Alpine adota novo procedimento de rádio após punição dupla de Gasly na Espanha

Chefe da Alpine, Otmar Szafnauer revelou que punição dupla sofrida por Pierre Gasly no grid de largada do GP da Espanha motivou reunião interna e mudanças nos protocolos de rádio

Pierre Gasly viu sua corrida ir por água abaixo na Espanha antes mesmo de começar, e logo após garantir sua melhor posição de largada da temporada. O francês, apesar de uma ótima quarta colocação na classificação, recebeu duas punições separadas por atrapalhar as voltas de Carlos Sainz e Max Verstappen e precisou sair apenas em décimo. Cercado por outros carros, Gasly acabou tocado algumas vezes e terminou a primeira volta em 14º. A situação causou até a necessidade de uma reunião interna na Alpine.

Segundo o chefe da equipe, Otmar Szafnauer, o incidente gerou uma reunião com o time de engenheiros de Gasly, além do próprio piloto, para evitar que o problema se repita em outras ocasiões. No fim, o francês conseguiu recuperar algumas colocações e terminou no mesmo décimo lugar em que largou.

“Nos reunimos entre a Espanha e aqui [Canadá] com Pierre [Gasly] e sua equipe de engenheiros”, explicou Szafnauer. “Nos reunimos em torno de 1h30min para discutir estratégias de comunicação: como nos comunicarmos com ele, a informação que ele precisa, o tempo que ela precisa chegar, o que ele faz com isso — apenas para podermos melhorar”, disse.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

No fim, Gasly acabou chegando no mesmo décimo lugar em que largou (Foto: Alpine)

“Foi uma pena. Ele largaria em quarto e continuaria em quarto, ao invés de largar onde largou, ser empurrado para fora e acabar em 14º na primeira volta”, lamentou. “É significativamente diferente correr em 14º do que em quarto lugar”, admitiu.

Segundo Szafnauer, as mudanças decididas pela equipe vão se concentrar em Gasly, já que Esteban Ocon já faz parte da escuderia há anos e está mais acostumado aos procedimentos internos. Para o chefe, o importante é garantir que os carros realmente larguem nas posições conquistadas na classificação.

“Então, precisamos garantir que, quando conseguirmos classificações tão boas, realmente possamos largar lá”, afirmou. “Vamos fazer algumas coisas diferentes, especialmente do lado de Pierre. Esteban [Ocon] está mais acostumado a seu time de engenharia, porque já está com a gente por mais tempo”, apontou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Por outro lado, o abandono no TL1 do Canadá não trouxe grandes preocupações à equipe (Foto: AFP)

Por fim, Szafnauer explicou o problema de Gasly no TL1 do Canadá, quando o francês simplesmente parou na pista com alguns poucos minutos no cronômetro. Segundo o chefe, uma falha eletrônica causada pelo volante reserva, que estava sendo testado, foi a causa principal da quebra — que ainda será investigada pela Alpine.

“Como sempre fazemos, nós testamos o volante reserva nos dois carros”, comentou. “E a razão para fazermos isso é garantir que eles estão funcionando, porque pelo resto do fim de semana, nós não os usaremos — a não ser que seja preciso”, frisou.

“E tivemos um problema eletrônico com o volante do carro de Pierre. Uma vez que conseguimos tirá-lo para colocar o volante principal, ficou tudo bem. Então, precisamos entender o que causou a falha eletrônica no outro volante”, finalizou.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do fim de semana da Fórmula 1 no Canadá AO VIVO e EM TEMPO REAL. O TL3 está marcado para 13h30 (em Brasília), enquanto a definição do grid acontece às 17h. No sábado e no domingo, há também a segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.