Alpine estuda abandonar motor Renault e busca fornecedora para F1 2026
A Alpine segue com cenário conturbado na Fórmula 1 e agora estuda usar motores de outra fornecedora a partir de 2026, já que as unidades de potência da Renault não agradam em questão de desempenho
A Alpine vive um momento difícil na Fórmula 1. Apesar do grande esforço financeiro, com investimentos, mas não tem visto isso se reverter em bons resultados dentro das pistas. Por isso, a montadora francesa estuda abandonar os motores Renault a partir de 2026 e iniciou conversas com outras fabricantes para se tornar uma cliente dentro do grid, segundo a revista inglesa Autosport.
De acordo com a publicação, a Alpine e Renault ainda não encontraram pontos de mudança no projeto, mesmo com o difícil início de temporada na F1. Atualmente, a unidade de potência usada pela montadora francesa possui menos potência do que as rivais e não há uma esperança de cenário diferente com a nova geração de motores, a partir de 2026.
Relacionadas
Bruno Famin, chefe da Alpine, já iniciou conversas com outras outras fabricantes para conhecer as alternativas disponíveis. A publicação aponta que, para fugir do risco de usar o nome de outra montadora em seus carros, a Red Bull — que está fabricando as próprias unidades de potência para o futuro — surge como opção favorita.
Em recente entrevista, Christian Horner, chefe da Red Bull, já comentou a possibilidade de ser fornecedor de motores para outros times da F1. “Acho que precisamos nos estabelecer primeiro, não queremos nos sobrecarregar. Servir duas equipes em 2026 já é além do cenário esperado para o primeiro ano”, destacou.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
O futuro da Alpine segue cercado de indefinições na Fórmula 1. Nos bastidores, diversas mudanças em áreas internas e muitas especulações de que a equipe pode ser vendida pela Renault, que controla suas operações. Apesar disso, o diretor-executivo da Renault, Luca de Meo, descarta qualquer negociação para vender o time.
“Quero deixar isso bem claro, não vamos desistir de jeito nenhum. Não é meu estilo. Não vamos vender nem uma parte disso aqui. Não precisamos do dinheiro. Temos ofertas de todos os cantos, depois as pessoas comentam na imprensa sobre isso, mas não estamos interessamos. Seria idiota e não farei”, disse em entrevista à revista Autocar.
Neste momento, após nove etapas disputadas na temporada 2024, a Alpine aparece apenas na oitava posição do Mundial de Construtores, com 5 pontos marcados pela dupla Pierre Gasly e Esteban Ocon.
A Fórmula 1 volta entre os dias 21 e 23 de junho, em Barcelona, com o GP da Espanha, décima etapa da temporada 2024.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.