5 coisas que aprendemos no sábado do GP de Miami de Fórmula 1 2023

Max Verstappen cometeu um erro na primeira tentativa do Q3 que o jogou para nono. Quando tentaria melhorar o tempo, Charles Leclerc bateu e trouxe o final da classificação. Sergio Pérez, então, ficou com a pole-position para o GP de Miami

Max Verstappen era, definitivamente, o homem a ser batido no circuito de rua de Miami. Antes da classificação deste sábado (6), o #1 da Red Bull fulminou o recorde da pista no TL3 e estabeleceu um padrão que dificilmente seria alcançado na briga pela pole-position. Na prática mesmo, apenas Sergio Pérez, com o mesmo equipamento, e Charles Leclerc, exímio classificador, poderiam conseguir escrever um roteiro diferente ao final do Q3.

Na primeira tentativa do Q3, porém, o holandês mostrou ao mundo que era feito de carne e osso. Sim, Verstappen cometeu um pequeno erro no primeiro setor que foi o bastante para jogá-lo para nono, sem tempo registrado. Haveria, portanto, apenas mais uma única tentativa que teria de ser perfeita para o piloto alcançar a sua 23ª pole na carreira.

Só que havia muito mais guardado para os minutos finais, e Verstappen não teve sequer chance de tentar algo: uma bandeira vermelha a menos de dois minutos para o fim do Q3 causada por Leclerc decidiu a classificação em favor de Pérez.

Fernando Alonso fecha a primeira fila, com Carlos Sainz em terceiro. Kevin Magnussen conseguiu uma ótima quarta colocação com a Haas, à frente de Pierre GaslyGeorge Russell conseguiu evitar o fiasco da Mercedes e alinha em sexto, com Leclerc ficando em sétimo. Esteban Ocon ficou em oitavo, com Bottas fechando o top-10, atrás de Verstappen.

O drama de Max Verstappen esquenta o GP de Miami (Foto: Red Bull Content Pool)

Diante deste cenário, o GRANDE PRÊMIO aponta cinco coisas que aprendemos no sábado da quinta etapa da temporada da F1 2023, em Miami:

Pérez tem a chance da vida de liderar a F1

Se tinha algo absolutamente impensável para a classificação de Miami era a pole de Pérez, com Verstappen longe. É o que vai rolar no grid de largada. Com um Q3 caótico, o mexicano, que vivia terrível fim de semana, tem a faca e o queijo na mão para, com o companheiro em nono, vencer e assumir a liderança da F1 pela primeira vez na carreira. É circuito de rua, né? Deve ser magia…

Verstappen vai precisar de uma recuperação daquelas que conhece bem

A nona posição no grid é terrível para Verstappen, especialmente porque o holandês era muito favorito a cravar a pole, muito mesmo. Dessa vez, por mais que Leclerc tenha ajudado, Max não pode reclamar muito, afinal, foi ele quem errou na primeira tentativa. A questão aqui é que, se tem alguém que sabe vencer de posições áridas, esse alguém é o bicampeão. Verstappen tem quase um bingo de triunfos na F1, das mais variadas posições do meio do pelotão. Precisa disso amanhã ou vai correr atrás de Pérez a partir de Ímola, algo inimaginável tempos atrás.

Charles Leclerc causou confusão no grid de Miami (Foto: Ferrari)

Leclerc, o classificador, jogou com o entretenimento

Leclerc costuma ser um dos destaques dos sábados da F1, sim, mas foi um destaque muito do negativo em Miami. Tido como adversário de Verstappen pela pole, o monegasco errou na primeira tentativa e, na segunda, carimbou o muro pela segunda vez no fim de semana. Para ele, terrível. Para os fãs da F1, show! Gerou entretenimento, o rapaz.

Alonso, do nada, com chance de mais um pódio

O fim de semana se desenhava mediano para a Aston Martin, aí conseguiu piorar muito no TL3, com os dois carros enfiados no pelotão intermediário. Bom, do nada Alonso em segundo no grid. Surreal, mas o bicampeão do mundo tem chances reais de buscar o quarto pódio em cinco corridas, especialmente pela configuração do grid. Dá para dizer que é o piloto do ano, sem dúvidas.

F1 2023, GP DE MIAMI, CLASSIFICAÇÃO, SÁBADO, SERGIO PÉREZ, POLE, FERNANDO ALONSO, AFP
Sergio Pérez celebra pole-position do GP de Miami ao lado de Fernando Alonso no dia da zebra (Foto: AFP)

Magnussen, Gasly, Bottas: bagunça de Leclerc esquenta ‘F1 B’

O caos proporcionado por Leclerc, pelo dia ridículo de Lance Stroll e da Mercedes e pelo erro de Verstappen esquentou a ‘F1 B’! Haas em quarto com Magnussen, Gasly em quinto de Alpine, Ocon e Bottas também no top-10. E ainda tem a McLaren nas três últimas filas do pelotão, ou seja, o negócio vai emparelhar no campeonato de quem briga pela quinta colocação. Pode apimentar o GP de Miami.

A largada para o GP de Miami está marcada para 16h30 (de Brasília, GMT-3) deste domingo. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023 da Fórmula 1 AO VIVO e EM TEMPO REAL. Tem ainda a segunda tela da corrida em parceria com a Voz do Esporte a partir das 16h10.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.