri. Por outro lado, a Alpine começou lenta outra vez e a Aston Martin simplesmente foi a pior do TL2. Elevador frenético ali na ‘F1 B’ e na ‘F1 C’, que parecem ser uma coisa só no Hermanos Rodríguez.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Cidade do México de Fórmula 1. No sábado, o terceiro treino livre está marcado para as 14h30 (de Brasília, GMT-3), com a classificação às 18h. Já no domingo, a corrida larga às 17h. O GRANDE PRÊMIO ainda exibe classificação e a corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporteatravés da GPTV — o início das transmissões se dá 15 minutos antes das atividades.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.