Pérez perde 3 posições por bloquear Hülkenberg e cai para 6º no grid da Austrália

Sergio Pérez foi considerado culpado em lance que acabou tirando a chance de Nico Hülkenberg avançar ao Q2 da classificação do GP da Austrália. Assim, o mexicano levou três posições de punição e caiu para sexto no grid

Sergio Pérez caiu para a sexta posição no grid de largada do GP da Austrália. Neste sábado (23), o mexicano foi considerado culpado por atrapalhar uma volta rápida de Nico Hülkenberg no Q1 e, assim, recebeu três posições de punição para o início da corrida do Albert Park.

Os comissários explicaram que Hülkenberg vinha em volta rápida e já chegava à curva 13 em alta velocidade. Pérez, em giro de saída dos boxes, estava lento e ficou no caminho do alemão da Haas, que precisou tirar o pé.

O lance acabou sendo decisivo para o destino de Nico na classificação da Austrália. É que o alemão estava com chances reais de melhorar o tempo e avançar ao Q2. Com o bloqueio do mexicano da Red Bull, nada feito: Hülk ficou pelo Q1 e larga de 16º neste domingo.

A punição a Pérez tem impactos importantes para o grid de largada: se a primeira fila segue de Max Verstappen e Carlos Sainz, Lando Norris e Charles Leclerc passam a dividir a segunda, enquanto Oscar Piastri vai a quinto, seguido pelo mexicano.

Nico Hülkenberg caiu no Q1 ao ser atrapalhado por Sergio Pérez na Austrália (Foto: AFP)

Pérez é o atual vice-líder do Mundial de Pilotos, com 36 pontos anotados após dois segundos lugares. Hülkenberg vem em 11º, com 1 pontinho suado conquistado no GP da Arábia Saudita.

Confira o comunicado da decisão dos comissários pela punição de Pérez:

“Os comissários ouviram o piloto do carro #11 (Pérez), o piloto do carro #27 (Hülkenberg) e os representantes das equipes, além de reverem o incidente, telemetria, vídeos, rádios. Hülkenberg estava em volta rápida quando chegou à curva 13. Pérez, em volta de saída dos boxes, estava na zona de aceleração e fez com que Hülkenberg tivesse de sair da linha. Hülkenberg foi forçado a tirar o pé do acelerador e frear mais cedo. Os comissários observaram que a equipe estava focada no carro da frente de Pérez e só avisou ele sobre a chegada de Hülkenberg 1s antes, muito tarde para impedir o bloqueio”.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Austrália, em Melbourne, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida. No domingo, a largada está marcada para a 1h (de Brasília, GMT-3).

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.