AlphaTauri encerra novela e anuncia De Vries para temporada 2023 da Fórmula 1

A AlphaTauri superou a concorrência da Williams e fechou com o holandês Nyck de Vries, campeão da Fórmula 2 em 2019, para a temporada de 2023 da Fórmula 1

A AlphaTauri anunciou, nesta sexta-feira (7), a contratação do holandês Nyck de Vries para a temporada de 2023 da Fórmula 1. O campeão da Fórmula 2 em 2019 finalmente vai ganhar sua primeira grande oportunidade na principal categoria do automobilismo mundial aos 27 anos. De Vries também era cobiçado pela Williams, equipe pela qual fez sua estreia na categoria no GP da Itália, terminando na nona colocação, melhor posição de chegada do time em 2022.

“Estou extremamente empolgado por me juntar à AlphaTauri em 2023”, disse de Vries, acrescentando: “E quero agradecer à Red Bull e à equipe por me dar a oportunidade de pilotar na F1”.

“Depois da F2, tomei um caminho um pouco diferente com o automobilismo, mas a F1 sempre foi meu sonho e sou grato por agora conseguir realizá-lo”, completou.

“Tive muitas chances de testar o carro de 2022 este ano e acho que isso me colocou em uma ótima posição para a próxima temporada, espero que isso tenha ajudado a me preparar para o que está por vir.”

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Tendo passado a maior parte da minha adolescência na Itália no kart, sempre me senti em casa lá, então para mim é ótimo me juntar a uma equipe italiana, que já tem uma sensação de família real, e estou ansioso para conhecer todos e começar a construir nosso relacionamento antes da próxima temporada.”

Inicialmente, a AlphaTauri pretendia contar com o americano Colton Herta para o próximo ano. Mas a Federação Internacional de Automobilismo bateu o pé e não abriu uma exceção para o piloto da Andretti, que não tem os pontos necessários para obter a superlicença.

Em busca de outras opções interessantes, já se preparando para a saída de Pierre Gasly para a Alpine — também concretizada nesta sexta-feira, o time de Faenza começou a demonstrar interesse em Nyck após a impressionante exibição em Monza. Naquela sexta-feira na Itália, o piloto andou no primeiro treino livre com o carro da Aston Martin. No sábado, dia seguinte, acordou e recebeu uma ligação de emergência perguntando se poderia substituir Alexander Albon, com crise de apendicite, na Williams.

De Vries estreou com um nono lugar na Itália (Foto: Williams)

De Vries sentou no carro, passou para o Q2 da classificação e, com as muitas punições aplicadas pelo grid, largou em oitavo. Andou a corrida toda praticamente na zona de pontos e ficou em nono. A performance chamou a atenção entre seus companheiros. Nyck foi elogiado por Lewis Hamilton e Max Verstappenque classificou o desempenho como “impressionante”.

O nome do campeão da Fórmula E 2021 circundava Haas, a própria Williams e até a Alpine. Jost Capito, chefe do time de Grove, também rasgou elogios e indicou que um acordo estava próximo depois dos 2 pontos no GP da Itália. Mas as coisas começaram a mudar quando De Vries foi visto em Graz, na Áustria, onde se encontrou com Helmut Marko.

Nyck De Vries estreou na F1 no GP da Itália (Foto: Williams)

O próprio holandês confirmou depois que de fato teve uma reunião com o consultor da Red Bull, mas ressaltou que não estava em posição de escolher para que lugar ir na Fórmula 1. Em um mercado de pilotos que virou de cabeça para baixo após o anúncio de aposentadoria de Sebastian Vettel, Nyck acabou se tornando um nome cobiçado e optou por fechar com a AlphaTauri.

“Temos agora o prazer de iniciar um novo capítulo com Nyck, que é muito bem-vindo na AlphaTauri. Ele é um piloto muito habilidoso, pois venceu em todas as categorias em que competiu, com muitas corridas e campeonatos em seu currículo”, afirmou o chefe da equipe de Faenza, Franz Tost.

“O último grande sucesso foi vencer o campeonato da Fórmula E, e isso é uma evidência clara de que ele é um piloto muito competitivo, que merece uma vaga na F1”, emendou.

“Estou ansioso para vê-lo em nosso carro e estou confiante de que com Yuki e Nyck teremos uma formação de pilotos muito forte para 2023.”

O companheiro de De Vries na equipe de Faenza será Yuki Tsunoda, de contrato renovado. Gasly, que carregou o time nas costas pelos últimos anos, segue para a Alpine para formar dupla com Esteban Ocon.

Com a confirmação de Nyck De Vries na AlphaTauri, restam apenas duas vagas no grid da Fórmula 1 em 2023: Haas e Williams.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.