Alpine aguarda Gasly e deixa Piastri como segunda opção apesar de disputa contratual

A Alpine ainda aguarda a decisão da Comissão de Reconhecimento de Contratos sobre o vínculo de Oscar Piastri, mas já sonha com chegada de Pierre Gasly após australiano se tornar segunda opção

F1 2022 AO VIVO: TUDO SOBRE O GP DA BÉLGICA DE FÓRMULA 1 | Briefing

Um dia depois de Max Verstappen conquistar uma vitória assombrosa na Fórmula 1, saindo de 13º rumo à vitória em apenas 12 voltas no GP da Bélgica, a segunda-feira (29) promete ser um dia decisivo para a categoria — principalmente no que se refere ao ano que vem. A Comissão de Reconhecimento de Contratos (CRB, em inglês) vai julgar se o vínculo de Oscar Piastri com a Alpine determina que ele continue como piloto da equipe francesa ou se o australiano será liberado para se juntar à McLaren.

No entanto, ainda que o parecer da Comissão seja favorável à Alpine, informações divulgadas pela emissora britânica Sky Sports F1 dão conta de que Piastri não é mais o nome preferido do time francês para ocupar o lugar de Fernando Alonso em 2023. Esteban Ocon, por outro lado, segue assegurado como titular da equipe.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Oscar Piastri se envolveu em confusão contratual antes mesmo de estrear na F1 (Foto: Alpine)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Com toda a confusão promovida por Piastri ao assinar um contrato com a McLaren sem o conhecimento da Alpine, a equipe francesa não pretende mais dar um lugar de titular ao novato e já consultou a AlphaTauri para sondar a situação de Pierre Gasly, que tem contrato com o time de Faenza até o fim de 2023. De acordo com o veículo, o francês seria liberado pelo time B da Red Bull em caso de uma compensação financeira.

Desta forma, a Alpine estaria aguardando por um veredito da Comissão sobre o contrato de Piastri, para saber se poderá exigir um retorno financeiro da McLaren pelo piloto. Assim, seria possível pagar a multa rescisória de Gasly e formar uma dupla 100% francesa com Ocon — no caso, é claro, de AlphaTauri e Alpine entrarem em acordo sobre o formato da compensação.

O imbróglio se formou porque Piastri assinou um contrato para defender a McLaren a partir do ano que vem, e o time de Woking já até confirmou a saída de Daniel Ricciardo ao fim da atual temporada. A questão é que a Alpine, que investiu no campeão da F2 de 2021 ao longo de toda sua carreira, considera que cumpriu os requisitos necessários no acordo com o australiano e ainda tem direito ao vínculo.

LEIA MAIS
Ocon abre portas da Alpine para Gasly e diz que relação é de “respeito mútuo”

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.