5 coisas que aprendemos no GP de Singapura, 18ª etapa da Fórmula 1 2024

Lando Norris, enfim, acertou uma largada na veia. E foi assim que iniciou um domínio completo do GP de Singapura, seguido por Max Verstappen, que deve vibrar com o resultado conquistado. A Ferrari minimizou danos, mas foi pouco, bem pouco

Lando Norris venceu de forma categórica o GP de Singapura. Neste domingo (22), o inglês finalmente fez uma grande largada e nem viu direito Max Verstappen no retrovisor, tamanha a distância que abriu. Pilotagem firme, vitória fundamental para seguir sonhando com o título da F1 2024.

Verstappen foi segundo e conseguiu segurar bem a vantagem no campeonato, enquanto Charles Leclerc, terceiro na tabela, foi apenas quinto, comprometido por uma classificação terrível. Oscar Piastri foi ao pódio e, assim, grudou no monegasco.

A quarta posição em Singapura ficou com George Russell, em uma Mercedes muito tímida. Lewis Hamilton, companheiro de George, foi sexto, com uma estratégia de pneus difícil de entender. Carlos Sainz, Fernando Alonso, Nico Hülkenberg e Sergio Pérez fecharam o top-10.

O GRANDE PRÊMIO separou cinco coisas que aprendemos no GP de Singapura, 18ª etapa da Fórmula 1 2024:

Lando Norris venceu a terceira na F1 (Foto: AFP)

Norris acerta largada em Singapura e tem vitória à Verstappen 2023

A largada era absolutamente chave e tinha toda cara de que iria dar ruim para Norris. O histórico pesava muito contra, todas as chances saindo da pole tinham sido jogadas fora e, mais do que isso, o negócio se acentuava quando a comparação era com Verstappen. Enfim, isso mudou em Singapura. Lando saiu decidido, com atitude e nem viu o rival. Max se enroscou com Hamilton, que partia com pneus macios, sem conseguir nem assustar o adversário. De resto, um passeio no parque, uma vitória que o próprio Verstappen assinaria facilmente em 2024, com mais de 20s entre Lando e Max. Excelente e para dar confiança de que a virada no campeonato é possível.

Verstappen conquista segundo lugar com sabor de vitória e volta aos trilhos

Verstappen não venceu e nem passou perto disso, mas o resultado foi excelente. O neerlandês sabe que chegar em segundo, com o carro que tem hoje e, principalmente, a vantagem no campeonato, é quase uma vitória, então, hora de sorrir. Mais importante que isso, é ver que ainda consegue fazer a mágica dele, com as limitações que forem. Ainda, que a Red Bull conseguiu diminuir o estrago do carro, deixou mais do jeito que o tricampeão gosta. No fim, o copo meio cheio é muito mais importante aqui, afinal, tomar uma pancada da McLaren dói, mas é a 18ª etapa da temporada, não é como se fosse a quarta, quinta. O título segue encaminhado.

Leclerc evita estrago maior, mas sábado cobra preço na tabela

Leclerc evoluiu em relação à posição do grid e chegou em quinto, mas o resultado conquistado em Marina Bay foi decepcionante ao extremo. A Ferrari tinha carro para brigar por pole e vitória e isso foi para o saco já no sábado. Sair de nono matou qualquer possibilidade e pensar que “reduziu danos” agora não vai adiantar muito. O campeonato está acabando, Charles praticamente deixou de vez a briga pelo título e os italianos também viram a McLaren descolar no Mundial de Construtores.

Mercedes mantém papel de coadjuvante e sai desanimada de Singapura

A Mercedes saiu do sábado com a sensação de que podia ter voltado aos trilhos. Depois do duro período pós-férias, os prateados acharam alguma coisa no carro que rendeu uma segunda fila no grid toda dela, mas não aproveitaram. Nem pódio rolou e ainda teve uma estratégia incompreensível com Hamilton de pneus macios, algo jamais esperado para quem largava em terceiro. Enfim, chance perdida, tudo bem, mas principalmente: o time estagnou.

Lewis Hamilton saiu bem irritado com a tática (Foto: AFP)

Alonso vence ‘F1 B’ em dia de sufoco para Sainz e Pérez

A ‘F1 B’ teve menos brilho do que nas últimas provas, mas ainda rolaram boas atuações, como as de Alonso, Hülkenberg e Colapinto, ainda que o novato tenha saído sem pontos. O que chamou a atenção, porém, foi ver caras como Sainz e Pérez metidos nessa briga, com carros que eram bem superiores. Carlos ainda salvou um sétimo lugar na estratégia, enquanto Checo precisou de um undercut para bater Franco. Ou sairia sem ponto algum.

Fórmula 1 agora faz longa pausa e retorna de 18 a 20 de outubro em AustinEstados Unidos, início da perna americana da temporada 2024.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Sauber rejeita Bortoleto e prepara anúncio de Bottas nos próximos dias

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.