Albon diz que Williams conseguiu reduzir peso do carro e vê “ótimo trabalho” na F1 2024
Alexander Albon disse, ainda, que a equipe prepara nova atualização para o FW46, mas reforçou que a Williams não quer datar quando implementará as mudanças
Alexander Albon sabe que o trabalho da Williams prevê bons resultados a médio e longo prazo. A temporada 2024 da Fórmula 1 começou bem abaixo do esperado, ao contrário do que o time de Grove buscou em 2023, quando o anglo-tailandês surpreendeu ao conseguir terminar o certame do ano passado com 27 pontos, ajudando os azuis a ficarem na sétima posição do Mundial de Construtores. Em 2024, porém, o cenário é bem diferente: após 14 etapas, o #23 não teve o mesmo desempenho e somou apenas quatro tentos. Logan Sargeant se destacou ainda menos e está zerado na competição, deixando a Williams na nona colocação.
Mesmo assim, Albon elogiou o trabalho que vem sendo feito pela equipe e citou o êxito da equipe em conseguir ‘emagrecer’ o FW46. “A equipe está fazendo um ótimo trabalho. Na verdade, tiramos muito peso do carro. Ainda estamos acima do peso, mas não estamos nem perto de onde estávamos no começo do ano”, afirmou ao piloto ao Motor Sport Week.
“Se você observar quantas atualizações foram feitas pelas equipes que disputam diretamente com a gente, não tivemos quase nenhuma atualização importante. Fizemos uma asa dianteira no Japão e, fora isso, tudo foi apenas peso. Então, de certa forma, acho que isso é positivo, porque ainda não fizemos nenhuma atualização no carro e estamos conseguindo brigar por pontos”, explicou.
Albon lembrou, ainda, que há uma atualização a caminho para o carro britânico, mas salientou que a Williams não quer datar quando implementará as mudanças.
“A Williams não quer dar uma data para isso, mas acho que é bom. Isso mostra que estamos no caminho certo e, de certa forma, prova que teríamos sido muito competitivos no início do ano se ainda não estivéssemos acima do peso”, disse.
“É uma combinação de orçamento e capacidade. Infelizmente, é preciso fazer uma escolha entre peso e desempenho. Não é uma coisa ou outra. Tentamos fazer as duas coisas ao mesmo tempo porque elas andam juntas. Há muitos testes que precisam ser feitos quando você começa a deixar as peças mais leves. Ao mesmo tempo, também precisamos de carga no carro. Portanto, há dois projetos”, concluiu Albon.
Depois das férias de verão, a Fórmula 1 voltará às pistas entre os dias 23 e 25 de agosto para o GP dos Países Baixos, em Zandvoort.
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