Alpine diz que “não vai carregar fraquezas” em 2026 e crê em sucesso como equipe cliente
David Sánchez, diretor-técnico executivo da Alpine, demonstrou otimismo com o trabalho feito pela equipe de Enstone pensando em ser mais competitiva a partir de 2026, quando o novo regulamento da categoria passa a valer
A Alpine trabalha para tentar retomar competitividade na Fórmula 1 e aposta na imprevisibilidade de 2026, quando passará a vale o novo regulamento de categoria. Assim como dentro das fábricas de outras equipes, o time de Enstone também quer surpreender no ano que vem e brigar por pódios e vitórias mais vezes que nas últimas temporadas.
Para 2025, a equipe francesa manteve Pierre Gasly e promoveu Jack Doohan como titular, mas também trouxe Franco Colapinto para fazer sombra ao australiano durante a temporada. David Sánchez, diretor-técnico executivo da equipe, acredita que a Alpine não carregará “nenhuma fraqueza” para 2026.
“Quando vejo como estamos nos preparando, não vejo nenhuma fraqueza que poderíamos carregar para 2026 e que poderia nos impedir de evoluir. Acho que podemos fazer um bom trabalho”, afirmou, em entrevista à revista inglesa Autosport.
“Nunca sabemos 100% se não ocorrerão mudanças dependendo dos resultados da equipe, mas esperamos ser capazes de manter nossa estratégia para não termos nenhuma surpresa”, completou o diretor.

A partir de 2026, a Alpine deixará de correr com motores Renault e será cliente da Mercedes na F1, a mesma unidade de potência que deu o título do Mundial de Construtores à Mclaren em 2024. Para Sánchez, é perfeitamente possível ser competitivo como equipe cliente na F1.
“Seja uma equipe cliente ou não, os motores têm de ter o mesmo desempenho. Portanto, não é mais uma questão de “se” a equipe da fábrica pode tirar mais do motor”, opinou.
“Depois, em termos de regras, todos os motores estão agora bem definidos. E do jeito que os regulamentos aerodinâmicos são, existem algumas questões que são deliberadamente grandes o suficiente para não favorecer ninguém. Por isso, acredito ser possível obter resultados como equipe cliente”, concluiu o engenheiro da Alpine.

A Fórmula 1 está oficialmente de férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: GRANDE PRÊMIO chega à TV após inovar com programas que viraram referência

