Albon se defende por limites de pista excedidos em 2023: “Carro sensível ao vento”

Piloto que mais infringiu os limites de pista em 2023, Alexander Albon culpou o antigo carro da Williams por ser muito "sensível ao vento" e não espera que problema se repita com FW46

Uma das maiores reclamações por parte de pilotos e equipes em 2023 foi a questão dos limites de pista. Alexander Albon foi quem mais violou tal regra, colecionando um total de 60 infrações. O tailandês, no entanto, explicou que o FW45 da Williams era muito “sensível ao vento”, o que lhe prejudicou. O #23 garantiu que não espera ter o mesmo problema com o FW46 para a temporada 2024.

Só no GP da Áustria do ano passado, por exemplo, mais de 1.200 supostas infrações foram cometidas ao longo de todo o fim de semana no Red Bull Ring. Um problema que, pelo menos por enquanto, a Fórmula 1 parece não estar preocupada em resolver. Ou seja, a tendência é que os pilotos sigam cruzando a temida linha branca em determinadas etapas.

Albon, por sua vez, minimizou o fato de ter sido o grande recordista — negativamente — no ano passado. “Nenhuma das infrações nos custou posições – se você quiser colocar dessa forma”, disse o piloto de 27 anos. “Portanto, por mais que os limites de pista possam ser vistos como uma coisa má e um tipo de comportamento de ‘bad boy’, é apenas parte do jogo, é levar o carro ao limite”, explicou.

A Williams apresentou, no último dia 5, o FW46, carro com o qual espera dar um passo à frente e alcançar mais do que o sétimo lugar no Mundial de Construtores. Alex culpou o modelo da temporada passada pelas infrações, mas afirmou que novo bólido é mais estável.

Albon foi recordista em infrações relacionadas aos limites de pista em 2023 (Foto: Reprodução/Autosport)

“Nosso carro era muito sensível ao vento. Esse foi um dos maiores problemas, eu diria, que meio que desencadeou tudo”, sublinhou o companheiro de Logan Sargeant. “Rajadas de vento e pequenos estalos aqui e ali só dificultaram, principalmente em pistas como Austin, por exemplo”, acrescentou.

Mesmo que não esteja preocupado com os limites de pista, Albon reconheceu que os mesmos serão importantes em 2024, quando a equipe espera lutar mais regularmente por pontos. Desta forma, qualquer punição pode significar muito.

“Não é algo que esteja no topo da minha lista para focar neste ano”, reconheceu, antes de finalizar: “Mas, ao mesmo tempo, é claro, espero que estejamos em mais corridas onde os limites de pista serão importantes, porque estaremos brigando por pontos nessas corridas.”

A Fórmula 1 retorna às pistas de 21 a 23 de fevereiro, com os testes coletivos de pré-temporada no Bahrein, no circuito de Sakhir.

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