5 coisas que aprendemos no GP da Áustria, 9ª etapa da Fórmula 1 2023
Em um GP da Áustria lotado de punições por infrações de limites de pista, Max Verstappen sobrou e venceu mais uma vez. Charles Leclerc foi segundo e ao menos interrompeu a série absurda de voltas lideradas pelo holandês
Max Verstappen segue sem adversários na temporada 2023 da F1. Nem mesmo o festival de punições por limite de pista foi capaz de parar o bicampeão no GP da Áustria, mais uma corrida amplamente dominada pelo holandês, virtual tricampeão do mundo.
O domínio foi tão grande que até deu tempo de parar com três voltas para o fim, calçar os pneus macios e cravar a volta mais rápida, levando ainda o pontinho extra. Charles Leclerc chegou em segundo, levou a Ferrari ao pódio e quebrou a sequência absurda de voltas seguidas do holandês na dianteira.
Relacionadas
Sergio Pérez manteve o ritmo forte da sprint e voltou ao pódio, quebrando a sequência negativa de resultados. Carlos Sainz, em atuação feroz e inspirada, chegou na quarta colocação, mas foi quem puxou a fila dos punidos tardiamente e, assim, caiu para sexto. O ótimo Lando Norris foi quem ficou com o quarto posto no fim.
Fernando Alonso teve fim de semana extremamente tímido, mas chegou em quinto. O sétimo foi George Russell, já que Lewis Hamilton foi outro dos punidos horas depois, na também apagada Mercedes. Lance Stroll e Pierre Gasly – mais um punido – foram os últimos que salvaram pontos no Red Bull Ring.
Diante deste cenário, o GRANDE PRÊMIO aponta cinco coisas que aprendemos na nona etapa da F1 2023, na Áustria:
Áustria é ótima pista, mas limites de pista tiram do sério
O Red Bull Ring é uma pista das mais divertidas da F1, raramente gera corrida ruim, tem ultrapassagens espalhadas pelo traçado, uma maravilha. De fato, a corrida foi legal, a sprint ontem foi incrível. O problema é essa quantidade obscena de infrações de limite de pista, esse tanto de punição, resultado final saindo só no meio da noite e cheio de trocas. Não tem como.
Red Bull abre ainda mais e atropela. E faz até Pérez ir ao pódio
O que o RB19 fez na pista de casa foi coisa de louco. Verstappen teve mais uma vitória dominante, foi excelente, mas até Pérez, que estava em fase horrível, foi levado pelo carro ao pódio. O mexicano se recuperou legal, mas a diferença de equipamento para o resto do grid era brutal. Os caras não deixaram os rivais nem sentirem o gosto de uma reação.
Ferrari emenda primeira sequência de 2 boas corridas em muito tempo: renasceu?
Um GP do Canadá de recuperação boa e com pneus durando e um GP da Áustria em que, sim, a Ferrari finalmente emendou duas boas corridas seguidas. Dá para dizer que desde o apagão de 2022 isso não rolava, o carro cresceu, as estratégias estão decentes e os pilotos, que obviamente são talentosos, acordaram para a vida. Leclerc foi segundo e só não foi excelente pela sprint, enquanto Sainz pegou um injustíssimo sexto lugar, com punição pós-corrida e tudo mais. Mas lutou bravamente, ultrapassou e se defendeu com muita garra.
Performances tímidas ligam sinal de alerta em Mercedes e Aston Martin
Alonso até acabou na frente de Sainz pelo festival de punições, mas isso não pode mascarar o fato de que a Aston Martin tomou da Ferrari o fim de semana todo. O time não se aproximou da Red Bull, como prometia, e ainda viu uma rival direta mais forte. Para a Mercedes, pior ainda, tanto em resultados quanto em perspectiva. É que as Flechas de Prata vinham em crescente nítida, mas isso foi brecado, né? 11 pontinhos em um fim de semana com sprint é muito pouco.
Norris atropela Alpine e ‘F1 B’ com atualizações. Hora da McLaren brilhar?
Considerando que Oscar Piastri estava com o carro sem as atualizações, a McLaren teve um GP da Áustria extremamente positivo. Norris andou forte os três dias e saiu coroado com um quarto lugar com gosto de vitória para os laranjinhas. Na mesma etapa em que a Alpine fez só 3 pontinhos somando sprint e corrida, é uma animada forte numa batalha que estava adormecida da ‘F1 B’.
O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da Fórmula 1 2023 AO VIVO e EM TEMPO REAL. A próxima etapa está marcada para acontecer já na semana que vem, entre 7 e 9 de julho, com o GP da Inglaterra. No sábado e no domingo, há também a segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!