Alpine nega “desilusão” com Sainz e deixa porta aberta: “Se quiser vir, estaremos lá”
Conselheiro executivo da Alpine, Flavio Briatore comentou tentativa de contratar Carlos Sainz para 2025, mas minimizou negociação sem sucesso e priorizou ter “carro competitivo”
A Alpine já tem a dupla de pilotos para 2025 definida, com Pierre Gasly seguindo no time e tendo o jovem Jack Doohan ao lado como companheiro de equipe. No entanto, o australiano não era a prioridade da equipe, que tentou contratar Carlos Sainz, mas viu o espanhol assinar com a Williams. Porém, para Flavio Briatore, “não há desilusão” pelo não acerto com o atual piloto da Ferrari.
O conselheiro executivo da equipe comentou em entrevista ao jornal alemão Motorsport-Magazin que havia uma oportunidade para acertar com Sainz, mas que essa veio muito cedo no ano. No entanto, mesmo sem o retorno do espanhol ao time de Enstone, que defendeu entre 2017 e 2018 quando ainda se chamava Renault, Briatore não se lamenta.
O polêmico dirigente italiano priorizou ter “um carro competitivo” antes de pensar em pilotos e falou em “colocar as coisas em ordem” com o chefe de equipe, Oliver Oakes, que chegou para substituir Bruno Famin no meio desta temporada.
“Não há desilusão por não termos conseguido contratar Sainz. Carlos foi uma oportunidade para nós, mas ainda era cedo. Antes mesmo de falar em pilotos, devemos primeiro ter certeza de que temos um carro competitivo. Porque se o carro não funcionar, não faz diferença qual piloto você coloca ao volante. Em primeiro lugar, devemos, portanto, colocar as coisas em ordem com Oli (Oliver Oakes) e devolver a motivação ao ambiente da equipe”, afirmou.
O italiano, então, também destacou a confiança que tem em Gasly e Doohan para performarem na temporada que vem. Ainda assim, Briatore deixou a porta aberta para Sainz caso queira se juntar à Alpine a partir de 2026.
“Há um ano, Verstappen venceu quase todas as corridas, enquanto agora há outros carros competitivos e outros jovens que vencem. Não quero gastar milhões com um piloto, porque não faria diferença para nós agora. E estamos felizes com Gasly e com o nosso jovem piloto. Mas se Carlos quiser vir até nós em 2026, estaremos lá”, concluiu.
Atualmente, com Gasly ao lado de Esteban Ocon, a Alpine tem apenas 13 pontos somados e está na nona e penúltima colocação do Mundial de Construtores.
A Fórmula 1 vive uma longa pausa e volta entre os dias 18 e 20 de outubro para o GP dos Estados Unidos, em Austin.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.