Pérez garante pole em Miami com ajuda de acidente de Leclerc. Verstappen é 9º

Max Verstappen cometeu um erro na primeira tentativa do Q3 que o jogou para nono. Quando tentaria melhorar o tempo, Charles Leclerc bateu e trouxe o final da classificação. Sergio Pérez, então, ficou com a pole-position para o GP de Miami

Max Verstappen era, definitivamente, o homem a ser batido no circuito de rua de Miami. Antes da classificação deste sábado (6), o #1 da Red Bull fulminou o recorde da pista no TL3 e estabeleceu um padrão que dificilmente seria alcançado na briga pela pole-position. Na prática mesmo, apenas Sergio Pérez, com o mesmo equipamento, e Charles Leclerc, exímio classificador, poderiam conseguir escrever um roteiro diferente ao final do Q3.

Na primeira tentativa do Q3, porém, o holandês mostrou ao mundo que era feito de carne e osso. Sim, Verstappen cometeu um pequeno erro no primeiro setor que foi o bastante para jogá-lo apenas para nono. Haveria, portanto, apenas mais uma única tentativa que teria de ser perfeita para o piloto alcançar a sua 23ª pole na carreira.

Só que havia muito mais guardado para os minutos finais, e Verstappen não teve sequer chance de tentar algo: uma bandeira vermelha a menos de dois minutos para o fim do Q3 causada por Leclerc decidiu a classificação em favor de Pérez.

Fernando Alonso fecha a primeira fila, com Carlos Sainz em terceiro. Kevin Magnussen conseguiu uma ótima quarta colocação com a Haas, à frente de Pierre Gasly. George Russell conseguiu evitar o fiasco da Mercedes e alinha em sexto, com Leclerc ficando em sétimo. Esteban Ocon ficou em oitavo, com Bottas fechando o top-10, ao lado de Verstappen.

A largada para o GP de Miami está marcada para as 16h30 (de Brasília, GMT-3). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023 da Fórmula 1 AO VIVO e EM TEMPO REAL. Neste domingo, tem ainda a segunda tela da corrida em parceria com a Voz do Esporte a partir das 16h10.

Lewis Hamilton (Foto: Mercedes)

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Confira como foi a classificação para o GP de Miami:

Depois de um verdadeiro passeio de Verstappen nos treinos livres — ainda que Russell tenha surpreendido no TL1 e liderado a sessão —, a principal questão da classificação era se o piloto da Red Bull manteria o domínio ou poderia ser pego de surpresa por alguns dos principais adversários. No último treino, por exemplo, Leclerc foi quem mais chegou perto do tempo de 1min27s535 estabelecido pelo bicampeão.

Essa marca de Verstappen, aliás, era nada menos que 1s261 melhor que a pole conquistada pelo próprio representante da Ferrari no ano passado, o que dava sinais de que seria preciso um verdadeiro milagre para a SF-23 desbancar o poderoso RB19 na formação do grid de largada.

Na pista, Albon foi o primeiro a registrar tempo, alcançando 1min30s967, mas a marca foi logo superada por Kevin Magnussen. A volta de 1min29s358, aliás, já era mais rápida que o melhor giro registrado no Q1 do ano passado.

Verstappen, então, assinalou 1min28s424, mas Pérez conseguiu um tempo 0s118 melhor que o companheiro de equipe e pulou para a liderança. O mexicano, então, informou pelo rádio que estava ventando bastante. De acordo com a previsão do tempo, eram esperadas rajadas de até 37 km/h no momento da classificação.

Leclerc fechou sua volta em 1min28s422, colocando-se entre os carros da Red Bull. Alonso, mais discreto ao longo do final de semana, conseguiu adquirir o melhor tempo no terceiro setor, pulando para quarto, a 0s3 de Pérez, ainda na liderança do Q1.

A dez minutos para o fim, a imagem recuperada mostrou um incidente envolvendo Hamilton e Magnussen: na curva 17, o piloto da Mercedes encontrou o dinamarquês lento pelo meio do caminho e, para evitar o choque, acabou tocando com a asa dianteira no muro.

Na parte de baixo, 1min29s271 de Logan Sargeant era o tempo a ser batido por Alexander Albon, Yuki Tsunoda, Lando Norris, Nyck de Vries e Hamilton. No momento em que a direção de prova informava que a manobra anterior, envolvendo o #44 e Magnussen, seria investigada após a sessão, Verstappen cravava a melhor marca do final de semana: 1min27s363.

Correndo perigo de ver sua classificação acabar ainda no Q1, Hamilton conseguiu acertar a volta e pular para o décimo posto, mas era ainda muito pouco para garantir uma passagem segura para a segunda parte da classificação. Albon, por exemplo, cruzou a linha de chegada na sequência e saltou para quinto, jogando o heptacampeão para 11º.

A três minutos para o fim, a dupla da Alfa Romeo, Guanyu Zhou e Valtteri Bottas, deu um respiro por alguns instantes ao deixar a zona de corte. Hamilton já aparecia em 16º, resultado que o eliminaria na primeira parte.

