Albon evita se colocar no top-5 de pilotos da Fórmula 1 2023: “Não cabe a mim dizer”

Alexander Albon somou 27 dos 28 pontos da Williams na Fórmula 1 2023, mas evitou dizer que a performance acima do esperado o colocava entre os cinco melhores pilotos da temporada

Se a Williams conseguiu fechar a temporada 2023 da Fórmula 1 num honroso sétimo lugar após amargar mais uma vez a lanterna da competição no ano anterior, é graças aos 27 pontos somados por Alexander Albon dos 28 que a equipe conquistou. O tailandês tirou leite de pedra em vários finais de semana, tanto que foi apontado como um dos destaques da temporada — embora não se coloque no top-5.

Albon alcançou dois sétimos lugares em 2023, nos GPs do Canadá e da Itália. De quebra, ainda teve uma excelente classificação na Holanda ao colocar o carro da Williams em quarto no grid, conseguindo marcar mais pontos no fim de semana em Zandvoort.

Ao todo, foram seis largadas entre os dez primeiros e pontos somados em oito corridas. Mas apesar da performance muito acima do que a Williams poderia oferecer, Alex não se vê como um dos melhores — ao menos, explicou ao GRANDE PRÊMIO que era uma opinião que não “caberia a ele”.

“Não cabe a mim dizer”, desconversou ao ser questionado pelo GP durante o final de semana em Interlagos, em novembro, se concordava em estar entre os cinco melhores pilotos da temporada 2023 da F1.

Alexander Albon foi um dos destaques de 2023 (Foto: Williams)

“Acho que cada um ficaria bem ranqueado, mas nunca se sabe. Há muito mais fatores na Fórmula 1 do que em outros esportes”, acrescentou o #23, que se prepara para a sua quinta temporada na principal categoria do automobilismo mundial. Albon também explicou que não sente que a experiência adquirida ao longo dos últimos anos tenha influenciado em sua pilotagem, mas sim no feeling de corrida.

Albon terminou 2023 em 13º no Mundial de Pilotos, a melhor classificação com a Williams. Seu melhor resultado geral foi em 2020, quando corria na Red Bull e terminou em sétimo, conquistando dois pódios na temporada.

A Fórmula 1 retorna às pistas de 21 a 23 de fevereiro, para os testes coletivos da pré-temporada, no circuito de Sakhir, no Bahrein.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.