Alfa Romeo reconhece 2023 de “altos e baixos” e diz que rivais “deram passos maiores”

Chefe da Alfa Romeo, Alessandro Alunni Bravi admitiu em entrevista exclusiva ao GRANDE PRÊMIO que a equipe sofre com oscilações grandes na F1 2023 e que as rivais evoluíram mais

A Alfa Romeo é uma das equipes que mais sofrem na temporada 2023 da F1. Em um período complicado de transição para voltar a ser Sauber e, depois, Audi, o time italiano vai penando para acompanhar o pelotão intermediário da categoria. Para Alessandro Alunni Bravi, chefe da equipe, isso tudo é reflexo de um começo devagar de campeonato.

O dirigente, que prepara o time para seguir em frente nas próximas duas temporadas antes da chegada em definitivo da Audi, admitiu em longa entrevista exclusiva ao GRANDE PRÊMIO que a Alfa Romeo não tem conseguido um ano linear, diante de sprints, pistas relativamente novas, asfaltos diferentes, chuva e afins.

“Acho que é correto dizer que estamos abaixo das nossas expectativas. Nesta temporada, vimos muitos altos e baixos em termos de formatos, condições de pistas, como temperatura do asfalto, traçados diferentes que trazem comportamentos diferentes do carro. Tivemos um pacote inconsistente em alguns circuitos, e precisamos identificar o problema e a solução técnica para nos adaptar em diferentes traçados e condições”, disse.

Alunni Bravi ressaltou que a Alfa Romeo não largou de mão o projeto, apesar de estar deixando a Sauber. O italiano valorizou as atualizações todas, ainda que as adversárias diretas tenham sido, na visão do dirigente, mais assertivas nas decisões. Desde o início da temporada.

Alessandro Alunni Bravi sabe que a Alfa Romeo está devendo na F1 2023 (Foto: Alfa Romeo)

“Em termos de desenvolvimento, fizemos um progresso comparado ao ano passado, já que conseguimos desenvolver o carro na temporada, trazer quatro ou cinco grandes atualizações para manter a distância de competitividade. Não cometemos erros, nossos adversários que deram passos maiores. A concorrência é muito grande. Você pode cair no Q1 ou avançar no Q3 facilmente. Para igualar Aston Martin, Alpine, Williams, precisamos partir de um nível mais alto no começo da temporada. Fizemos boas atualizações, mas há uma distância do começo da temporada que ainda segue”, completou ao GP.

A Alfa Romeo ainda sonha com o sétimo lugar no Mundial de Construtores, mas hoje ocupa a nona posição, com 16 pontos, 12 abaixo da Williams, 5 atrás da AlphaTauri e 4 acima da Haas.

O GP de Las Vegas, penúltima etapa da temporada 2023, acontece neste final de semana, de 17 a 19 de novembro. E o GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.