AlphaTauri ganha vermelho e revela pintura para temporada de 2023 da Fórmula 1

A AlphaTauri apresenta a AT04 para tentar se recuperar da queda brusca que teve em 2022 e navegar em mares mais tranquilos na Fórmula 1 2023, mesmo com a saída de Pierre Gasly

Penúltima colocada na temporada 2022 da Fórmula 1, a AlphaTauri foi a quinta equipe a mostrar seu carro para 2023. A AT04 foi apresentada neste sábado (11), em um evento nada caprichado em Nova York, com um vídeo curto gravado de apenas dois minutos.

A peça audiovisual terminou com uma imagem lateral do AT04, a primeira divulgada pelo time de Faenza. O bólido possui uma pintura predominantemente azul escura com a logo da equipe, com o bico em branco e detalhes em vermelho no halo, na asa traseira, no assoalho e no espelho do carro por conta da Orlen, nova patrocinadora da equipe.

“Eu me diverti muito esta semana na cidade de Nova York e também foi ótimo participar do evento aqui hoje, é um cenário tão legal tanto para a coleção de moda quanto para nossa nova pintura de 2023. As cores clássicas da Scuderia AlphaTauri ficam ótimas ao lado das roupas novas e mal posso esperar para experimentar as duas nesta temporada.”

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

AlphaTauri ganhou detalhes em vermelho para 2023 (Foto: AlphaTauri)

“Eu me diverti muito nesta semana em Nova York e também foi ótimo participar do evento aqui hoje, é um cenário tão legal tanto para a coleção de moda quanto para nossa nova pintura de 2023″, disse Franz Tost, chefe da equipe italiana. “As cores clássicas da AlphaTauri ficam ótimas ao lado das roupas novas e mal posso esperar para experimentar as duas nesta temporada”, prosseguiu.

“Como sabemos, a Fórmula 1 teve um grande aumento de popularidade devido à Netflix e às mídias sociais nos últimos anos. Portanto, é extremamente importante que continuemos a crescer neste mercado, e é por isso que estou feliz que pudermos lançar nossa pintura de 2023 aqui hoje na cidade de Nova York para mostrar nosso apreço ao público dos EUA”, concluiu Tost.

Para 2023, a AlphaTauri passa por uma mudança brusca no seu quadro de pilotos. É que, ainda que Yuki Tsunoda tenha sido mantido, a saída de Pierre Gasly para a Alpine é muito pesada. O francês, afinal de contas, é quem teve os melhores resultados da história da equipe, mesmo colocando na disputa os tempos de Sebastian Vettel na Toro Rosso.

Bico do AT04 é branco (Foto: AlphaTauri)

Em seu lugar, Nyck de Vries, campeão da F2 e da Fórmula E, mas bem mais veterano que o padrão histórico do time, chega para compor a escalação aos 28 anos, expondo como o programa de jovens da Red Bull, que promete tanto com as novidades para 2023, estava empacado no último ano.

“Adorei participar do meu primeiro evento como piloto da AlphaTauri. A oportunidade de representar a marca na New York Fashion Week foi extremamente especial para mim e realmente me mostrou o que é a marca. A pintura está ótima e você pode ver como a elegante coleção A/W o inspirou, então mal posso esperar para vê-lo na pista. Acho que, por ter tido uma jornada um pouco incomum e mais longa, estou ainda mais grato pela oportunidade, mais motivado para agarrá-la e com mais fome de mostrar o meu valor”, afirmou de Vries.

Já Tsunoda explicou que seu objeito para a temporada que se aproxima é ser mais regular e chegar com frequência ao Q3: “Meu principal objetivo é ter um desempenho mais consistente em todas as corridas, independentemente do desempenho do carro, e marcar pontos consistentemente. Quero que este ano seja minha melhor performance dos três anos em termos de chegar ao Q3 e marcar pontos”, disse o japonês.

Nyck De Vries é a novidade da AlphaTauri para 2023 (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

“Eu me diverti muito esta semana na cidade de Nova York e também foi ótimo participar do evento aqui hoje, é um cenário tão legal tanto para a coleção de moda quanto para nossa nova pintura de 2023. As cores clássicas da AlphaTauri ficam ótimas ao lado das roupas novas e mal posso esperar para experimentar as duas nesta temporada”, concluiu Yuki.

A AlphaTauri é a ‘equipe B’ da Red Bull e, naturalmente, sempre terá pretensões muito diferentes da esquadra austríaca. O time de Faenza é quase que uma categoria de base já dentro da F1, permitindo que a Red Bull tenha seus pilotos ainda mais preparados para os anos seguintes.

No entanto, 2022 foi um ano tenebroso para a AlphaTauri. Mesmo com Gasly, que era tido como um dos melhores pilotos do grid, a equipe italiana sofreu muito com falta de ritmo, péssimas estratégias e quebras e acabou na nona colocação, atrás até da Haas, que entrou na temporada sob enorme desconfiança.

AlphaTauri revelou seu carro para 2023 (Foto: AlphaTauri)

A verdade é que o nono lugar foi um dos piores resultados da história do time, mesmo somando os tempos de Toro Rosso. Com o antigo nome, 2009 ainda leva como pior ano, com um décimo e último lugar geral em campeonato maluco vencido pela Brawn.

Os melhores resultados são recentes. Além do histórico 2008, em que Vettel brilhou e até venceu corrida em Monza, os demais anos de glórias foram os últimos. Em 2019, sexta posição, com o pódio épico de Gasly em Interlagos, resultado que se repetiu em 2021, ano em que o francês também teve top-3, em Baku. Por fim, 2020, quando Pierre venceu também na Itália, mas o time fechou em sétimo o Mundial de Construtores.

Franz Tost, homem de confiança de Red Bull e, principalmente, de Helmut Marko, continua sendo o chefe de equipe da AlphaTauri e, mais do que isso, responsável pela preparação dos pilotos que podem, em breve, aparecer na Red Bull, como Vettel, Gasly, Daniel Ricciardo, Max Verstappen e tantos outros.

A sexta apresentação prevista para a Fórmula 1 2023 é a da McLaren, marcada para a próxima segunda-feira (13), às 14h (em Brasília). A Aston Martin chega na sequência, às 16h do mesmo dia.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.