Alonso recorda estresse por falta de título na Ferrari e descarta arrependimento por saída: “Não era feliz”

O estresse pela falta de títulos na Ferrari deixou Fernando Alonso infeliz. Hoje na fraca McLaren, o espanhol recorda uma época “mágica”, mas não se arrepende de encerrar o ciclo em Maranello

Fernando Alonso passou cinco anos na Ferrari, sempre sofrendo com um carro que raramente era o melhor do grid. Hoje em uma ainda mais sofrível McLaren, vendo os italianos em boa fase, Alonso não fala em arrependimento: o espanhol está feliz por não sofrer mais com a pressão e o estresse.
 
O bicampeão reconhece que a Ferrari foi um sonho, uma experiência marcante. Mas recorda que, depois de um 2014 muito fraco, ficou com a sensação de que a marca italiana não seria capaz de brigar por títulos tão cedo.
 
“É algo que vai ficar no meu coração. Mas não ganhar com a Ferrari é muito estressante, existe muita pressão. Depois de cinco anos, e com a noção de que seriam sete sem ganhar, não era feliz”, falou, em entrevista ao jornal ‘AS’.
Fernando Alonso teve dias difíceis na Ferrari (Foto: Getty Images)
“Em 2014 era um carro com o qual não podíamos lutar por pódio como estão fazendo agora. Um dos meus sonhos era pilotar pela Ferrari e desfrutei este momento, mas era hora de encerrar essa experiência. Em cinco anos de Ferrari, em três cheguei na última prova liderando o campeonato. Mas a melhora não veio. Tudo era mágico, mas perdíamos o campeonato”, seguiu.
 
A memória de Alonso, todavia, está equivocada. Em 2010, de fato, o espanhol levou uma bela vantagem para a prova decisiva em Abu Dhabi: tinha 246 pontos contra 238 de Mark Webber e 231 de Sebastian Vettel, que ficou com o título. No ano seguinte, na mesma situação, era apenas o quarto no Mundial de Pilotos, 135 pontos atrás do já bicampeão Vettel. Em 2012, tinha 3 pontos a menos que o rival alemão ao sair do Brasil. Na temporada 2013, Alonso via de novo Sebastian à frente, mas longe, muito longe: 397 × 242. E, por fim, em 2014, era somente o sexto colocado na classificação, 177 distantes pontos menos que Lewis Hamilton.
 
Hoje na McLaren, o espanhol ainda busca seus primeiros pontos em 2016. Alonso já abriu a temporada sofrendo um acidente feio na Austrália, que causou sua ausência no Bahrein. Na China, as dores nas costelas marcaram um GP ruim.
PADDOCK GP #24 FALA SOBRE F1, MOTOGP, INDY E STOCK

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.