Alpine prepara anúncio de Binotto como substituto de Szafnauer na Fórmula 1

Em processo de reformulação com a temporada em andamento, a Alpine escolheu Mattia Binotto, ex-Ferrari, para substituir Otmar Szafnauer como chefe de equipe na Fórmula 1

Depois de fazer sua primeira aparição pública no paddock desde que deixou a Ferrari, ao fim de 2022, Mattia Binotto está próximo de retornar definitivamente ao cotidiano da Fórmula 1. Segundo o braço francês do site F1i, o italiano já aceitou o convite de Luca de Meo, CEO do Grupo Renault, para suceder Otmar Szafnauer como chefe da Alpine a partir de setembro.

O anúncio oficial, porém, ainda estaria pendente devido a questões contratuais existentes entre Ferrari e Binotto, além da revolução interna pela qual passa a Alpine — que demitiu Szafnauer, além de Alan Permane, diretor-esportivo, e Pat Fry, executivo-técnico já anunciado na Williams.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Otmar Szafnauer foi demitido da Alpine e deixou a equipe após o GP da Bélgica (Foto: AFP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Binotto possui experiência como chefe de uma fornecedora da Fórmula 1 e, antes de estar à frente da Ferrari, foi diretor do departamento de motores e diretor-técnico do time de Maranello. Ou seja, preenche todos os requisitos que a Alpine, equipe que luta contra a falta de potência de seu motor, busca em seu futuro comandante.

Assim, o italiano teria autonomia para organizar o fluxo de funcionários e planejar novas contratações, em um momento no qual a equipe francesa não consegue se aproximar das principais forças da Fórmula 1. Atualmente, Bruno Famin atua como chefe interino da Alpine.

Binotto, inclusive, esteve no paddock de Spa-Francorchamps ao longo do fim de semana do GP da Bélgica, última etapa antes das férias de verão, mas apenas durantes os testes privados da Pirelli.

Fórmula 1 entra nas tradicionais férias de verão na Europa e retorna de 25 a 27 de agosto em Zandvoort, na Holanda, para a disputa da 13ª etapa da temporada 2023. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e em TEMPO REAL. Aos sábados e domingos, há ainda a transmissão em segunda tela, no canal 1 do GP no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.