Volta final, e estavam fora Hamilton, Russell, Sargeant, Piastri e Norris. O #4, porém, passou 0s2 abaixo do tempo de 1min28s668 de Pierre Gasly, então 15º. Antes disso, Sargeant respirou e entrou no top-15, jogando Zhou para a zona de corte. Com o cronômetro já zerado, o duo da Mercedes tratou de fazer o que se era esperado e garantiu o passe para o Q2, mas a primeira parte da sessão classificatória trouxe a primeira grande surpresa com a eliminação de Lance Stroll, que ficou apenas em 18º com a Aston Martin. Além dele, Norris (16º), Tsunoda (17º), Piastri (19º) e Sargeant (20º) também ficaram de fora.

Q2: Hamilton cai, e Russell consegue última vaga para briga pela pole

Mais 15 minutos pela frente, e os pilotos restantes na classificação partiram logo para a pista. Verstappen e Pérez foram os primeiros a registrar tempo, com o mexicano passando pouco mais de 0s1 acima da marca de Max no primeiro setor do circuito de Miami. E com um ritmo impressionante, o #1 virou 1min27s baixo já em sua tentativa inicial de buscar vaga no Q3.

Pérez ficou a 0s218 da volta de Verstappen, com Alonso arrancando o terceiro posto a dez minutos do final do Q2. Logo atrás, Ocon e Gasly pulavam para quarto e quinto, respectivamente, mas Sainz já surgia na tela com o melhor primeiro setor da pista.

O espanhol, então, foi melhor também no segundo trecho, mas faltou aquele triz de performance justamente no último. No entanto, a volta de 1min27s148 foi apenas 0s038 mais lenta que a de Verstappen, o piloto que mais se aproximou do bicampeão até então numa tomada de tempos.

A briga do 11º para baixo, como de costume, passou a ser eletrizante nos cinco minutos finais. Magnussen, com 1min28s153, era quem mantinha o tempo a ser batido que daria direito ao Q3, com Russell, Hamilton, Zhou, De Vries e Bottas ficando de fora.

O chinês da Alfa Romeo, então, passou 0s2 abaixo da marca do dinamarquês no segundo setor e pulou para décimo. O sexto lugar de Bottas, que veio imediatamente atrás, porém, jogou o #24 para fora da parte final da classificação.

A decisão ficou mesmo para aquele último respiro, com os pilotos de Brackley não podendo se dar ao luxo de um erro mínimo sequer ao longo dos 5.412m da pista de Miami. Russell virou 1min27s743 e conseguiu entrar, mas dessa vez, foi o heptacampeão que viu sua classificação acabar mais cedo, ficando apenas em 13º. Verstappen foi o mais rápido, já entrando na casa de 1min26s, porém Leclerc ficou a 0s150 do holandês. Além de Lewis, Albon, Hülkenberg, Zhou e De Vries pararam no Q2.

Q3: erro de Verstappen, batida de Leclerc e apoteose de Pérez

Além do duo da Red Bull e da Ferrari, estavam ainda na disputa pela pole, em teoria, Alonso, Ocon, Gasly, Magnussen, Russell e Bottas. Na prática, porém, seria todos contra Verstappen, mas um erro do holandês logo no início da volta trouxe uma lembrança: Max não é invencível.

E Pérez tratou de aproveitar a brecha que se abriu e cravou 1min26s841, pulando para a ponta. Alonso, então, veio na sequência e pulou para segundo, trazendo Russell logo consigo. Não demorou para Sainz, no entanto, tomar o terceiro posto.

Cada um, portanto, teria mais uma única tentativa, mas esse filme já era repetido para a Fórmula 1. Verstappen calçou pneus novos em folha e foi mordido para o tudo ou nada. Só que o destino quis colocar um tempero a mais no final da sessão — à moda italiana, regado ao drama: Leclerc perdeu totalmente o controle e bateu na barreira de proteção, trazendo a bandeira vermelha e garantindo, ainda que sem querer, a terceira pole de Pérez na F1.

F1 2023, GP de Miami, Grid de largada:

1S PÉREZRed Bull Honda1:26.841 20
2F ALONSOAston Martin Mercedes1:27.202+0.36119
3C SAINZ JRFerrari1:27.349+0.50818
4K MAGNUSSENHaas Ferrari1:27.767+0.92619
5P GASLYAlpine1:27.786+0.94520
6G RUSSELLMercedes1:27.804+0.96320
7C LECLERCFerrari1:27.861+1.02019
8E OCONAlpine1:27.935+1.09420
9M VERSTAPPENRed Bull Honda 15
10V BOTTASAlfa Romeo Ferrari 15
11A ALBONWilliams Mercedes1:27.795+0.95415
12N HÜLKENBERGHaas Ferrari1:27.903+1.06215
13L HAMILTONMercedes1:27.975+1.13415
14G ZHOUAlfa Romeo Ferrari1:28.091+1.25017
15N DE VRIESAlphaTauri Honda1:28.395+1.55416
16L NORRISMcLaren Mercedes1:28.394+1.5538
17Y TSUNODAAlphaTauri Honda1:28.429+1.58810
18L STROLLAston Martin Mercedes1:28.476+1.6358
19O PIASTRIMcLaren Mercedes1:28.484+1.6439
20L SARGEANTWilliams Mercedes1:28.577+1.73610
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