Alfa Romeo troca peça do motor, e Giovinazzi recebe punição de dez posições no grid de largada no Azerbaijão

A Alfa Romeo decidiu trocar a central eletrônica do carro de Antonio Giovinazzi. Por ser assim a terceira nova peça usada pelo carro #99 em 2019, o italiano já sabe que vai perder dez posições no grid de largada do GP do Azerbaijão, que acontece neste final de semana. Kimi Räikkönen também teve a peça trocada, mas não vai ser punido

Antonio Giovinazzi, da Alfa Romeo, vai perder dez posições no grid de largada do GP do Azerbaijão, que vai acontecer no próximo domingo (28) nas ruas de Baku. O italiano utilizará a terceira central eletrônica do motor, estourando o limite permitido pelo regulamento para a peça. 

Companheiro de equipe de Giovinazzi, Kimi Räikkönen também vai contar com a nova especificação da central eletrônica em Baku, mas ainda está no limite de duas peças. Assim, o campeão mundial de 2007 fica livre de uma punição de grid para o fim de semana da quarta etapa da temporada 2019.

Antonio Giovinazzi já sabe que vai ter de fazer uma corrida de recuperação no domingo (Foto: Alfa Romeo)

A peça do motor foi a mesma que Charles Leclerc teve problemas durante a etapa do Bahrein. Para a corrida seguinte, na China, a Ferrari lançou uma atualização da peça, que também valeu para as equipes que recebem seus motores, como a Haas, mas a Alfa Romeo optou por não usar.

Em Xangai, Giovinazzi teve problemas de motor na classificação e largou em 19º. Frédéric Vasseur, chefe da Alfa Romeo, assumiu a responsabilidade por não autorizar a troca.

 
Como Giovinazzi precisou trocar a peça na China e vai utilizar outra no Azerbaijão, o procedimento se configura como a terceira troca deste componente, quebrando o limite de duas permitidas, forçando uma punição de dez posições no grid, a sua primeira na Fórmula 1.

Em sua primeira temporada integral na Fórmula 1, Antonio Giovinazzi ocupa a 16ª posição no campeonato, ainda sem somar pontos. O seu melhor resultado foi o 11º lugar no GP do Bahrein.
 

Confira a programação do fim de semana do GP do Azerbaijão de F1
Horários de Brasília, GMT -3

SESSÃO DIA DATA HORA
TL1 Sexta 26/4 6h
TL2 Sexta 26/4 10h
TL3 Sábado 27/4 7h
TC Sábado 27/4 10h
GP Domingo 28/4 9h10

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.