Alpine se anima com chance de Andretti na F1 e estuda parceria “com mais estrutura”

Laurent Rossi, diretor-executivo da Alpine, vê com bons olhos a entrada de novas equipes na Fórmula 1, ainda que não acredite que a Alpine esteja em condições de uma parceria neste momento. Mas quem sabe no futuro, com a Andretti?

ALPINE APRESENTA A522, CARRO PARA A TEMPORADA DE 2022 DA FÓRMULA 1 | React

A Alpine poderia ser uma aliada da Andretti na investida americana para entrar na Fórmula 1. Na última semana, Mario Andretti, pai de Michael, chefe da marca, divulgou no Twitter os planos de entrar na F1 em 2024. A própria equipe confirmou depois que entrou com pedido oficial na Federação Internacional do Automobilismo para disputar a categoria.

Em entrevista durante o evento de lançamento da A522, carro da escuderia francesa para 2022, o diretor executivo Laurent Rossi disse que uma possível parceria com fornecimento de motores e suporte aos americanos pode acontecer no futuro, ainda que, atualmente, a Alpine não se sinta pronta para tal.

“Sim, nós sempre ficaremos felizes em ter novas equipes no grid. É bom para o esporte, talvez seja bom para nós, veremos”, comentou Rossi. “Se eles nos perguntarem e nós estivermos preparados e estruturados, talvez estaremos abertos [a fornecer motor e ter uma aliança com a Andretti]. Por enquanto, é impossível. Eu quero focar o nosso time em nós mesmo para melhorarmos o desempenho”, afirmou o diretor.

A Alpine passou por mudanças no seu corpo técnico para a nova temporada. No último ano, a equipe não teve um chefe de equipe, e tinha três pessoas dividindo as responsabilidades da função em uma espécie de junta. Em 2022, Otmar Szafnauer chega da Aston Martin para ocupar o cargo, vago desde a saída de Cyril Abiteboul.

 ▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Otmar Szafnauer é novo chefe da Alpine (Foto: Racing Point)

“Foi bom o suficiente ano passado, mas não foi ótimo, vamos ser honestos. É meu trabalho ser lúcido sobre isso. Vamos ter certeza que o time está crescendo e no caminho que precisa estar, porque, de certa forma, se não estivermos equipados, será uma distração para nós. Pode nos custar muito se não estivermos prontos”, explicou o executivo francês.

Na visão de Rossi, a chegada de Szafnauer facilitará a conexão entre o diretor executivo da fábrica francesa, Bruno Famin, o chefe do corpo técnico do time, Pat Fry, e o diretor técnico, Matt Harman.

“Pensei que precisávamos de alguém que fosse o ponto de ligação entre Enstone e a pista, permitindo que Pat Fry, Matt Harman e Bruno Famin trabalhem juntos enquanto otimizamos o teto de gastos, isso é um chefe de equipe, não tem jeito. Acho que o Otmar está trazendo qualidades indiscutíveis na mesa e provavelmente nos ajudará a subir um ou mais níveis”, acrescentou.

A Alpine fará um shakedown nesta terça-feira (22), em Barcelona, um dia antes do início da pré-temporada da Fórmula 1, que ocorre entre esta quarta (23) e esta sexta-feira (25) na pista catalã. A primeira prova da categoria em 2022 está marcada para o dia 20 de março, no Bahrein.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar