AlphaTauri mantém dupla e confirma Gasly e Tsunoda para temporada 2022 da Fórmula 1

Semanas atrás, Helmut Marko afirmou que não haveria surpresas sobre as duplas da Red Bull e AlphaTauri para a próxima temporada. E tudo se confirmou de vez nesta manhã de terça-feira. Pierre Gasly e Yuki Tsunoda permanecerão vinculados à equipe de Faenza para 2022

F1: O SHOW DE VERSTAPPEN NA HOLANDA E O ANÚNCIO DE BOTTAS NA ALFA ROMEO | PADDOCK GP #255

A AlphaTauri confirmou, na manhã desta terça-feira (7), a renovação de contrato e a consequente permanência de Pierre Gasly e Yuki Tsunoda para a temporada 2022 da Fórmula 1. O movimento, diante de declarações recentes do consultor da Red Bull — dona da AlphaTauri —, Helmut Marko, não surpreende, sobretudo depois do anúncio da manutenção da dupla da Red Bull com Sergio Pérez ao lado de Max Verstappen. Desta forma, sobram cinco vagas a definir para 2022, sendo que é esperado, ainda para esta terça-feira, a confirmação da ida de George Russell para a Mercedes.

Gasly é um dos grandes nomes da temporada 2021 e faz novamente um ótimo campeonato. Líder da AlphaTauri, o surpreendente vencedor do GP da Itália do ano passado consegue se colocar com frequência no Q3 e quando pode, vai longe. Pierre já foi ao pódio neste ano com o terceiro lugar no GP do Azerbaijão e arrancou seu segundo melhor resultado no último domingo ao largar e terminar o GP da Holanda em quarto lugar. Gasly ocupa a oitava posição na tabela do Mundial de Pilotos depois do fim de semana em Zandvoort.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

PIERRE GASLY; YUKI TSUNODA; FÓRMULA 1; ALPHATAURI;
Pierre Gasly e Yuki Tsunoda seguem com a AlphaTauri em 2022 (Foto: Peter Fox/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Protegido da Honda, Tsunoda chegou à Fórmula 1 como sensação depois de uma campanha marcada por vitórias em apenas uma temporada na Fórmula 2 e desembarcou como o primeiro piloto da categoria a ter nascido nos anos 2000. Yuki pontuou logo na sua estreia e garantiu o nono lugar no GP do Bahrein. Seu ano de debute tem sido mais de baixos do que altos, mas o japonês viveu bons momentos como a conquista do sétimo lugar no GP do Azerbaijão e do sexto posto no GP da Hungria, seu melhor resultado até agora.

Bem posicionada no Mundial de Construtores, a AlphaTauri aparece na sexta posição e soma 84 pontos, contra 90 da quinta colocada, a Alpine. A equipe B da Red Bull pontuou em todas as 13 corridas da temporada até agora, assim como a matriz da marca dos energéticos.

No comunicado emitido nesta manhã, a AlphaTauri ressalta que “consistência e estabilidade são cruciais para a nova era da Fórmula 1”, que vai viver uma revolução nas regras e também terá pela frente uma nova geração de carros.

“A equipe acredita que a atual dupla vai conseguir dar bons resultados, trabalhando bem em conjunto já em 2021. Pierre tem mostrado uma performance muito forte ao assumir a função de líder da equipe nesta temporada, conseguindo já um pódio e permanecendo no top-10 do Mundial de Pilotos. Enquanto isso, Yuki se tornou o primeiro japonês a marcar pontos em sua corrida de estreia na Fórmula 1 e está seguindo curva de aprendizado durante sua temporada de estreia”, diz a nota da equipe.

Gasly nunca escondeu seu desejo de voltar à Red Bull depois de uma primeira passagem difícil e que durou apenas 12 GPs no primeiro semestre de 2019. Rebaixado no meio daquela temporada, desde então o francês cresceu muito e, mesmo no pelotão intermediário, se consolidou como um dos principais pilotos da Fórmula 1 na atualidade. No fim de semana do GP da Holanda, Pierre ainda se mostrava inconformado com a decisão da Red Bull de ter renovado com ‘Checo’ Pérez, cenário que o manteve por mais um ano na AlphaTauri.

