Alfa Romeo exalta parceria com Sauber e promete volta à F1 “nas condições certas”
Nas vésperas da última corrida ao lado da Sauber, diretor-executivo da Alfa Romeo promete marca atenta para retorno ao Mundial de Fórmula 1
Após seis anos de parceria entre Alfa Romeo e Sauber na Fórmula 1, a hora da separação chegou. As marcas fazem a última corrida como dupla neste fim de semana, no GP de Abu Dhabi que encerra a temporada 2023, para consolidar um divórcio marcado há mais de um ano, quando a Sauber anunciou acordo com a Audi visando a F1 2026. No que depender da Alfa Romeo, porém, ficar fora do páreo não é algo definitivo.
O diretor-executivo da Alfa Romeo, Jean-Philippe Imparato, falou sobre um possível retorno à F1, debatido aos montes nos últimos meses — chegou a se especular até um acordo com a Haas. Apesar de nenhum negócio para 2024, Imparato está aberto ao retorno.
Relacionadas
“A Alfa Romeo tem a competição como parte do DNA e irá retornar para eletrizar fãs assim que for possível, quando as condições forem certas”, disse.
Além disso, encheu de elogios o trabalho dos últimos seis anos ao lado da Sauber. “Uma demonstração de exemplo internacional no maior dos níveis, assim como profunda experiência esportiva e humana”, afirmou.
“Em minha humilde opinião, o retorno do investimento do trabalho que fizemos aqui foi o mais positivo de toda a minha carreira. Os benefícios, em termos de visibilidade, servirão de novo marco para todo o Grupo Stellantis”, garantiu. Stellantis, claro, é o grupo automotivo dono da Alfa Romeo e de outras marcas como Peugeot, Fiat, Citröen, Dodge, Maserati, entre outras.
É importante recordar que antes da parceria com a Sauber, a Alfa Romeo já teve a própria equipe em dois momentos na história. Foi a bordo de um carro da marca italiana que Giuseppe Farina conquistou o primeiro título mundial de F1, em 1950, com Juan Manuel Fangio repetindo o feito no ano seguinte, antes de deixar o grid. Retornou nos anos 1970 e continuou, sem o mesmo brilho, até meados dos anos 1980.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Abu Dhabi de Fórmula 1. Na sexta-feira, o TL1 está marcado para as 6h30 (de Brasília), enquanto o TL2 começa às 10h; no sábado, o TL3 inicia às 7h30, com a classificação às 11h. Por fim, a largada, no domingo, está programada para as 10h. Em SEGUNDA TELA, o GP acompanha a etapa com transmissões da classificação, da sprint e da corrida. Na sexta-feira, no sábado e no domingo, o BRIEFING repercute tudo que acontece na etapa final da temporada 2023.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!