5 coisas que aprendemos na sexta-feira do GP de São Paulo da Fórmula 1 2023

Uma classificação marcada por uma espécie de apocalipse, o dia virou noite em São Paulo e, mesmo assim, Max Verstappen fez a pole

Max Verstappen garantiu mais uma pole na temporada 2023 da F1, agora para o GP de São Paulo. Só que o resultado conquistado neste sábado (3) foi bem diferente de outros no ano. A verdade é que o primeiro lugar no grid de Interlagos saiu com drama, num Q3 absolutamente apocalíptico, em que o dia virou noite na capital paulista.

Na definição da pole, já quando a pista se apresentava tomada pela escuridão, virou volta única para todo mundo, com a tempestade chegando de uma vez. Ali, o holandês virou 1min10s727, com o traçado mais frio, os giros mais altos do que o que se imaginava. Charles Leclerc cresceu de novo na hora certa e sai em segundo.

A Aston Martin surpreendeu e reencontrou ritmo após muito tempo, com Lance Stroll e Fernando Alonso na segunda fila. Na terceira, a Mercedes, com Lewis Hamilton, e Lando Norris, com a McLaren. Carlos Sainz, George Russell, Sergio Pérez e Oscar Piastri fecham o top-10.

Diante deste cenário, o GRANDE PRÊMIO aponta cinco coisas que aprendemos na sexta-feira da 20ª etapa da temporada da F1 2023, em São Paulo:

Lewis Hamilton parece ter ritmo para subir no pelotão (Foto: Rodrigo Berton/Warm Up)

Cenário em Interlagos é de caos e estamos só na sexta-feira

A sexta-feira foi complicadíssima em Interlagos. O único dia com previsão de chuva no fim de semana apresentou uma enorme tempestade com consequências sérias. A estrutura do autódromo sofreu, não foi só a pista que ficou bem molhada e suja. Teve teto caindo, peças desmontando. Assim, o restante do fim de semana pode ficar comprometido em alguns setores do autódromo, especialmente em arquibancadas.

Verstappen volta à pole, mas corrida apresenta guerra dura de pneus

A pole de Verstappen não foi normal. Tudo bem, é o atual tricampeão, melhor piloto do ano disparado, mas o rendimento na classificação foi de altos e baixos. Só que o caos no Q3 fez todo mundo ter uma volta só, a pista longe do ideal e aí Max se colocou firme de novo. O ponto é que os pneus estão desgastando mais que o normal em São Paulo, tem gente no grid pensando até em três paradas. Assim, a estratégia conta bastante, bem como o ritmo com cada um dos compostos. E nisso a Red Bull não nada de braçadas sozinha.

Leclerc surpreende com Ferrari e sonha com pódio em São Paulo

A Ferrari, outra vez mais, teve força na classificação, mas não apresentou um ritmo tão impactante para a corrida. Bom, disso só teremos certeza com a sprint, só que os italianos parecem mais lentos que Red Bull, Mercedes e McLaren em stint longo. O segundo lugar de Leclerc no grid, porém, abre margem boa para pensar em pódio.

Hamilton e Norris levam atraso na classificação, mas devem remar de volta

Por conta do ritmo promissor de Mercedes e McLaren, Hamilton e Norris são outros dois caras que podem surgir no pódio. Mas, mais uma vez, ambos vão precisar remar. Interlagos costuma permitir boas recuperações, sim, só que a pista deve estar sequinha e aí o trabalho é um pouco maior. Mas ambos estão no jogo saindo da terceira fila, certamente.

Lance Stroll e a Aston Martin fizeram ótima classificação (Foto: Rodrigo Berton/Warm Up)

Aston Martin choca ao retomar velha forma e pode mirar pontos grandes

Do absoluto nada, lá estavam os carros verdinhos marcando presença na segunda fila. Difícil saber o que foi mais surpreendente: a Aston Martin retomando a forma em São Paulo ou a classificação com Stroll andando quase sempre melhor que Alonso. Em ritmo de corrida, o time deve sofrer um pouquinho nas disputas diretas, mas é etapa para marcar muitos pontos e aplacar a crise que se sustenta lá desde ainda a primeira metade do campeonato, quando as rivais encaixaram boas atualizações.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL e cobre o GP de São Paulo de Fórmula 1 ‘in loco’ com Evelyn GuimarãesGabriel CarvalhoGabriel CurtyJoão Pedro NascimentoLuana MarinoPedro Henrique Marum Rodrigo Berton. Em SEGUNDA TELA, o GP acompanha a etapa com transmissões da classificação, da sprint e da corrida. Na sexta-feira, no sábado e no domingo, o BRIEFING repercute tudo que acontece na etapa brasileira.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.