PIERRE GASLY; ALPHATAURI; HONDA; GP DO AZERBAIJÃO; BAKU;
Pierre Gasly subiu ao pódio do insano GP do Azerbaijão de F1 (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

O discurso de Gasly quanto ao anúncio da equipe italiana, contudo, foi num tom mais protocolar. “Estou muito feliz por seguir em frente com a AlphaTauri para mais uma temporada na Fórmula 1, especialmente depois de ver o progresso que fizemos como equipe desde que entrei pela primeira vez em 2017. Vendo o desempenho que mostramos até agora nesta temporada, acho que há coisas grandes para alcançarmos no restante do ano e no próximo também, especialmente com as mudanças no campeonato em 2022”, disse o dono do carro #10.

“Estou bastante animado para ver o que podemos realizar na nova era da Fórmula 1 e para seguir trabalhando com a equipe da melhor maneira possível para nos levar adiante no Mundial de Construtores. Este ano tem sido muito bem-sucedido até agora e acredito muito que podemos trabalhar bem para fazer um trabalho ainda melhor em 2022”, complementou o piloto de 25 anos.

YUKI TSUNODA; FÓRMULA 1; GP DA ESTÍRIA; RED BULL RING;
Yuki Tsunoda agradeceu a Helmut Marko pela chance de continuar na AlphaTauri em 2022 (Foto: Peter Fox/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Por sua vez, Tsunoda agradeceu pela chance de seguir na equipe e pelo crédito que lhe foi dado na esteira de um ano de estreia marcado por oscilações e por aprendizado.

“Estou muito animado para seguir com a AlphaTauri para uma segunda temporada. É uma oportunidade incrível e sou muito grato à equipe e ao Dr. [Helmut] Marko por me deixarem continuar a aumentar minha experiência na Fórmula 1. Tenho um relacionamento muito bom com o Pierre, aprendi muito com ele já neste ano, e sua experiência me ajudou a seguir desenvolvendo meu talento, então é ótimo seguir minha jornada na Fórmula 1 com ele”.

Yuki também destacou a mudança de vida neste ano. A pedido da própria equipe, Tsunoda se mudou para a Itália e mora em Faenza, bem perto da sede da AlphaTauri. “Estou me sentindo muito bem dentro da equipe e estou ansioso para a próxima temporada”, concluiu.

FRANZ TOST; YUKI TSUNODA; PIERRE GASLY; ALPHATAURI;
Franz Tost comemorou a permanência da dupla da AlphaTauri (Foto: Peter Fox/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Franz Tost, que desde o início da história da AlphaTauri, ainda como Toro Rosso, ocupa a função de chefe de equipe, comemorou a permanência dos seus pilotos e ressaltou o apogeu de Gasly e também a curva de aprendizado de Tsunoda nesta temporada.

“Tenho o prazer de anunciar hoje que manteremos nossos dois pilotos aqui na AlphaTauri para a temporada 2022. O desenvolvimento de Pierre ao longo dos anos tem sido impressionante e, em sua época aqui conosco, ele conseguiu chegar em todos os três degraus do pódio. Começando com o segundo lugar no Brasil em 2019, ele venceu nosso GP em casa no ano seguinte, em Monza, e neste ano ele já alcançou um pódio com o terceiro lugar em Baku. Estou confiante que ainda há mais por vir e é por isso que estamos animados por tê-lo conosco por mais uma temporada”, disse o austríaco.

“Além disso, ele [Gasly] está usando sua experiência na F1 para ajudar Yuki em seu desenvolvimento. Neste ano vimos que a relação positiva entre os dois, feita de competitividade dentro da pista e amizade fora dela, se mostrou eficaz para a equipe. Yuki se juntou à equipe como um novato e segue aprendendo a cada dia, o feedback dos engenheiros mostra que ele está absorvendo todas as informações que lhe são fornecidas e vem melhorando. Como novato, Yuki está apenas no início dessa jornada, então é bom que ele possa seguir o que começamos juntos. É ótimo para nós garantir nossa dupla de pilotos de forma tão antecipada na temporada, de modo que podemos nos concentrar no restante de 2021, onde estaremos em uma grande batalha no meio do grid”, concluiu Franz Tost.

Carlos Sainz bateu forte a Ferrari na inclinada curva 3 do circuito de Zandvoort no treino livre 3 (Vídeo: F1 TV)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.