5 coisas que aprendemos no sábado do GP da Austrália da Fórmula 1 2024

Max Verstappen brilhou justamente no Q3 e atropelou os rivais para ficar com a pole do GP da Austrália. Carlos Sainz, guerreiro, parte em segundo com a Ferrari

Max Verstappen parece ter deixado o circo pegar fogo para chegar apagando o incêndio com força no Q3 da classificação do GP da Austrália. Neste sábado (23), o neerlandês sobrou justamente no Q3, virou 1min15s915 e colocou quase 0s3 em cima de um brioso Carlos Sainz.

Lando Norris e Charles Leclerc vão dividir a segunda fila, já que Sergio Pérez foi punido por atrapalhar a volta rápida de Nico Hülkenberg e caiu para sexto, atrás ainda de Oscar Piastri.

George Russell voltou a bater Lewis Hamilton e parte de sétimo, com o companheiro de Mercedes na 11ª colocação. Entre eles, Yuki Tsunoda, Lance Stroll e Fernando Alonso.

O GRANDE PRÊMIO separou cinco coisas que aprendemos na classificação do GP da Austrália da Fórmula 1 2024:

Carlos Sainz vai largar em segundo no GP da Austrália (Foto: AFP)

Verstappen, de novo, brilha na ‘Hora H’ e estraga expectativa da Ferrari

O clima de expectativa altíssima para uma disputa acirrada entre Verstappen e a dupla da Ferrari sofreu um baque gigantesco justamente no Q3, na hora da decisão da pole. O neerlandês sobrou, baixou da casa de 1min16s e nem uma volta muito boa de Sainz foi capaz de tornar as coisas mais equilibradas. O cenário para a corrida pode mudar baseado no que se viu no TL2? Pode, claro, mas não é o mais provável agora. A sensação é que realmente Red Bull e Max guardaram o melhor para quando importava. E amanhã importa muito.

Sainz batalha e supre dia ruim de Leclerc em duelo direto

A pole não veio, mas Sainz deixou a classificação da Austrália grandão. Ainda em recuperação depois da cirurgia de retirada do apêndice, o espanhol faz um fim de semana firme, com direito a uma classificação excelente. A volta no Q3 foi caprichada, mesmo quase 0s3 acima da marca de Verstappen. Carlos larga duas posições na frente de Leclerc, que errou no giro derradeiro do Q3. E o duelo interno da Ferrari segue divertido.

McLaren se agiganta e larga Mercedes e Aston Martin para trás

Se a briga atrás de Red Bull e Ferrari parecia parelha, especialmente entre McLaren e Aston Martin, a classificação separou um pouco as coisas. Os laranjinhas tiveram ótimos resultados, colocaram os dois carros no top-5 e partem favoritíssimos na batalha direta. A Aston Martin sofre de forma geral e só fala em pontuar, enquanto a Mercedes viveu mais baixos do que altos de novo, mas tem Russell na frente dos dois bólidos verdinhos.

Hamilton cai no Q2 e escancara má fase

Mais uma sessão importante, mais um resultado abaixo de Hamilton. O começo de temporada da lenda inglesa não é nada bom e o sábado na Austrália reservou mais uma derrota para Lewis no enfrentamento com Russell. Hamilton ficou no Q2, justamente quando parecia estar pegando mais a mão do carro no fim de semana. Não deve ter vida fácil para passar nem as Aston Martin amanhã, segue pelejando com o W15.

Daniel Ricciardo ficou no Q1 na corrida de casa (Foto: Red Bull Content Pool)

Ricciardo leva surra de Tsunoda na classificação de casa

E que tal a sapatada que Daniel Ricciardo levou na frente de seus compatriotas, hein? Para quem vive falando que sonha com retorno à Red Bull, a real é que não dá para bancar que o australiano mereça estar nem na RB. A fase é muito ruim e não vem de hoje. Na Austrália, caiu no Q1 e ainda viu Tsunoda se meter no Q3, um desastre completo.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Austrália, em Melbourne, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida. No domingo, a largada está marcada para a 1h (de Brasília, GMT-3).

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.