Newey viaja para GP de Miami em meio a processo de separação com Red Bull

Enquanto ainda negocia forma de sair da Red Bull antes do encerramento do contrato, Adrian Newey estará na garagem do time durante o GP de Miami de Fórmula 1

Em meio a uma iminente saída da Red Bull antes mesmo do fim do contrato, previsto para acabar em 2025, o projetista e engenheiro Adrian Newey é esperado para aparecer na garagem da equipe durante o GP de Miami de Fórmula 1, que acontece neste domingo (5).

Segundo reportagem da emissora inglesa Sky Sports, Newey já informou a superiores da Red Bull o desejo de sair da posição de chefe técnico, mas que não sentiu a necessidade de uma ruptura imediata, com as conversas ainda evoluindo para determinar quando e como ele irá sair.

Um anúncio oficial sobre a saída era esperado para acontecer nesta terça-feira (30), segundo o site alemão F1 Insider. Porém, o jornalista Andrew Benson, da BBC, citou que o comunicado deve acontecer apenas na quinta-feira.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Adrian Newey e Christian Horner: chefe da Red Bull destacou evolução da equipe (Foto: Red Bull Content Pool)

Adrian ainda não conversou cara a cara com o chefe de equipe Christian Horner sobre o tema, mas ambos são esperados para viajarem juntos a Miami neste fim de semana. A relação com o mandatário, inclusive, é um dos principais fatores para Newey optar pela saída.

A dinâmica entre as partes tem ficado cada vez mais fria. Em 2023, Horner afirmou em entrevista que a estrutura técnica da Red Bull não era mais “dependente” de Newey, e ainda fez uma comparação com o Manchester United, citando que o clube de futebol seguiu vencendo após a saída do atacante francês Eric Cantona, uma das principais estrelas do time nos anos 1990.

Em janeiro, a esposa de Adrian, Adriana, respondeu uma publicação no Instagram sobre as faltas de Horner afirmando que eram uma tremenda besteira. A acusação de assédio sexual em cima do chefe de equipe, que estremeceu as estruturas internas da Red Bull, também viraram um fator que influenciam a decisão de Newey.

Adrian Newey de saída da Red Bull? (Foto: Red Bull Content Pool)

Newey é considerado um dos maiores designers da era moderna da Fórmula 1. Responsável pelos projetos da Williams em boa parte da década de 1990 — entre eles, o revolucionário FW14B, com o qual Nigel Mansell foi campeão — e também McLaren na sequência, o britânico chegou à Red Bull em 2006.

Com os austríacos, já são, até o momento, sete títulos de Pilotos (quatro de Sebastian Vettel e três de Max Verstappen) e seis de Construtores. Sob o atual regulamento, ninguém entendeu melhor a aerodinâmica do efeito-solo do que Newey, o que o torna naturalmente um dos pilares do recente sucesso da base em Milton Keynes.

Fórmula 1 retorna de 3 a 5 de maio para a disputa do GP de Miami, o primeiro de três que acontecem nos Estados Unidos na temporada 2024.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.