5 coisas que aprendemos na sexta-feira do GP da Itália da Fórmula 1 2024
O GP da Itália começou da forma que o fã da F1 sonhava: com quatro equipes próximas da ponta. Red Bull e Mercedes tiveram problemas, mas lideraram treinos livres e andaram firmes também na simulação de corrida, enquanto McLaren e Ferrari foram mais equilibradas e sempre apareceram perto do topo. E o cenário se desenha excelente e aberto para a corrida
A sexta-feira (30) de treinos livres do GP da Itália foi das melhores da temporada. Em um dia movimentado, com batidas, mas muito tempo de pista, as quatro principais equipes do grid andaram em ritmos muito próximos. O que é simplesmente maravilhoso.
No TL1, a Red Bull saltou à frente com Max Verstappen, enquanto a Mercedes viveu um pesadelo ao ver Andrea Kimi Antonelli enfiar o carro no muro logo na estreia. No TL2, o cenário se inverteu: os taurinos penaram em ritmo de classificação, enquanto os prateados lideraram com Lewis Hamilton. Pensando na corrida, os dois times muito sólidos.
Solidez, aliás, é a melhor palavra para definir o dia que tiveram McLaren e Ferrari. Ainda que não tenham liderado nenhuma das sessões, as duas equipes rondaram a dianteira o tempo todo. E com os dois carros. Em ritmo de corrida, os laranjas foram um pouco melhores, mas nada que tire o sono totalmente dos vermelhos.
O GRANDE PRÊMIO separou cinco coisas que aprendemos na sexta-feira do GP da Itália, 16ª etapa da Fórmula 1 2024:
Red Bull cai no TL2, mas simulação de corrida empolga em Monza
O desempenho da Red Bull no segundo treino livre foi esquisitíssimo, mas tudo parece ter sido muito pensado ali. Os austríacos apostaram na ‘desatualização’ e dão sinais de que retomaram o controle do RB20, ao menos no que diz respeito a acertar o carro. Há ritmo de classificação e, principalmente, de corrida ali, com simplesmente Sergio Pérez o mais rápido na simulação com pneus médios. Os campeões voltaram?
McLaren se põe consistente e forte para sábado e domingo na Itália
A McLaren pode não ter liderado nenhuma das sessões do dia, mas isso tem acontecido em outras oportunidades, convenhamos. A verdade é que os britânicos estão no grupo dos favoritos na classificação e, especialmente, pensando no domingo. Lando Norris conduziu uma simulação de stint longo praticamente idêntica à feita por Pérez, Oscar Piastri também não ficou muito longe. Vão brigar muito forte de novo, sim.
Liderança no TL2 e ritmo de corrida forte: Mercedes vem para briga
Depois do fiasco nos Países Baixos, a Mercedes parece pronta para retomar o rumo certo na Itália. É verdade que o dia começou tenso, com Antonelli no muro, mas o time reconstruiu o carro e colocou George Russell na pista de tarde. Só que foi com Hamilton que vieram os principais momentos: dianteira no TL2 e uma simulação de corrida interessante, apenas 0s2 acima de Pérez e Norris.
Ferrari fica levemente abaixo das rivais, mas pode sonhar em casa
A Ferrari foi quem teve a simulação de corrida menos forte, mas, ainda assim, apareceu só 0s3 acima das marcas de Pérez e Norris. Não é ruim, não. Olhando para a classificação, ótimo desempenho também, com Carlos Sainz e Charles Leclerc rondando o grupo de líderes. Em casa, os italianos tendem a trocar tudo por essa vitória. E não dá para descartar, não. Correm por fora.
Antonelli espanca o muro na estreia. Colapinto começa bem
Antonelli durou poucos minutos na pista durante a estreia na F1, e isso certamente não estava nos planos. É claro que preocupa, o falatório vai rolar, mas a Mercedes foi bem na contenção de danos pública, ainda que tenha dado um leve puxão de orelha no rapaz. A verdade é que a subida do italiano soa como precipitada, sim, mas crucificá-lo por um erro é absurdo, seria iniciar o processo de fritura. Enquanto isso, na Williams, Franco Colapinto teve um dia bacana e fechou o TL2 só 0s2 atrás de Alexander Albon. Para um novato, bem decente, ainda mais na comparação com Logan Sargeant.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Itália de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. No sábado (31), o TL3 abre o dia às 7h30 (de Brasília), ao passo que a classificação será às 11h. Por fim, no domingo (1º), os pilotos disputam a corrida em Monza a partir das 10h.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: LADO A LADO — Logan Sargeant x Jolyon Palmer